Você fecha o outro olho quando usa o viewfinder?

X3

é isso ai!

Sou novo na fotografia com DSLR, e tive a mesma dúvida.
Tenho dificuldade de fechar um olho só sem usar as mãos, deve ser falta de prática. Então tentei usaar o direito com o esquerdo aberto. Percebi que enxergo uma imagem sobreposta a outra, uma em foco sempre e outra fora de foco, que é a imagem do viewfinder. A medida que vou focando, as duas imagens se tornam iguais. Mas chega uma hora que é difícil você ter certeza que são iguais, que realmente focou corretamente. Entao resolvi trocar olhando o viewfinder com o esquerdo mantendo o direito aberto. Melhorou, pois o direito não vê a imagem real assim devido ao restante da camera e a mão atrapalhar, e eu consigo ver somente o viewfinder que é como se um olho estivesse fechado. Melhora, mas ainda assim é mais fácil visualizar com um olho fechado (mas como disse só consigo com uma mão, reduzindo as habilidades).

Em sessao de fotos com modelos ou paisagens costumo fechar os olhos, pq me ajuda a ver o resultado final da foto.

Mas em foto de rua as vezes fico com os dois olhos abertos, principalmente quando a camera esta na vertical, pa assim eu posso ver toda a cena e nao apenas o que esta no enquadramento.

Vdd… Após ler sua postagem, tentei e também achei melhor de ficar, de fato parece menos cansativo.

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk

Sou do-contra. Fecho o esquerdo e fotografo com o direito 95% do tempo. 5% do tempo mantenho esquerdo aberto, mas ainda fotografo com o direito.

Eu fotografo com o direito. As vezes fecho, mas quando é muita ação acontecendo e preciso me movimentar com a camera no rosto eu fico de olho aberto pra não esbarrar em nenhum convidado ou cadeira, sempre tem uma maldita pra dar uma tranca a gente.

Depende. Isso só se o fator de ampliação for o mesmo, senão é tremendamente incomodo. Por exemplo, o visor tem 0.75x e o outro olho 1x. Vai ser horrivel.
O normal é usar o olho dominante e fechar o outro.

Manter os dois olhos abertos é muito útil quando se esta a registrar cenas mais dinâmicas. Às vezes perdemos um grande momento que estava a acontecer bem ao nosso lado somente porque estávamos com um dos olhos fechados e não percebemos.

Por outro lado, mais que fotografar com o olho esquerdo ou direito, é necessário fotografar com o olho que lhe oferece a melhor visão. Quem usa óculos sabe que seus olhos possuem graus diferentes de limitação. E por tal motivo é importante lembrar de ajustar a dioptria do viewfinder sempre que alterar entre um olho e outro.

Eu, por exemplo, sempre fotografo com o olho esquerdo por conta do posicionamento do viewfinder da Lumix GX7, mas às vezes fico com os dois abertos para ter uma melhor visão do todo. Mas se quero fotografar com o olhos direito, tenho que mudar o ajuste de dioptria, senão não enxergo nada. :no:

De resto, sem estresse. :ok:

Grande e forte abraço a todos.

Alguém já fechou os dois olhos na hora do clique?

No ultimo parto que fotografei (Cesariana), em vários momentos fechei os dois olhos, foram vários cliques de olhos fechados, talvez pode ser porque era da minha sobrinha, sei lá.

Em outro partos fico com os olhos bem aberto, por que no primeiro que fotografei, na hora que o médico furou a bolsa, saiu um esguicho de liquido aminótico bem na minha direção, se eu to com o olho fechado tomava uma “lavada”, dei um pulo de lado e o médico “cascou” o bico.

:hysterical:

Fotografei a vida toda com o olho direito aberto e o esquerdo fechado, tentei fotografar com os dois abertos e foi um parto conseguir “concentrar” pra focar direito, não tava enxergando bem nem do direito e nem do esquerdo.