O estupro do trabalho de Fotografia

Se você calcular bem tá cobrando igual a pessoa dos 150,00 reais… não estou dizendo que está errado… mas está oferecendo tantos brindes que acaba tendo uma margem de lucro muito baixa.

Volto a dizer não está errado, penso que cada um pode oferecer o valor que quiser, e dependendo da concorrência ofereço vários brindes também só pra não dar o gostinho pra concorrência.

Como já li aqui no fórum a algum tempo atrás…

Tem vários tipos de fotógrafos mas que resumem-se em três tipos macros.

• Aquele que só trabalha com fotografia, paga suas contas e compra seu equipamento com fotografia, se ele cobrar barato não consegue evoluir e sobreviver, só terá equipamentos de entrada e não conseguirá fazer cursos ou buscar conhecimento tanto profissional quanto pessoal em viagens ou cursos etc.

• Aquele que só trabalha com fotografia, mas cobra caro pelo serviço de qualidade, tem equipamentos e conhecimentos sempre atualizados.

• Aquele que trabalha com fotografia, mas ela não é sua única fonte de renda, se ele cobrar caro ou barato tanto faz pois tem capital para investir em equipamento e conhecimento.

Neste sentido cairia fora do primeiro tipo, este é o problemático… nos últimos dois tipos contrataria tranquilamente.

Quando comecei entregava só as fotos em DVD… [emoji6]

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

Perfeito, cabe muito mais

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

Acho aceitável para um garçom, sem demérito nenhum, cujo único custo é a roupa para ir no evento.
Para um profissional que precisa investir em equipamento? Inaceitável.

Um profissional que gosto de comparar é o DJ, tem custos de equipamento* comparáveis a um fotografo e não saem por aí cobrando 150,00 reais.
Quem não pode pagar um DJ arranja um vizinho com uma caixa daquelas que liga guitarra e pronto.

• mesa de som, caixa de som, iluminação, aquela gaiola de metal, maquina de fumaça e etc

Existe esse DJ que vc descreveu e existe o cara com um notebook velho, um som qualquer e um pen drive com musicas baixadas na net.

Do mesmo jeito, existem fotógrafos que estudam e investem e tem aqueles que compraram uma Rebel hoje e amanhã já são “photographers”.

Então, mas no caso desse exemplo em específico o McDonalds viu concorrentes entrando, cobrando + ou - igual e oferecendo um produto superior, em tamanho e em qualidade.

É como se o fotógrafo de 1500 se acomodasse e o de 150, o de 300, o de 600 começassem a oferecer um trampo melhor.

Aí como mexer na qualidade/tamanho não era uma opção, baixaram o preço de ALGUMAS coisas onde a margem de lucro era absurdamente alta (pq a grande maioria só aumentou).

O Mc em geral continua cobrando mais caro do que muita hamburgueria boa aí, e ainda não tem um produto que as supere, mas seu nome já está consolidado o suficiente pra ter um público cativo.

Agora vamos colocar lenha na fogueira… pega o zé da esquina que formata computador por 30 conto e ainda salva seus dados… :frowning: :frowning: :frowning:

o “zé” leva no mínimo 6 horas para deixar tudo em ordem e cobra 30 conto… que mundo é esse???

Como fotógrafo sou apenas hobista (e bem meia boca :hysterical:).
Mas trabalho há anos com tecnologia audiovisual (auditórios, home theaters, salas de treinamento e conferência, etc.) e a queixa é sempre a mesma.

Pessoalmente, entendo que um mercado só se faz plenamente desenvolvido quando há opções de qualidade e valores para todas as faixas de consumo.

Há quem queira uma sala de treinamento para seus funcionários, mas só pode despender R$ 5mil. Da mesma foram, há quem não se importe em gastar R$ 500mil.

Muitas vezes considerei que não valia a pena para mim o trabalho de R$ 5mil e educadamente declinei. Mas não vejo nada de errado com quem aceita. Desde que o dinheiro ganho seja honesto, para mim o trampo do cara tem o mesmo valor que o meu.

Mas querem ver os valores subirem e serem mantidos em um patamar confortável? Basta passar aquela Lei que regulamenta a atividade profissional de fotógrafo, exigindo curso técnico ou superior.

Mas isso o pessoal não quer, não é? Então gente, vamos trabalhar. Se o cara da esquina faz o mesmo que você e cobra somente a metade, ou você está cobrando caro demais ou está entregando qualidade de menos pelo valor cobrado. É o que sempre digo para os meus alunos.

Grande e forte abraço e boa sorte a todos.

De tempos em tempos esse assunto aparece, e como sempre as opiniões são variadas… como eu já disse, em minha opinião, o cara cobra o que ele quiser, se quiser fazer de graça, é problema dele e de quem contratou ele, o cliente que não quer arriscar, vai pagar mais caro para ter qualidade. No facebook é muito comum esse papo, gente se doendo porque o zé da esquina cobra mais barato, e daí… não pago as contas dele, nem ele as minhas… se para ele os 150,00 no serviço está bom… ótimo para ele, sucesso :D, mas para a maioria aqui não tem como cobrar esse valor, é verdade, mas ficar zangado com o zé da esquina não vai mudar as coisas…
Está preocupado com zé da esquina que cobra 150,00, vai ficar maluco quando ver gente cobrando 35,00 por ensaio externo no Groupon ou Peixe Urbano. :hysterical:

Só para exemplificar… :assobi:

https://farm5.staticflickr.com/4771/40747607242_d3c501de16.jpg

Se ficar pensando só no que o zé da esquina cobra… fica maluco.

Sim, mas me referi ao pessoal que está iniciando no ramo. Acho muito difícil que um fotógrafo consiga viver desta maneira a médio e longo prazo (pagando as contas e realizando as manutenções + upgrades).
Aqui em SP tem muitos fotógrafos cobrando R$ 800 por um casamento e fotos no pen drive. Geralmente jovens que estão no começo. É difícil de ver algum com mais de 5 anos de experiência cobrando este valor. Mas dizem que no interior a coisa está até pior.

Eu tinha visto no início da semana. Eles erraram, mas ocorreu pq arriscaram e tentaram se adequar. A própria Apple tbm teve prejuízos por ter superestimado as vendas do iPhone X no mundo e agora reduziram a produção. O mercado de fotografia hoje é diferente de 2015 e 2016, então até nós deveríamos estar preparados para isso.

• Foi só um comentário meu, e sei que a sua intenção foi só pegar um gancho sobre a situação do Mc Donalds. :smiley:

é o fim… :frowning:

é por estas e outras que desisti de fazer eventos, hj só foto por hobby e vendas pela internet!!! fazer o que!!! :frowning: :frowning: :frowning: :frowning: :frowning: :frowning: :frowning: :frowning: :frowning:

Mas aí é que está a questão, independente do valor cobrado pelo zé da esquina, sempre terá quem pagará mais para ter qualidade, cabe apenas a nós conquistarmos esse cliente, por isso é tão importante a questão do marketing e do serviço diferenciado.

Como já disseram, nem sempre “pagar mais” significa ter qualidade ou pagar pouco significa não ter.

Tem muito empresário do ramo cobrando caro e entregando um trabalho bem abaixo do que deveria pelo que cobrou.

O segredo do sucesso em qualquer ramo, em primeiro lugar é ser “marketeiro” e vendedor, a qualidade do trabalho é importante, mas não é a locomotiva do seu negócio.

Entendo que a maior questão talvez seja essa… Marketeiro, no bom sentido. Valorizar o seu serviço independentemente de outros profissionais - cada um sabe o quanto vale ou quer valer.
Eu me baseio em MINHA experiência como “profissional” da fotografia. Coloco o profissional entre aspas de propósito, pois a fotografia não é minha ocupação principal. E entendo que isso me coloque numa situação confortável para manter a posição que explico abaixo.
Entrei no ramo ao acaso e acabei seguindo por um nicho bem específico. Nunca cobrei abaixo dos fotógrafos que já estavam no mercado. Em respeito a eles, inclusive. Cresci, ganhei clientes e reinvesti tudo na fotografia. Em 2 anos fiz upgrade de tudo… Da velha T3i passei pra uma 70D e agora tenho uma 5D MK III e uma 80D no meu set… Além de lentes melhores. Computador novo. Acessórios de iluminação…
Com isso quero dizer que, mesmo sendo novo, pude ter RETORNO FINANCEIRO da fotografia. Bastou acreditar e trabalhar com dedicação aos meus clientes. Simpatia e profissionalismo fazem TODA a diferença.
Nenhum dos meus clientes, por exemplo, estava acostumado a ter contrato em suas coberturas fotográficas. :doh:

Enfim galera. Meu relato vai de encontro à ideia de que deve-se cobrar barato, pois se está começando…
Tem que calcular o seu custo, mesmo que seja quase um hobby. Quanto custa aquele click? E o deslocamento? E o seu tempo?
“Ah… Mas o fulano cobra menos!” - Dane-se o fulano. Se o seu click custa R$5,00, você NÃO PODE cobrar R$3,00. Senão é melhor não clicar.
E tem outra coisa que penso: Quer experimentar - não cobra. Se é trabalho, deve-se cobrar adequadamente.
Sacaram?
Se o cara não sabe o que tá fazendo, não pode cobrar. Faz free… Ganha experiência. E quando estiver consciente do trabalho, cobra por ele o que ele vale. :ok:
O mercado se fortalece nos bons profissionais, não nos aventureiros.

Enfim galera. Meu relato vai de encontro à ideia de que deve-se cobrar barato, pois se está começando.. Tem que calcular o seu custo, mesmo que seja quase um hobby. Quanto custa aquele click? E o deslocamento? E o seu tempo? "Ah.. Mas o fulano cobra menos!" - Dane-se o fulano. Se o seu click custa R$5,00, você NÃO PODE cobrar R$3,00. Senão é melhor não clicar. E tem outra coisa que penso: Quer experimentar - não cobra. Se é trabalho, deve-se cobrar adequadamente. Sacaram? Se o cara não sabe o que tá fazendo, não pode cobrar. Faz free.. Ganha experiência. E quando estiver consciente do trabalho, cobra por ele o que ele vale. :ok: O mercado se fortalece nos bons profissionais, não nos aventureiros.
Seu relato mostra um fato relevante e que os que cobram muito barato não alcançam, que é a manutenção do equipamento (não só upgrade, mas tudo envolvido), quando se cobra muito barato, não se tem condições de pensar muito em renovar/manter o equipamento.

O maior problema é que com a crise, estes que estão dispostos a pagar o valor que eu considero justo são poucos, o que não garante meu sustento, ex. me chamaram para fazer um evento de dança, cobrei na época se não me engano uns 3000 pois além de ser várias horas eles queriam fotos da platéia, e eu tinha feito um evento onde eu levei flash de estúdio, fundo, alguns acessórios e eles queriam igual, eles acharam um absurdo e que tinham um que fazia a “mesma” coisa por 250,00 e entregava 30 fotos impressas, disse ok. Depois vi o trabalho, o cara foi fazer a foto com a lente do kit, em um evento com muita pouca luz, e muito rápida as danças, resultado, tudo tremido, eu fiz uma conta se tivesse fechado eu levaria mais de 15 mil em equipamento, por 250,00? Por isso desisti!