Eu comprei no início do ano um Flash Yongnuo 568 para Nikon, e até então estava utilizando o flash com certa alegria.
Sempre achei estranho que a bateria sempre durava muito pouco. Eu fotografo festas infantis que duram geralmente 4 horas, e num período de 4 horas tiro em média 700 fotos, e nesse período eu gasto de 12 à 16 pilhas (Sony recarregável 2500 mah).
Acontece que esses dias o meu flash pifou, começou a sair cheiro de queimado e o sincronismo do flash com o click não estava bom, o flash saía mas a foto ficava escura. Enfim, levei para a assistência. Fiz uma cobertura de festa na semana passada e peguei emprestado o Yongnuo 460 de uma amiga, apesar de não ter ETTL eu gostei do flash e o que mais me espantou foi a durabilidade da bateria, usei apenas 8 pilhas sendo que troquei já no final da festa.
Agora, estou até desanimado de voltar para o Yongnuo 568 porque gasta demais. Estou até pensando em comprar um Flash Nikon, é legal? Tem algum flash que não vai me deixar na mão? Porque tanto o Yongnuo 568 como o 460, se você bater fotos seguidas, algumas intermediárias vão ficar escuras pq ele não recarrega rápido, mesmo as pilhas estando zeradas e acabado de serem trocadas…
Outra dúvida, não com relação ao flash, mas à camera (para evitar de criar outro tópico), quando eu faço vários cliques (exemplo: quando a criança vai assoprar a vela, eu faço vários disparos para captar um bem legal), acontece que na maioria das vezes a minha câmera fica pensando, e durante uns 20 segundos fico impossibilitado de bater novas fotos, acho que a câmera ainda está processando as imagens. Isso é coisa da câmera, ou do cartão de memória? Eu utilizo uma Nikon D610, e confesso que meu cartão de memória é um de 32GB bem vagabundo… Queria me livrar desse “problema” da camera dar essa travada pois é meio constrangedor…
Acredito que seja natural o 568 gastar mais pilha que o 460, afinal é bem mais potente.
Sobre o cartão de memória, se é vagabundo, troque-o imediatamente. Não só pela velocidade de gravação, mas principalmente pela confiabilidade.
CAra, um flash em TTL é muito mais gastão de pilha que um manual. Isso é fato.
Agora, pra usar 16 pilhas num aniversário infantil, caraca. O correto seria arranjar um outro flash igual ao seu, e testar, pra ver se não é sua forma de fotografar.
Fotos sequenciais, iso baixo, etc, tudo isso influencia na durabilidade das pilhas.
Sobre o cartão, o Leo P já disse tudo. Se seu cartão é chinezinho, troca logo pra evitar a fadiga.
Escolha um de velocidade mais rápida, aí ele não trava tanto assim. 20 segundos é uma eternidade, a não ser que vc faça um ratatatá com 50 fotos, aeuaheuaheaueah
KKKKKKKKKKKKKKKK
Sobre o ratata, talvez seja umas 10 fotos, é só na hora do assoprar velinha… o foda é que as vezes, quando a camera “trava”, logo após o assoprar de velas os pais já se preparam para a foto, e umas 2 ou 3 festas recentes fiquei mo sem graça pq não saía foto de jeito nenhum, só depois desses segundos aí…
Sobre testar outro flash igual… não conheço muitos fotógrafos por aqui, e os que conheço sei que não usam esse mesmo…
Bom, geralmente utilizo ISO 640 para fotografar mesmo com o Flash - o fundo fica mais bonito. abertura vario bastante, mas geralmente fica em torno de 4 à 5.6, mesmo tendo lente 2.8, não curto muito desfoque. Uso velocidade aproximada 320 para as fotos em geral, criança é foda, corre pra caraio e pula e vai pra lá e pra cá…
Ah, então, eu tenho 3 cartões de memória né, 2x32gb (meio vagabundo) e um 8gb desses da hora…, geralmente deixo o de 8gb no slot 1 e quando chega no parabéns ele já esgotou, se eu colocar o de 32gb no slot 1 ele nem vai esgotar até o final da festa. Todas as festas quando chega o parabéns já to utilizando o slot 2, o cartão vagabundo… boa idéia, vou testar colocar o cartão “bom” de 8gb na hora do parabéns… vamos ver se melhora.
Po, mas beleza, suponhamos que o flash seja de fato gastão, se ele fosse só gastão beleza, já tenho as 16 pilhas mesmo, tudo bem. Mas acho muito estranho o fato de não conseguir fotografar em sequencia “rápida” 5 fotos apenas sem que o flash pare na segunda pq tá recarregando (com pilhas 100% carregadas!!!), é normal isso? Nunca tive experiencia com outros flashes.
Tem que olhar a potencia que está usando também no flash. Quanto mais potente menor será a duração. Quando eu tinha um geralmente fotografava em de 1/16 a 1/32. Como precisaria de uma sequência, preferia subir o ISO um pouco mais e diminuir a potência do flash para conseguir mais disparos.
O que me incomodava no yongnuo era o tempo de reciclagem, com pilhas alcalina era quase 4 segundos em, disparo 1/1.
Outra dica que eu dou, se não atrapalhar a cena. Pega um par de rádio flash yn622n e um yn622n-tx e compra mais um flash, podendo usar dois, um de cada lado ou como preferir e assim poder diminuir a potencia deles para preencher a cena com 2 flash.
Ou então investir em um SB-5000 que parece que é o flash justamente para dar muitos disparos sem reciclagem.
Eu tenho um 568II que uso com minha 5D e faço 300 fotos em média num aniversário com um jogo de pilhas apenas (e outro alcalina na mochila sempre) e ainda dá pra brincar um bom tempo em casa com elas, Suponho que de umas 500 fotos até ela começar a pedir carga :ponder: .
Não acho que seja preciso bancar o Rambo e largar a metralhadora na hora da velinha, faço bastante fotos, mas não sento o dedo e pego boas fotos. E pode crer o que está travando sua câmera é o cartão que demora a gravar as imagens troca logo antes que de M.
Outra…para ambiente interno 5.6 é muito fechado (a não ser pra lente de kit que não há o que fazer) 320 de velocidade é muito alto, fora que já é HSS no 568 (come pilha), o TTL dispara sempre em carga máxima, ta explicado pq seu flash ta igual a um V8.
Ambiente interno já seto o ISO em 800 (variando até 1600 em casos extremos, a 5D antiga se sai muito bem), abertura varia de 2 até 4 (lente 1.4/1.8), velocidade 160/200 quando dá, até no mínimo 80 (geralmente 125) e da resultados ótimos com um jogo de pilhas apenas, o flash carrega rápido e ainda não me deixou na mão esperando ele recarregar, cara já fiz 6 fotos sequenciais e o flash tava prontinho pra 7ª :shock: :shock:.
Não pode ter medo do ISO, ainda mais você com uma baita câmera dessas.
O problema não está no seu flash, você que está usando ele no limite. :ponder:
Rapaz, vou na contramão de alguns comentário… troque as pilhas. Sério! rs
Eu usei essas pilhas por algum tempo e não gostei. Depois, guarde um dinheiro e compre umas pilhas panasonic eneloop e faça um teste com elas.
Velocidade de 1/320 muito provavelmente já é acima da velocidade de sincronismo. Deve estar usando HSS e nesse caso vc não está usando flash, está praticamente usando luz contínua
Se for isso mesmo, é isso que está matando as pilhas. Flash usado em alto sincronismo continuamente detona um jogo de pilhas rapidamente, além de aquecer bastante.
Limite a velocidade a 1/200, no máximo (e mesmo assim já acho bastante…)
Vou dar uma lida e rever alguns conceitos, mas restou uma dúvida… não da pra eu ficar com velocidade 200 e nem 250 durante a brincadeira da criançada… quando é foto posada eu até baixo pra 125 a velocidade, mas uma criança deslizando numa tirolesa, ou pulando num pula pula, ou descendo um escorregador grande, ou caindo do tombo legal, velocidade 200 sairia borrado, 250 também… de resto, vou testar para as fotos em geral, fora desses brinquedos, velocidade mais baixa.
Não sou um grande fotógrafo, mas já fotografei muito aniversário infantil e fotografo alguns ainda hoje.
Sempre usei abaixo (mais lento) que 1/200 para fotografar as crianças no aniversário, seja no pula pula, no escorrega… Como foi comentado anteriormente, o flash congela o movimento. Trava a velocidade em 1/160 ou 1/180, dispara o flash e fique tranquilo com um jogo de pilhas durante todo o aniversário. Fuja do HSS.
Pois eu vou discordar de você! Tenho 3 (2 série ouro e 1 série prata) jogos (4) AA e 1 (4) AAA dessas e são excelentes. Já fiz casamentos e aniversários sem necessidade de troca. A série prata é mais fraquinha mas ainda assim muito boa!
Mano, longe de mim querer ensinar você a trabalhar, mas cara, desse jeito, pode ligar seu flash na tomada que ele vai pipocar, rsrsrsrs…
E outra, essa molecada que você tá fotografando, são filhos do Usain Bolt?
Pode baixar isso aí, mano, o flash congela o assunto, não vai borrar não. A não ser que a tirolesa seja puxada por um Fórmula 1, rsrsrs
Mano, a culpa aqui não é das pilhas!
Eu tenho Sony desde 2012, e funcionando bem. O problema das Sony é a falsificação. Isso que ferra. O Mercado Livre tá infestado de pilha lixosa, com a marca Sony.
Aí complica.
As Eneloop são afuderosas, as melhores do mercado. Mas isso não significa que a Sony seja ruim. Eu uso as Sony, em casamentos, formaturas, etc. Fiz uma colação de grau, 650 formandos, quase duas mil fotos, com dois jogos de pilha, em TTL.
De fato o problema aqui é o HSS que detona a carga das pilhas.
Mas não tive sorte com as pilhas sony (modelo prata). As minhas parecem que não carregam completamente. Sei lá, estranho. Mas, como disse, pode ter sido um lote ruim.
Amigo, não sei de onde vc é, mas o povo de SP/RJ em geral sofre com as Sony. Muita falsificação, pqp… Principalmente se comprar pelo Mercado Livre, aí só por Deus.
Eu comprei as minhas no Paraguai, na Mega Eletrônicos. Paguei na época, U$ 12,00 pelos jogos prata de 2500 mAh e U$18,00 nos kits brancos de 2000 com carregador simples.
Até hoje ainda estão funcionando. Lógico, perderam um pouco da capacidade, mas estão decentes até hoje.