Fotos em JPEG

Pessoal, vontade de chorar… só quem é fotógrafo vai me entender…

Sexta-feira fui fotografar um parto domiciliar. Eu não cobrei, mas a mãe me autorizou a usar as imagens em meu portfólio.
Fui toda empolgada… fiquei quase dez horas na casa da cliente, registrei imagens lindíssimas e super emocionantes. Aí quando vou passar as fotos pro computador e começar a edição eu vejo que fotografei em JPEG em vez de RAW. Gente, não acredito que fiz isso… :aua: :aua: :aua:

Agora não dá pra fazer quase nada na edição… e várias fotos estão precisando de um ajuste de cores, exposição e um ajuste no ruído… Um trabalho que poderia ficar lindo, vai ficar meia boca… :no:

Foi só um desabafo mesmo…

Um exemplo:

https://farm4.staticflickr.com/3883/14538328864_d4df628c4e_z.jpg

_LIS0352 por Angelita Alves, no Flickr

Isso já aconteceu comigo também. A sorte é que foi somente para o meu uso amador. Mas foi justamente na festa de aniversário do meu filho de 2 anos há quase 2 anos atrás.

Putz, Angelita! Que droga, hein?? Também já tive o infortúnio de passar por essa situação, mas como disse o Tsouto, só como amadora mesmo. E realmente, a raiva é muita. Mas agora é tentar tratar o que der e bola para frente. Ficar sofrendo não vai mudar nada mesmo… E novas oportunidades surgirão. :slight_smile: Se serve de consolo, pelo menos comigo nunca mais aconteceu. Rs Agora uma das primeiras coisas que confiro na câmera após ligá-la é se está em Raw. Rs

Foi a primeira vez que saí pra fotografar com a câmera nova, acho que foi isso… e também a tensão do momento. Com certeza isso não vai acontecer mais!

Muito chato isso… acho que acontece ou já aconteceu com qualquer um… principalmente se vc tem outra pessoa que usa sua camera, ou utiliza ela para outros fins. Como minha esposa também mexe na câmera eu até tentei explicar pra ela o porque usar só RAW ate instalei no note dela um LR5 e o FastStone.

Estou tentando me acostumar a fazer um checklist assim que coloco a bateria na câmera… mas as vezes só vou lembrar disso lá pelo décimo click… :frowning:

Mas ainda dá para editar, não dá? Acho que perderá um pouco de qualidade por editar a partir do jpeg, mas é só abrir no photoshop ou mesmo lightroom. :ok:

Talvez não tenha todos os recursos também, mas dá pra fazer muita coisa ainda.

Angelita,
Como o 123_enic e o kokimoto disseram, nem tudo está perdido.

Você não terá todos os controles que teria com o RAW mas dá pra fazer bastante coisa. Não dá pra comparar o RAW com JPEG, mas bote a mão na massa e “bora” editar.

Acredite, você vai se surpreender com a quantidade de coisa que dá pra fazer ainda. Use o LR e o PS.

Abs,
Danilo

Peguei minha camera nova esses dias e a primeira config que eu mudei, antes de acertar o relógio, foi essa.

RAW sempre!

Abcs

Já passei por uma dessas também. Estava calibrando umas lentes manuais e como as fotos eram apenas para calibração, setei JPG. Quando terminei esqueci do RAW e fotografei o aniversário da minha mãe no outro dia em JPG.

Quando abri as fotos prá editar, alterar WB e ampliar latitude principalmente, tomei um susto. O WB consegui corrigir, o resto morreu.

De lá para cá, não seto mais JPG para nada.

Particularmente eu acho que deveria fotografar em JPG mesmo, por que a não ser que seja em casos extremos não tem por que uma foto em jpg não sair boa, logicamente é muito mais seguro trabalhar em Raw, te da tb muito mais margem pra erro, mas por conta disso vejo muita gente ja não mais se preocupando em fazer o balanço de branco na hora da foto, ou compensar a exposição e trabalhar tudo na hora do clic, preferem bater como da e depois veem isso, claro que cada um cada um, mas eu só mudaria de JPG pra Raw depois de ter fotografado muito e ja não depender mais dos ajustes de pós pra acertar uma foto… cai quase naquele mesmo papo de fotografar com filme, de vc pensar mais antes de fazer uma foto… mas essa é só a minha opinião :ok:

:clap:

Nem lembro que existe a possibilidade de JPEG :ok:

Foi com a D7100, né?

Uma das piores coisas que tem nela é que o atalho de ISO fica imediatamente em baixo do atalho para qualidade da foto. Eu também já alterei de RAW pra JPEG tentando alterar o ISO. Fique sempre atenta a isso.

Como comecei a fotografar mais seriamente há apenas um mês, ainda deixo a câmera em JPEG + RAW. Depois vou tratar o RAW no Lightroom, mas se não conseguir um resultado bom, acabo apelando pro JPEG da câmera mesmo :smiley:

Angelita, com o tempo você vai se acostumar a fazer uma “lista mental”, e naturalmente vai conferir tudo antes de começar a fotografar. Enquanto isso, não vejo problemas em fazer uma lista de verdade, imprime num papelzinho todos os itens que precisam ser verificados e plastifica. Ajuda demais e depois de pouquíssimo tempo você não vai mais precisar dela.

Mas a coisa não deve estar assim tão feia. Ou pelo menos não deveria. Se os JPEGs estão tão ruins a ponto de não conseguir salvar nada no tratamento, acredito que nem mesmo os RAW salvariam. Tenta abrir no LR e corrigir, acho que vai conseguir salvar muita coisa. Dei uma olhada rápida nas fotos do seu flickr e parecem boas.

Eu fotografo em RAW para tirar o máximo de qualidade possível mas, se quisesse, poderia muito bem entregar os JPEGs diretamente. Concordo com o Leo, o importante é tentar deixar a foto pronta na hora do clique, conseguir um JPEG o mais pronto possível. E aí usar o tratamento do RAW apenas como um ajuste fino mesmo.

Leonardo, estes dias estávamos discutindo sobre isso em um grupo do FB.

As vezes quer se passar de que a vantagem de fotografar em RAW é poder corrigir erros depois.

Eu não fotografo em RAW para isso. Fotografo em RAW porque quando fotografo paisagens, fotografo para a direita para obter o máximo possível de informação. Sei que a técnica é por vezes contestada, mas para mim tem proporcionado os resultados que procuro dentro das minhas limitações.

E costumo usar RAW em outras situações porque sei que apenas em uma pequena parcela de condições ideais a foto sai da câmera sem que nada possa ser melhorado. Muitas vezes o JPG já é bom, mas com um toquezinho, pode ficar ainda melhor. Por exemplo, estes dias estávamos falando sobre os resultados conseguidos aplicando-se diferentes tipos de aplicação de sharp e isso é uma coisa que vc só consegue fazer em pós.

Fotografo em RAW para extrair da câmera o máximo possível, a tolerância na correção de eventuais erros é um bônus.

Agora vc tem razão quando diz que existe uma grande parcela que pensa no RAW apenas como um suporte para resolução de problemas, e isso é ruim porquê nos faz esquecer da essência do processo fotográfico.

hahahaha! Foi exatamente isso! E nem percebi o que tava fazendo… o ambiente estava escuro demais, eu cheguei toda afobada na casa da cliente porque peguei um trânsito terrível, achei o bebê ia nascer antes de eu chegar lá.

Será que tem como travar esse botão no modo raw? Não achei essa opção no manual da máquina…

Angelita,
Pela foto de exemplo que vc deu dá pra fazer muita coisa na edição sim!
Não fique preocupada!
Talvez, algumas alterações na característica das cores não role, mas as fotos estão bem expostas, e o lightroom vai dar conta de reduzir o ruído no JPEG.
Eu, particularmente, uso muito o JPEG em eventos, Uma foto ou outra que precise de maior latitude, faço em raw! Mas aí é uma foto planejada, geralmente posada ou de ambiente. Agora pro registro mais jornalístico do evento (cerimônia, pista de dança) tudo no Jpeg. Eu usava muito raw, até tabalhar para um fotógrafo que só aceitava o JPEG. Como o Leonobox disse, passei um sufoco, me garantia muito no raw. A mente teve que muar para fotografar em JPEG, passei a setar as configurações na cam, bater branco (mais para cerimônia s/ flash), regular a edição de ruído, e até msm a regulagem do preset na cam. Hj faço até o p&b direto da cam, perdi a insegurança, e tenho arriscado mais, e principalmente, tendo maior velocidade no fluxo de trabalho!

Não estão tão ruins assim… tem muito foto bacana! Eu cuidei muito na hora de tirar as fotos. Levei uma luminária pra ajudar na luz, procurei fotometrar bem… mas como sou iniciante, o raw dá mais segurança, né?
Gostei da dica de fazer uma listinha… :ok: