Você fecha o outro olho quando usa o viewfinder?

Tenho uma curiosidade…

Alguém já ouviu dizer de fotógrafos que ficaram com algum tipo de sequela por usar o viewfinder demasiamente?(metade da vida praticamente)

Podemos reparar que “forçamos a vista” naquele olho que estamos utilizando para enxergar atravéz do viewfinder…isso será que ocasiona “problemas” como o tempo?

Abraços,

Michel

A pergunta é:

Você fecha o outro olho quando usa o viewfinder?

Pois é…a questão é que já vi fotógrafos que não fecham o outro olho pra fotografar! reparei estes dias!

Acredito que isso deve ser como dar “tiro de fuzil”, no TG, aprendi a mirar com os dois olhos para poder estar “sempre alerta” heheee

Mas e com a câmera? é melhor fechar o outro olho?

Abraços,

Michel

Não sou profissional e não fotografo muitas horas seguidas, não sei dizer ao certo. Porém vi um fotógrafo falando que sentia a visão do olho direito muito cansada e também o fato de fechar o olho esquerdo enquanto usava o viewfinder causava um incômodo depois de um tempo fotografando. Ele disse que solucionou isso usando o olho esquerdo no viewfinder e mantendo o olho direito aberto. Fiz isso pra pra testar e parece que realmente força menos a visão, mas o difícil é acostumar!! rsrsrs

:ok:

Depende.

Quando estou fotografando uma ação, algo em movimento, ficou com o outro olho aberto para poder acompanhar melhor o assunto.

Quando estou fotografando algo não tão rápido ou mutável, e quando estou mais preocupado com o enquadramento, fecho o outro olho.

Sequela eu não sei, mas que dá uma raiva quando o viewfinder engordura toda a lente do óculos, isso dá >:(

Hoogle, verdade, não tinha pensado dessa maneira ainda, acho que é por isso que sempre perco os momentos de “ação” ahuahuahau

Eu fecho sim.

Sempre utilizo o olho esquerdo pra fotografar. Técnica passa por um fotógrafo pois aumenta o “apoio” e da mais firmeza nas fotos, já que não tem que dobrar o pescoço pra olhar o viewfinder