Na minha opinião isso não prejudica ninguém.
Quem paga R$150 não é a mesma pessoa que paga R$1500.
Aliás, na verdade tem uma pessoa que é prejudicada por isso… o próprio fotógrafo oferecendo o serviço.
A logística disso é muito ruim. Ele vai conseguir atender um cliente por dia, no máximo dois, se ele conseguir lotar a agenda, vai fazer R$3000 ~ R$6000 trabalhando 6~10 horas por dia durante 20 dias.
Eu já fiz R$6000 trabalhando 10 horas cobrando R$25, mas com uma logística muito melhor: Foto em escola.
Cobrava R$25 de cada pai que enviava o dinheiro direto pra escola depois de receber a notificação, fotografava 100~150 alunos em 2~4 horas, editava em 1 hora e gastava mais 1 hora de deslocamento indo e vindo da escola pra fotografar e entregar as fotos. Cada escola gerava um trabalho de cerca de 5 horas no total, e gerava uma renda de R$2000 ~ R$3000. Com duas escolas em dois dias e 10 horas de trabalho eu já estaria fazendo o que ele faz em 20 dias e 200 horas de trabalho, mesmo eu cobrando R$25 de cada cliente e ele R$150.
Não tem problema nenhum cobrar pouco se a logística for boa.
Torres, os trabalhos que vc fez na escola cobrando 25 por foto é totalmente diferente do realizado pelo “fotógrafo” que cobra 150 por uma festa inteira.
Hoje o meu trabalho é focado principalmente em aniversários infantis e cobro 600,00 reais por 4 horas, 30 fotos e um álbum simples 20x20.
É pouco pelo que ofereço, sim tenho certeza, mas ainda estou engatinhando no ramo e tenho muito o que aprender.
Mesmo quando comecei na fotografia, cobrava 300 pelo trabalho…
Vc cobrava $300 com álbum e fotos impressas e o cara ali tá cobrando $150 com fotos em um pendrive drive apenas, não estou enxergando muita diferença… Qual o motivo do seu espanto??
O carinha cobra quanto quiser, se ele quiser fazer de graça, também pode… Só tem problema se o carinha que está fazendo a festa de 4 horas por 150,00, tiver um serviço e qualidade melhor que seu (ou que o meu)… mas nesse caso também não é problema dele, mas nosso, que precisamos oferecer um serviço melhor que o dele, visto que cobramos mais caro. Não é prostituição… Muita gente no início cobra barato mesmo, para captar clientes e pegar experiência, ou tem aqueles que apesar de experiência, não conseguem os trampos, aí precisam colocar a comida em casa, vão fazer o que? Baixar o preço para não perder clientes. Mas independente do motivo, cada um sabe onde aperta o próprio calo.
Não permita que esse tipo de situação te incomode, o que precisamos e pensar “a nossa” fotografia, “o nosso” serviço, para oferecermos algo que o carinha que cobra 150,00 não consiga ofertar.
Sabe o que eu penso sobre essas situações, imagine que você sendo um cliente e contrate um serviço desses baratinhos, vai receber um serviço a altura.
Ah mas tudo bem, quem perde é o cliente que pensou no preço e tal e do fotógrafo que perdeu um cliente. Mas é um trabalho a menos para os competentes que fazem um trabalho descente.
Hoje o mercado está cheio de “profissionais” e infelizmente estão prejudicando a todos, fotógrafos e clientes.
Eu entendo seu ponto de vista, mas vamos por partes, o cliente que pagou barato pode ou não receber um serviço a altura, pode receber até um serviço bom, isso é possível, e vai depender do fotógrafo, claro que se o fotógrafo que cobra baratinho for mediocre, com certeza perderá o cliente e não deve fazer muitos serviços, pois a fama corre logo. Com relação a ter um trabalho a menos para os competentes, não concordo, dificilmente um cliente que quer pagar 150,00 vai pagar caro, mesmo se não tiver opção, vai preferir não fotografar, ou vai pedir para o amigo.
Frente a uma situação dessas, brigar ou ficar indignado é inútil. Pois se está olhando para uma parte muito pequena de um contexto muito mais amplo. Mais útil é entender o mercado, ler sobre administração, marketing, saber sobre precificação, viabilidade do negócio, promoção etc.
Se a pessoa cobra R$ 150 para cobrir uma festa e ainda entrega o material, existem várias possibilidades:
Está cobrando barato pq está iniciando no ramo;
Vive com os pais e não precisa pagar nenhuma conta em casa;
Não fez um plano de negócios e nem uma planilha de gastos fixos e variáveis, e provavelmente acha que está lucrando (mais comum).
Como descreveram acima, após 2015 aumentou o número de fotógrafos que entraram neste mercado por culpa da crise. Vai nos grupos de fotografia do Facebook e verá muita gente que comprou uma câmera há 2 meses e já tem clientes…
Antigamente (a uns meses atrás :hysterical:) eu me encafifava com essas coisas aí também, mas aos poucos fui abrindo meu olho sobre a questão de existir serviços e preços para todo tipo de público alvo.
Eu não condeno mais quem cobra barato assim, justamente pq existem os mais diversos níveis de poderes aquisitivos e também de exigência. Com certeza uma pessoa que paga esse valor não tem condições de pagar 1500. E não significa necessariamente que a pessoa “não valoriza fotografia”, muito pelo contrário.
Eu mesmo, quando fui casar queria muito contratar a NKG Filmes pra filmar meu casamento. Quando vi que o preço só da filmagem ia custar quase 25% de TUDO que gastamos no casamento (e que não foi pouco), decidimos que não dava, e até hoje eu continuo idolatrando o trampo dos caras.
Acho que o Rick99 resumiu bem os possíveis cenários desse tipo de fotógrafo, e eu sou da opinião de que a gente não tem que se preocupar muito com isso. Se não existissem fotógrafos cobrando R$ 150, muito provavelmente esses clientes não contratariam fotografia NENHUMA pra seus eventos, ao invés de se matar e contratar um de 1500
Mas talvez contratassem o de 300,00. É inegável que o preço médio do serviço cai.
Lia muito nesses grupos de facebook o mesmo argumento, o Mc Donalds não se preocupa com o zé do hambúrguer.
Mas depois do estouro do hambúrguer artesanal o Mc Donalds não só segurou os preços como lançou uma linha só para competir com esses artesanais.
Mc Donalds é o exemplo perfeito dos novos tempos: reinava absoluto quando chegou ao país, mas hoje concorre com o “zé da esquina”, com as hamburguerias gourmet e com os rivais de mesma categoria. Teve que criar a Mc Oferta (lanches a R$ 6) pra não perder clientes pros estabelecimentos mais baratos, remodelou seu cardápio para fazer frente ao Burguer King e de quebra, lançou uma linha artesanal para não perder clientes para as lanchonetes mais requintadas.
Os tempos mudaram, os clientes também e os profissionais também deveriam.
E R$ 150 por 4 horas de trabalho está até aceitável diante da realidade do país (mesmo contando edição básica e pen drive). Já vi casos bem piores.
Isso não é estupro, é prostituição… muito diferente… não tem força ou agressividade… simplesmente a pessoa tem o equipamento e resolve se prostituir… fazer o que né…