Boa tarde!
Alguém sabe de problemas no foco da Mark IV?
Comprei uma e no primeiro ensaio fotografando junto com meu colega que usa uma 6D notei uma diferença gritante nas fotos.
Mesmo alternando as lentes entre uma e outra, a foto da 6D foi sempre bem melhor.
A mark não crava o foco de maneira alguma… A foto parece sempre lavada.
Alguém tem algo para compartilhar que me ajude?
Valeu
Eu não tenho problemas com o foco da minha não… Cravado… Tem aqueles microajustes de foco que podem ser feitos… Já fez?
Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
Veja se não está no modo AI-SERVO ou AI-FOCUS.
Exemplos.
Volte.
Desculpe, ontem não pude voltar…
É o seguinte: comprei a mark e fiz dois eventos um externo e um 100% flash.
Não consegui ver o foco cravado em nenhuma das fotos.
Em casa peguei um bichinho (de plástico e o brilho talvez influencie um pouco) e fiz testes com a minha 6D e a mark: tudo igual lente, configuração, tripé…
A foto da 6 é MUITO MELHOR e mais nítida que a da mark… Fiquei desesperada porque custa 3x mais.
Entrei em contato com a minha fornecedora e ela mandou em uma assistência da Canon em SP onde constataram que não tem problema algum.
Antes de enviar pra ela me encontrei com um colega que também comprou dela a câmera e fizemos testes: a dele crava o foco fácil. A minha não crava de jeito nenhum.
não sei se é possível notar a diferença nessa qualidade de imagem…
Creio que um pequeno micro ajuste de foco resolva.
tu tem uma mark iv? qual tipo de ajuste tu acha?
tu não acha que a imagem (mesmo em baixa qualidade) da mk tá bem mais lavada em relação à 6? como pode isso?
Não entendo o que vc quer dizer como lavada.
Seu lightroom esta atualizado para reconhecer a 5d mk iv?
Como falaram, parece que um micro ajuste resolve isso.
Micro ajuste é funcionalidade da câmera, sugiro ler o manual e depois das um pesquisa na net em como descobrir se vc tem front ou back focus, pra fazer o ajuste.
Sim, está um pouco diferente. Porém, não seria uma situação em que vc identificaria todo o poder da mark iv. Isso vc veria qdo precisasse recuperar zonas de highlights ou shadows, ai sim a mk iv mostraria sua qualidade e com pouca perda em qualidade. Mas o seu caso é apenas um micro ajuste na lente.
Pesquise por Lens calibration 5d no google.
Não tenho a Mark IV, ambas as fotos pra mim estão levemente fora de foco, particulamente achei da mk4, bem superior em cor e contraste, sem ampliar as fotos.
Vejo que o foco foi feito no nariz do boneco, se foi isso mesmo é só fechar um pouco a abertura, creio que pra essa foto F5, ficaria bom.
Agora quanto a demora pra focar, recomendo resetar a câmera, são dezenas de opções de foco, mesmo entrando pra ver, pode ter mudado alguma coisa sem querer e não percebeu…
Caso continue com o problema, envie novamente pra assistência técnica.
A foto deveria ter foco em f 1.2…
Só micro ajustar a lente, isso é muito normal… de cada 10 lentes 9 exigem microajuste.
Se não fosse tão comum isso, as empresas não colocariam em suas cameras esta função de microajuste, e a nikon até incluiu um microajuste feito automaticamente pela camera.
Quem não é focado, viciado em nitidez a nivel de pixel a pixel, nem nota e nem sente falta de microajuste.
Jogue no google, microajuste da lente, lá tem horas de leitura e aprendizagem de como realizar o procedimento.
No manual da camera também ensina.
Eu faço em cerca de arame farpado rs, para mim é o melhor sistema rs.
Abraço e boa sorte.
E teria se o ponto de foco não pegasse em mais lugares, e velocidade acima de 1/1000.
A Mark 4 tem mais de 30 mp, dual pixel (mais de 60 000 000 de pixel no sensor) é muito denso, qualquer bobeada, vai sair fora de foco.
A F2.2 a 1/250, o bobeco não poderia estar a mais de 1 m, aparentemente foi feito crop nas fotos, também acredito que ela tenha tentado focar os olhos, mas pegou mais no nariz, mas como disse antes, as duas fotos não estão com o foco cravado, e a F2.5, acredito que teria ficado bom, me baseando pelo 50 mm 1.8 II.
Repito não vejo problema nem na lente e nem no foco, não posso opinar quanto a velocidade do foco, mas todas as Canon que testei em lojas ou que tenho e tenho acesso, usando lentes Canon, são rápidos e preciso, infelizmente não posso dizer o mesmo da concorrente direto.
Caros,
Observo e fiz vários testes com diferentes lentes novas na Mark IV. A imagem não tem nitidez!! Os pixels não se formam de maneira a produzir uma imagem de qualidade.
Já levei à Canon do Brasil - no Jabaquara (SP) ficou mais de 15 dias - disseram que era causa de ajuste de foco eletrônico - voltou com o mesmo defeito, sobretudo com ISO superior a 1000 e velocidade baixa. O foco não crava! Perdi dezenas de fotos, cenas estáticas, retratos, boa quantidade de luz.
A câmera é ótima para gravar mas, para fotografar para mim, por enquanto, tem sido um problema enorme! Como pode?
Peço aos colegas que experimentam do mesmo problema que escrevam na Canon do Brasil reclamando do possível defeito e compartilhem dessa decepção porque a Canon vai ter que chamar um recall com urgência.
Sucesso!
Moacyr.
Imagino a decepção que deve estar passando, já li vários artigos sobre a 5D Mark IV e não vi nada relcionado a problema de foco, infelizmente pro meu uso acho que só a 1DX Mark II, vai me satisfazer.
Quando peguei a 7D Mark II, sofri muito com o sistema avançado de foco dessa máquina, precisei de uns 2 meses pra adaptar, foram umas 10000 fotos de teste, percebi que se deixar no case 6 pra fotografar movimentos rápidos e irregular, algumas fotos saem fora de foco quando se fotografa paisagens ou pessoas parados e se deixar no case 1 e fotografar movimentos rápido e irregular se consegui algumas fotos boas mas bem menos que se usando o case 6.
Também evitar usar todos os pontos de focos, sempre vai pegar no lugar não desejado, principalmente em grandes aberturas, lentes de terceiros tem o foco lento pra essa máquina (no geral a Canon sempre tem problema de foco).
Se puder postar algumas fotos do problema, agradeceria…
Que seu problema seja solucionado o mais rápido possível pra desfrutar da excelente máquina que tem em mãos.
Acompanhando pois é o primeiro caso que leio sobre defeito nessa câmera.
Gostaria de reforçar o pedido dos colegas para que, se puder, postar mais alguns exemplos de fotos. Se pudesse disponibilizar maiores, em raw ou mesmo com as configurações de Exit seria ótimo.
Obrigado e boa sorte, é realmente frustrante quando algum equipamento não funciona direito.
Sinceramente não acho que haja qualquer problema com a câmera a não ser uma expectativa exagerada da proprietária.
Quem observou a foto maior do qual o crop foi feito verá que todo o boneco está dentro da área de foco e corresponde a aproximadamente 1,8% do quadro (toda foto tem área de 5,04 cm2 e a área de do ponto de foco corresponde a 0,09 cm2) medidos grosseiramente com a régua. Os olhos do tal boneco devem corresponder então a menos de 0,2% de todo o quadro. A câmera provavelmente focou o boneco e não os olhos que não tem nem tamanho nem contraste adequados para esse tipo de avaliação.
A usuária poderia tentar focar no live view que usa detecção de fase e é mais preciso que focar pela ocular e ver se haveria diferença significativa. Porém sugeriria que usasse um alvo de tamanho adequado com contraste adequado que tem aos montes na internet além de respeitar o limite de 25x a distância focal da lente mais clara que tiver, usando a lente na abertura máxima.
Outro ponto a destacar é que em apenas um dos vários reviews que li sobre essa câmera é que nativamente o arquivo resultante gerado usa um contraste um pouco menor que a 5D mk iii e provavelmente à 6D dando a impressão de imagem “lavada”, porém esse novo esquema seria mais fiel às corres reais. De qq forma ele aproximou as duas gerações com um preset que usava em batch no LR.
Espero ter ajudado
A minha foca perfeitamente.
Não tenho do que reclamar, segue exemplo:
https://farm5.staticflickr.com/4335/36690081035_964406fde6_c.jpg
Juliana Lins by Sergio Mauricio, no Flickr