Eu tenho a maior vontade de comprar um GPS para a minha Nikon, acho o maior barato poder guardar a localização exata de onde tirei a foto. Tenho vontade de sair para fotografar na região mas na semana seguinte não saberia onde fiz a foto hehehehe.
Até encontrei alguns tópicos aqui no forum, inclusive este aqui tem uma declaração excelente do Anderson sobre o GPS. Em fim, eu tenho vontade comprar, mas é caro, eu gostaria de mais informações a respeito.
1) Eu quero muito ver uma foto com o GPS gravado no exif, procurei no google, apareceu 1 milhão de fotos de aparelhos de GPS. No Flirck também não achei. Alguém pode me mostrar ou passar o link? Sei que o GPS fica embutido no Exif, e que não dá alteração na imagem. Mas eu queria ver uma de qualquer forma.
2) Se eu colocar uma foto com GPS no Flirck ele irá automaticamente marcar no mapa?
3) Quais são os outros sites que eu possa usar estas fotos e aproveitar a marcação do GPS?
4) Uma aplicação comercial que eu vejo para o GPS é para imobiliárias, podendo referenciar seus imóveis no Google maps quem sabe?
5) Que bom! Já existe um similar para o Nikon GP-1A GPS (U$279,99) o Promote GPS que custa só U$99,00. Este é o que eu encontrei, devem ter outros modelos por ai com outros preços. Se a única coisa que eles fizerem for só inserir os dados GPS no Exif, então…
Manoel, existem várias maneiras de colocar os dados do GPS além de comprar um aparelho dedicado para isso.
Se vc tem um celular com GPS, dá para fazer com o celular. O processo é relativamente simples, vc sincroniza o horário da câmera com o do celular, baixa algum app que faça log de gps, antes de sair para clicar dispara este aplicativo do celular e depois usa programas que leem os logs do gps e alteram o EXIF das fotos.
Dá um pouco mais de trabalho do que usar um GPS dedicado, mas em compensação, vc não gasta absolutamente nada já que tudo neste caso é free.
Eu fiz uma vez um tutorialzinho de como fazer isso usando o “Minhas Trilhas” e o pacote exiftool. Esta semana estou assoberbado de trabalho, mas se eu tiver um tempo e encontrar eu posto por aqui.
Bom, antes de mais nada, um detalhe técnico: GPS é o nome do sistema americano, tal como existe o GLONASS russo, o Beidou Chinês e o Galileo Europeu. Todos são “GNSS” (Global Navigation Satellite System). Portanto ao invés de se dizer “foto com gps” o certo seria dizer “foto com localização”, “foto com coordenadas” ou, usando o termo exato, “foto com geotag”. Se você procurar por “geotagged photo” provavelmente vai encontrar muitas.
Respondendo:
As coordenadas (longitude/latitude) são salvas na imagem da mesma forma que outras tags são armazenadas. Dentro da foto, no header, há uma tripeira de dados “chave/valor”. Resumindo, não muda nada na foto .
Sim
500px e Panoramio que eu me lembro de cabeça
Não vai ajudar muito. No cadastro do imóvel são adicionadas fotos. O relacionamento nos mapas é feito através do endereço cadastrado no imóvel (já montei um site assim).
Leve em conta que esses sistemas sempre drenam bateria da câmera.
Eu particularmente prefiro fazer algo como o AlexandreS sugeriu. Na realidade é o que sempre faço quando saio por aí, até porque sempre já estou com um receptor GPS (Garmin 60CSx) no carro nessas situações pois normalmente é trilha offroad. Eu não gosto muito de usar celular pois ele apresenta um certo erro, principalmente dentro do carro. O erro não é tão grande mas como trabalho com geoprocessamento acabo ficando mais chato com isso, rs.
Ahahah que massa! A maior que fiz até hoje foi de Blumenau até Paraíba pelo litoral e voltando por Minas. Mas com certeza foi menor que essa sua, e foi de carro, que é mais tranquilo.
“invejei” , rs
Kokimoto, sri_canesh, e o restante do pessoal, valeu pelas respostas!
Já comecei a ter uma visão bem mais ampla do que eu tinha imaginado do geotag! Inclusive que de repente, não preciso gastar um dinheirão para ter ele. Vou experimentar importar do celular.
Mas eu imaginava que uma foto com geotag, iria ter um mapinha pequinininho do lado, que você clicava dai abria ele grande, sei lá, algo meio assim… Pelo menos no flirck, pelo que eu ví, aparece na coluna de baixo, a data, nome da cidade, etc, então vc clica e abre o mapa. Achei tão chimfrim…
De acordo com o help, as fotos georeferenciadas, precisam ser importadas por uma página específica deles, ou colocado em separado. É isto mesmo? Automático então nada?
Vem cá, estes mapas gerados pelo Light Room é criado um mapa a parte? O registro da sua viagem ficou muito legal!!! A maior estrada que já fotografei foi daqui até acasa da sogra, na cidade vizinha a 30km, e olha que nem consegui tirar todas as fotos, acabou a bateria, hehehehehe.
Manoel, não uso o mapa do flickr, mas parece que ele mostra só o que você indicar mesmo. Mas as possibilidades são infinitas; só depende da criatividade, então é legal procurar outros sites e aplicativos.
O iPhone, por exemplo, agora também organiza as fotos por “Momentos”. É muito legal, pois ele usa as coordenadas e escreve o lugar onde as fotos foram tiradas:
Sobre o mapa do LR, ele mostra as fotos da sua galeria que têm coordenadas gravadas. Se você quiser, pode importar as rotas (tracks) gravadas pelo aparelho de GPS e sincronizar. Daí você pode clicar no mapa e visualizar as fotos. (Não sei se entendi bem a pergunta.) Olha como fica quando dá zoom:
Como ainda não tenho um GPS para a máquina… E agora preciso muito de me localizar, fui fazer uma trilha procurando pontos para tirar fotos noturnas na roça, mas não me lembro exatamente em que locais parei, e de noite na escuridão total vai ser difícil de parar nos mesmos locais que tem uma visão super ampla.
Em fim, estou precisando de um programinha destes que vocês comentaram para o meu celular que é Android. Vocês podem me indicar algum legal?
Baixei 3, “Minhas Trilhas”, “Wase” e “Map Factor”, mas em nenhum consegui marcar os pontos de parada, apenas gravou o caminho inteiro, isto não preciso, queria algo que montasse um mapinha cheio de bolinha dos pontos de parada, que nem o do Kokimoto.
Alguém ai tem uma dica de um aplicativo destes que seja capaz de gravar todo o caminho que eu percorri e também deixar indicado na trajetória os locais onde parei? Assim eu poderia voltar lá a noite e também passar depois as coordenadas para minhas fotos.
Veja se meu pensamento procede, ou se existe possibilidade de isto acontecer, já que eu não conheço nada de GPS ou de aplicativos.
Eu saio de casa, ligo o aplicativo de GPS, entro em uma estrada de chão, ou até mesmo na cidade que fosse, dai paro em 15 pontos diferentes para tirar fotos. “Eu queria” (mas não sei se ele faz) que o aplicativo marcasse naquele momento que parei, a posição de onde eu estava, meio assim que fazendo uma bolinha no trajeto. Então no meu penssamento, eu iria pegar o log do aplicativo, e em cada parada iria copiar os dados gps e colar nas fotos.
Bom, agora entre o que eu penssei e a realidade há diferenças…
O aplicativo de GPS vai marcar o local pela hora. Por isso a tua Camera tem que estar com o relógio ajustado pelo celular! O GPS na câmera vai marcar a sua foto pela coordenada que ele está lendo.
Acho que entendi a dúvida. Você está querendo, na verdade, um recurso que envolve só o programa de GPS. Precisa ver qual deles tem a opção de salvar o local onde você está.
No meu GPS da Garmin, tem esse recurso. Você aperta um botão na tela e salva o local.
Mas acho que o jeito mais fácil de marcar é tirar uma foto qualquer e depois sincronizar com os dados do track do GPS. Estou usando um programa chamado Geosetter além do LR, e estou gostando bem!
Achei mto util essas dicas.
No entanto gostaria de saber por que a Canon tem retirado o GPS de seus modelos mais recentes.
Tenho uma Powershot SX260 com GPS, fui ver os modelos mais recentes dessa linha e nenhum com GPS.
Não sou profissional, acho a qualidade dessa camera bem satisfatória. No entanto queria me atualizar.
Usar app no celular as vezes gasta bateria, se estiver em um local remoto pode ser complicado ficar sem celular.
Você já deu a resposta: ficar sem bateria é complicado, seja do celular ou da câmera. Eu particularmente gostaria muito que as câmeras se comportassem um pouco mais como celulares, que ficam com localização disponível o dia inteiro, com wifi, etc. Mas não é como os fabricantes pensam.
Então, minha melhor dica é levar bateria extra, se for extremamente importante não ficar sem bateria.