Problema foco 5D mark IV

Eu não havia olhado a foto de exemplo pois achei que não dava pra vê-la ampliada. Mas dá. Você tem razão, a foto está com zoom gigante dentro do LR. Provavelmente a câmera focou no boneco. Concordo ainda que o teste deveria ser feito com esses alvos que tem pra baixar. Ou nas páginas de um livro, ou mesmo em rostos de pessoas, com a mesma distância e com as mesmas condições de iluminação.

Talvez, no máximo seja o microajuste de foco. No máximo. O restante, como você mesmo disse, pode ser apenas a expectativa (tão alta quanto o preço pago pela câmera).

Vale lembrar ainda o seguinte: se ela foi enviada para a assistência em SP (seja a Canon do Brasil ou a Namba) e eles disseram que a câmera não tem qualquer problema, então pode confiar que não tem mesmo. São os dois lugares mais competentes do país.

Tenho problemas horrorosos de foco na 5D Mark IV.
Falta de precisão, falta de definição.
Já troquei de lentes. Levei à assistência técnica da Canon do Brasil, no Jabaquara (SP). Ficaram cerca de 15 dias com a câmera - disseram que era problema de calibração.
Continua ruim! Não tenho nenhuma confiança no equipamento. Por ora não recomendo!

Moacyr Lopes Junior

Uma pena por que estou até com a minha 5Dmkiii anunciada pensando em trocar de corpo mas sinceramente agora estou desanimando.

Nos fóruns tem vários relatos de muitos problemas com a bateria que dura de 30% menos (em relação a mk III) até alguém que relatou conseguir fazer só 150-200 fotos por bateria. Câmera que morreu do nada. Câmera que perde toda carga em poucos dias sem uso algum.

Sei que a Canon deve vender essa câmera aos milhares e a grande maioria deve funcionar normalmente. Mas os relatos de quem não deu sorte assustam e dão a impressão de alguns problemas são comuns.

Talvez melhor esperar mais um pouco.

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk

Engraçado que a minha t5i parece ter vindo abençoada em termos de bateria.
Já dei 1000 tiros com ela sem a bateria acabar, sendo que a estimativa dela é de 400 tiros.
E a bateria carrega muito rápido também. Acho que eu acabei ficando com o sistema de bateria de uma dessas IV e algum infeliz acabou ficando com o da minha t5i :ponder:
hahahah

Moacyr posta mais exemplos… e tentou levar na Namba? comprou ela aonde?

Olá, estou com mesmo problema que você citou em relação a 5D MARK IV.
Você conseguiu descobrir ou solucionar o problema?

É a primeira vez que vejo reclamações de foco e bateria referentes à 5D Mark 4.

Eu creio que isso seja defeito específico de um lote muito, muito pequeno.

A única câmera bomba que a Canon possui de verdade é a 70D onde um lote grande de câmeras possuíam um erro fatal que pedia a troca da placa . Tanto que a Canon do Brasil faz a troca gratuita da mesma.

Sem problemas de foco aqui também com a minha 5dMK4, inclusive cravando no olho em f/1.2, utilizando o AF pelo próprio celular (wifi).

Não acho que isso aqui seja problema de foco. Isso deve se até mesmo pelo crop usado pra ampliar. Ao meu ver tá focado, o objeto ta muito longe da câmera, claro que se aumentar a resolução vai cair e muito, isso detona a qualidade.
É o que eu analiso nessa foto mostrada. Talvez em outras situações o problema realmente se confirme.

Até eu achava que minha 6DII não prestava no foco, até perceber que eu tava procurando foco no cílio de uma pessoa a 5m da camera usando uma 50mm…não dá né.

Sugiro fazer duas fotos do mesmo objeto, uma em foco manual pelo LV em 100%, e outra com foco automático pelo ocular mesmo,
e compare as duas fotos. Em fóruns gringos já vi vários relatos de que quando a câmera está com problema de foco, as autorizadas da própria marca não resolvem o problema, eles dizem que está correto mas não está na verdade, já li sobre isso tanto em Nikon quanto Canon infelizmente não encontro mais os links faz muito tempo que li isso.

A solução é o MICROAJUSTE de AF bem feito (isso é chaaato de fazer…). Feito para todas as objetivas que você pretende usar (e não vale fazer numa objetiva e usar outra do mesmo modelo, o microajuste é individual). :ok:
Além disso, não esperar um foco limpo e uma imagem espetacularmente nítida usando uma 24-105 com o objeto a 14 km da câmera. :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Micro Ajuste de foco é algo quase que obrigatório a se fazer. Mesmo que sua lente esteja boa no padrão de fábrica eu sugiro fazer esse micro ajuste para melhorar a performance. Pior dos casos é só resetar e voltar tudo a zero zero.

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=131121.0

Eita que faz tempo que não entro aqui.

Eu também tenho uma 5d mark iv e não é só você que está com problema. Eu tenho uma 6d faz uns 5 anos sei la e ela ta de boa. Só no ano passado que fui trocar a borrachinha do seletor de velocidade.

A 5d mark iv tenho há 2 anos e posso listar uma série de problemas dela

• Foco no viewfinder terrível. Foco pelo live view perfeito, coisa de outro mundo. São dois focos totalmente diferente, é 8 / 80
  • A própria câmera não reconhece suas baterias. Vive dizendo que são falsas. Ai você tem que tirar, colocar, tirar, colocar até ela ter a boa vontade de reconhecer.
  • Câmera as vezes trava e é preciso tirar a bateria pra funcionar
  • Com 2 anos de uso a borracha inteira da camera está soltando, sendo que moro em Brasília e aqui o clima costuma ser seco. A borracha poderia ressecar, mas não perder a cola.
  • Com 2 anos de uso já preciso trocar a borracha do seletor de velocidade.

Já levei ela na Namba pra uma revisão, expliquei o problema da bateria e foco. A desculpa deles foi que a bateria poderia ser falsificada, mas era original e que o foco poderia ser problema na lente.
Se você testar com a 6d e a 5d verá a diferença usando a mesma lente.

Na época paguei 14 mil. E pra canon ter ela como uma das suas linhas mais top, fala sério. Câmera é toda bugada, fora que a durabilidade é terrível, perder pra 6d que custa 4 mil conto.

Se muitos ai amam essa camera, parabéns por terem essa sorte. Acredito que eu e nosso amigo ai pegamos um lote abençoado.

E ainda esqueci de um detalhe

Com 1 ano de uso já foi preciso trocar o botão de foco pq tinha afundado.

Pois então… Eu acho que todo e qualquer equipamento pode ter os seus defeitos na produção. Um percentual de equipamentos que sai da fábrica meio baleadinho… Isso acontece com tudo: câmeras, carros, liquidificadores, etc.
Produtos com defeitos de projeto / bugs sérios tem um alto percentual de erros… O que vai gerar recall.
Daí é um pouco de azar de pegar um desses. E também é um teste pra o fabricante resolver esses casos pontuais. :doh: :aua: Mas aqui é Brasil, né?

Se você se sente lesado com um produto que tem uma durabilidade muito abaixo do esperado, pode entrar na justiça (que até é bem condescendente com o consumidor) mesmo que já tenha passado o prazo de garantia. Porém os defeitos que você citou podem facilmente ser associados ao uso incorreto / mau uso… O que irá dificultar o seu êxito.

Agora você citou um ponto realmente importante… O AF funciona diferentemente no LV e no VF. Ou seja, a câmera sabe focar.
Na minha humilde compreensão… Você DEVE fazer o microajuste de AF. Se fizer bem feito acaba o erro de foco no VF.

Vi que o post é de 2017 e to acompanhando

Você tem alguma atualização sobre isso?

Ta acontecendo exatamente a mesma coisa com a minha 5DMarIV e dando um google é a única pessoa falando a respeito.

Já tentei tudo, analisei as configurações, o ajuste fino está feito, faço como sempre fiz e a foto não tem nitidez. Sai tremida exatamente como você diz parece lavada.

Vi que o post é de 2017 e to acompanhando

Você tem alguma atualização sobre isso?

Ta acontecendo exatamente a mesma coisa com a minha 5DMarIV e dando um google é a única pessoa falando a respeito.

Já tentei tudo, analisei as configurações, o ajuste fino está feito, faço como sempre fiz e a foto não tem nitidez. Sai tremida exatamente como você diz parece lavada.

Como quase ninguem volta pra dizer se resolveu o problema e muito menos como resolveu…

Vou pedir pra voce conferir a medicao de foco.que tem que estar no modo matricial. Se estiver no pontual causa esse transtorno.
Outra coisa pra ver e se tem um ponto de exclamacao ( ! ) dentro de um exagono amarelo na tela ou no visor, se tiver entra e volta pro zero, ou clica na opcao restaurar.
Caso esteja usando lentes que nao seja da Canon, e normal errar o foco.
Boa sorte!

Esqueci de outro detalhe, a 5D mk4, tem cases de foco, pra fotos normais use sempre o case 1, caso por exemplo use o 6 em AlServo, pra assuntos parados, ela erra bastante o foco.
Na verdade acho que na 5D mk4, sao so 5 opcoes, mas de uma olhada.
Caso tenha comprado a camera agora, explore bem, porque voce vai apanhar por uns 2 meses, a ponto de arrepender de ter comprado, e uma camera com tecnologia de ponta e qualquer opcao que mudar tem resposta imediato, ao contrarios das de entrada, entao caso esteja acostumado com umas Ti ou abaixo, esquece tudo, se vem das XXD, vai apanhar um pouco apesar do menu de opcoes mais limpo e direto.
Perdao por ter colocado a resposta separado. Novamente boa sorte!

Muito obrigada por responder.

Sim. Está no matricial. Foi a primeira coisa que pensei.Depois testei outras lentes (só uso Canon)
Eu fotografava muito bem até 1 semana atrás, aconteceu de repente. Fiz uma série de retratos
f/8 1/160 ISO 125 luz natural
de 10 fotos 1 ficou boa(nem tanto). Muito tremida e lavada. Vou anexar as duas primeiras são os detalhes da foto com erro. A terceira é a que ficou menos pior

Procurando como anexar, sou nova aqui