Com certeza é pelo gasto de bateria.
Tem alguns detalhes, por exemplo, se a câmera estiver desligada muito tempo, quando você ligar ela o receptor de GPS vai demorar para fazer o Time To First Fix , ou seja, se localizar onde está. Para resolver isso poderia-se deixar o GPS rodando direto mas isso consumiria muita bateria.
Esse problema não acontece com celulares pois eles contam com AGPS, ou seja, a antena mais próxima informa a sua posição facilitando o TTFF.
Uma coisa que você pode fazer em comprar um GPS Logger. É um aparelho pequeno e relativamente barato.
Baixe no celular o geotag photos… uso ele tem tempo já.
Voce configura o horário das câmeras com a mssma hora dele (às vezes saio com 3 cameras diferentes )… depois é só sair clicando com o celular no bolso e ele grava a rota…
Depois disso, basta importar a rota gpx criada por ele e sincronizar no lightroom…
Quando exportar as fotos elas terão o tag de gps, e aí quando fizer upload pra sites que pegam essas tags fica tudo automático
Quanto ao gasto de bateria no celular por causa disso considero irrisório. Bem pouco mesmo… Quando vou pra locais onde não vai ter sinal mesmo, coloco no modo de avião que o gps continua funcionando e não fica procurando torre. Meu celular ja durou 2 dias assim numa trilha sem recarregar.
Eh bom vc sincronizar antes, senão vai dar diferenca. A pé não eh muito, mas na hora em que entrar no carro, 1 minuto pode dar uns 2 km de diferença rs
O geotag photos grava pontos durante a trilha em intervalos pré determinados por você. A cada 15 segundos, 30, 1 minuto, etc…
Então, se a câmera tiver horário diferente do celular, pode ou não marcar o ponto errado na foto. Depende quão diferente está, da velocidade que voce se movimenta e do intervalo selecionado pra gravação dos pontos no celular
Sincronizar os 2 não tem galho não, só não sei se consigo deixar “identico”, vai dar diferença de alguns segundos.
Mas na prática, deve dar para fazer manual não é? Parei no ponto X para tirar fotos, dai bato uma foto com o celular, e outras 10 com a máquina, andei mais 500 metros e parei em outro lugar, tiro outra foto com o celular e tantas com a máquina, e por ai vai… Tendo cada foto no local das que tirei vai dar boa a sincronização não é?
Quem esqueceu de ajustar a hora da câmera depois pode fazer a compensação no programa que irá geotaggear as fotos, compensando o Offset.
Uma dica: uma opção para quem sai por aí caminhando ou pedalando para fazer fotos e registra sua atividade no Strava é depois baixar o GPX na página do Strava. Eu as vezes faço isso quando não carrego meu GPS junto.