Você fecha o outro olho quando usa o viewfinder?

Tenho uma curiosidade…

Alguém já ouviu dizer de fotógrafos que ficaram com algum tipo de sequela por usar o viewfinder demasiamente?(metade da vida praticamente)

Podemos reparar que “forçamos a vista” naquele olho que estamos utilizando para enxergar atravéz do viewfinder…isso será que ocasiona “problemas” como o tempo?

Abraços,

Michel

A pergunta é:

Você fecha o outro olho quando usa o viewfinder?

Pois é…a questão é que já vi fotógrafos que não fecham o outro olho pra fotografar! reparei estes dias!

Acredito que isso deve ser como dar “tiro de fuzil”, no TG, aprendi a mirar com os dois olhos para poder estar “sempre alerta” heheee

Mas e com a câmera? é melhor fechar o outro olho?

Abraços,

Michel

Não sou profissional e não fotografo muitas horas seguidas, não sei dizer ao certo. Porém vi um fotógrafo falando que sentia a visão do olho direito muito cansada e também o fato de fechar o olho esquerdo enquanto usava o viewfinder causava um incômodo depois de um tempo fotografando. Ele disse que solucionou isso usando o olho esquerdo no viewfinder e mantendo o olho direito aberto. Fiz isso pra pra testar e parece que realmente força menos a visão, mas o difícil é acostumar!! rsrsrs

:ok:

Depende.

Quando estou fotografando uma ação, algo em movimento, ficou com o outro olho aberto para poder acompanhar melhor o assunto.

Quando estou fotografando algo não tão rápido ou mutável, e quando estou mais preocupado com o enquadramento, fecho o outro olho.

Sequela eu não sei, mas que dá uma raiva quando o viewfinder engordura toda a lente do óculos, isso dá >:(

Hoogle, verdade, não tinha pensado dessa maneira ainda, acho que é por isso que sempre perco os momentos de “ação” ahuahuahau

Eu fecho sim.

Sempre utilizo o olho esquerdo pra fotografar. Técnica passa por um fotógrafo pois aumenta o “apoio” e da mais firmeza nas fotos, já que não tem que dobrar o pescoço pra olhar o viewfinder

Realmente, notei essa diferença quando comecei a utilizar o olho esquerdo.

Abcs

Achei que era loucura minha, mas fico feliz que não seja!

Sempre fotografo com os dois olhos abertos! Um preocupado com o enquadramento e outro observando o restante da cena, para não perder tempo!

Abraço,

2x
Eu usou um olho só.

Eu costumo usar os dois abertos, e o mais esquisito: Não tenho “olho fixo”.
Asvezes, uso mais o esquerdo, outras, mais odireito…

realmente, eu uso so o olho esquerdo… direito fechado, mais é involuntário… as vezes abro o direito, é mais confortável, mais por automacão fecho depois…!

O correto seria deixar os dois olhos abertos. Quando se fecha um olho, há distorção e menor visão de detalhes. Isto é válido, por exemplo, para microscópios, oftalmoscópios e outros aparelhos ópticos. Abç.

uai, bom saber ! vlw Bretas.

Realmente isto é interessante, estou tentando fotografar com os dois olhos abertos, mas tenho a impressão de estar errando o alvo! não sei o porque dessa sensação, acho que é falta de costume!

Abraços,

Michel

Legal… não havia reparado.

Fotografo só com o olho esquerdo e tem que ser o esquerdo… acho ruim fotografar com o direito. Prefiro ficar só com um aberto… assim me concentro só naquilo que realmente interessa. Acho que devo forçar bastante a vista mesmo, porque chego a apertar mesmo o olho que fica fechado. Isso até me incomoda um pouco, porque quando abro sinto a vista embaçada. Mas não tem jeito… na minha câmera só consigo fotografar assim.

Simmmm

Fiz umas tentativas aqui. Meu hábito é usar o olho direito no view e fechar o esquerdo. Sem perceber eu fecho tão apertado que quando abro dá até flare… :shock: :hysterical:
Tentei o olho direito no view com o olho esquedo aberto, muito estranho nem acho o assunto desse jeito. Ver o view com o olho esquerdo e manter o direito aberto é possível e até confortável, mas é muito difícil acostumar. Teria que praticar muito :ponder:

Idem

Já eu, tenho que parar de usar o olho esquerdo. Vou ficando velho e a vista já não é mais a mesma.
Notei que minhas fotos com o olho esquerdo estão ficando desfocadas. Chato isso, preciso procurar um oculista depois de 30 anos sem usar óculos :frowning:
Mas no geral, sempre fechei o olho direito. De uns tempos pra cá, por conta dessa queda da visão, estou testando deixar o olho direito aberto. É mais difícil se concentrar no assunto dessa forma, mas acho que cansa menos a vista e como já foi dito, melhor pra “achar” a ação.