Mesmo sendo calibrado de fábrica o monitor tem que ser recalibrado, vai passando o tempo e o desgaste muda a resposta.
A calibração de fábrica é jogada de marketing… No caso do Dell U2414H até que é alguma coisa, como pode ser visto no http://www.tftcentral.co.uk/reviews/dell_u2414h.htm
Enquanto não compra um calibrador, pode usar o profile lá do http://www.tftcentral.co.uk/articles/icc_profiles.htm
Só não esquecer de ajustar o U2414h com:
Preset mode = Custom Color
Brightness = 35
Contrast = 75
R = 99
G = 92
B = 98
mto grato Pictus…
Surgiu outra duvida…
Como posso saber se os monitores possuem PWM e como saber essa taxa…(menos que entendi, se mais alto é menos prejudicial…Mas claro dando preferencia no qual modelo nao tiver.É isso?..)
Vc mencionou que os wide gamut, no sRGB sao 100%…mas isso permanece durante o uso ou precisarei calibração ate para o sRGB…ou sendo wide gamut ele altera os outros gamut e o sRGB continua padrao…
mas mesmo assim vou no u2414h grato pelos ajustes iniciais…
Sim, nos reviews decentes tem a taxa… 130Hz ou 280Hz é pouco, os bons usam 5kHz, 8kHz e até 44kHz.
Vc mencionou que os wide gamut, no sRGB sao 100%....mas isso permanece durante o uso ou precisarei calibração ate para o sRGB....ou sendo wide gamut ele altera os outros gamut e o sRGB continua padrao....
Não entendi nada do que você escreveu…
mas mesmo assim vou no u2414h grato pelos ajustes iniciais....
Fala Pictus! e para o pessoal que pode comprar la fora, quais são os modelos concorrentes ao Dell u2413, em preço e tecnologia? (asus, nec, benq, hp… etc)
Gostaria de saber se esses monitores da Dell, como o Dell P2214H
também são bons para jogos, pois gostaria de comprar um tanto
para edição como para jogos nas horas vagas.
Seguindo as orientações do Sr. Pictus, eu comprei o Dell P2314H. Estou extremamente satisfeito com a qualidade para tratar as fotos. Só ainda não vi o resultado das fotos impressas! hehehe
Não da reflexos, a imagem e muito nítida! :worship: :worship: :wub: :wub:
Opa Pictus, a calibração de fábrica do u2414h faz muito diferença para um usuário comum ?
Eu estava pensando em usar o p2314h com meu PC (via Display Port) e PS3 (via DVi com adaptador para HDMI), o que acha ? Estou perdendo qualidade nesse caminho ?
Calibração de fábrica geralmente é enrolação, sendo que no caso do U2414h até que não é…
A calibração de fábrica não dispensa o uso de um calibrador, o monitor vai envelhecendo e a resposta muda.
Para quem lida com fotografia e/ou deseja que a imagem seja o mais fiel possível, calibração é necessário, mas para usar com o PS3 não é.
Eu estava pensando em usar o p2314h com meu PC (via Display Port) e PS3 (via DVi com
adaptador para HDMI), o que acha ? Estou perdendo qualidade nesse caminho ?
O P2314H pode ser calibrado com um calibrador, caso deseje usá-lo para editar fotos com um pouco mais de fidelidade de cores. No meu caso, peguei o P2214H e calibrei com o Spyder 4 Express, usando o esquema de Argyll + DisplayCalGUI do tutorial do Pictus. Ficou bem melhor que sem calibração.
Eu me registrei no fórum por causa desse tópico só, eu não sei absolutamente nada de fotografia… eu sempre calibrei meus monitores na base do olhômetro hahahahaha
Se alguém quiser calibrar o monitor para PS3, só vai conseguir com um monitor com
LUT(look-up table) interno, com um monitor comum a calibração é aplicada no LUT
da placa de vídeo(8bits) e não tem como carregar os ajustes no PS3, mas com um
monitor com LUT programável como o Dell U2413(LUT de 14 bits) fica tudo no próprio
monitor, aí a calibração pode ser compartilhada entre PC, PS3 e afins…
Tem isso tudo no P2314h e você vai ficar satisfeito…
Mas calibrar de verdade é mais do que ajustar brilho/contraste e tem que ser feito com hardware e software específico.