Editar ou não a foto?

Tenho me perguntado sobre editar ou nao as fotos, as minhas nao edito, o que sai na hora que tiro a foto eh a que fica.

Claro que se estivermos tirando foto profissionalmente, ai eh uma discucao completamente diferente

Mas sendo fotografo amador, eu gosto de tirar a foto e deixa-la sem editar, as vezes fico um bom tempo tentando achar o contraste certo na mesma foto, tirando varias de um mesmo angulo ou objeto.

Qual seria a opniao de voces com relacao a edicao?

Editar ou nao as fotos? :ponder:

É coisa do demo! :wink: :hysterical:

Posso estar falando besteira…
mas acho que uma produção artística nunca termina… amanhã você pode olhar para determinada imagem e achar que ela ficaria linha p&b, ou que um crop de apenas um detalhe ampliado ficaria demais…não vejo problema nisso

só acho que não deve se expor como fotografia… mas como arte digital.

por ser uma Arte acho que a fotografia permite essas coisas.

abraços

Seja pragmático, o que vale é o resultado final. Se a foto ficou boa o suficiente, não edite. Se achar que ela precisa de um leve tapinha no visual, vá lá.

Só não utilize esses argumentos meio loucos tipo “Bah, eu não edito a minha foto porque eu acredito que a imagem crua captura a essência do momento e os constructos sociais e antropólogicos da imagem não condizem com o que Platão disse bláblábláblá não existia Photoshop na época do Bresson e o espírito do Sebastião Salgado vive na minha câmera, etc etc etc…”

Tratamentos de contraste, cores, etc fazem parte das técnicas fotográficas desde sempre.

Retirada de objetos, crops corretivos, etc, isso eu não faço porque minha atenção à feitura da foto no click ficaria prejudicada. mas edição de contrastes é outra parada, é simplesmente não achar que as configurações feitas pelos engenheiros das fábricas são perfeitas.

eu edito, sem remorso algum… :smiley: :smiley:

… mesmo porque quando se fotografa em raw é praticamente obrigatório que haja correções de cor, brilho, contraste, etc… Não sou muito fã de crop e manipulação tipo montagem, os demais tratamentos (cor, brilho, nitidez, saturação, vinhetas, etc…) eu uso frequentemente nas minhas fotos.

Para apaziguar a sua consciência. :smiley:
Fiz agora pouco…

Antes

http://img522.imageshack.us/img522/2043/seemerollindognd6.th.jpg

O cabra queria algo “artístico”, então mandei

http://img442.imageshack.us/img442/3833/seemerollindog2ou7.th.jpg

Gostei da colocacao do Renato como Arte Digital, acho que eh uma leitura interessante.

Eu tento selcionar na maquina para ela tirar automatico a foto com 01/02 pontos a mais e a menos de exposicao… acabo tirando 3 fotos da mesma coisa quase sempre mas…

Peace…

Veja esse vídeo, caso já não tenha visto, e tire suas conclusões.

http://br.youtube.com/watch?v=u7u_y-__62w

Abs.

Noel Thomas

Fotografia é uma coisa, arte digital é outra. A arte digital pode ter a fotografia como INSUMO, mas seus problemas fundamentais são de ordem distinta dos problemas fundamentais da fotografia. Trato minha fotos como fotografias, não como arte digital.

Antes (o dynamic range da A300 deu pro gasto…)

http://img301.imageshack.us/img301/3562/bokehhv6.th.jpg

Brincando com DOF

http://img505.imageshack.us/img505/9484/bokehzd8.th.jpg

Concordo Ivan…

Eu me lembro que quando fiz o curso de fotografia, as máquinas digitais estavam começando a se tornar acessíveis a maioria dos fotógrafos. E nascia uma discução: o fato de poder ver a foto na hora, no visor da camera e se necessário poder apagá-la destreinaria o olhar do fotógrafo? já que um dos diferênciais dos fotógrafos analógicos era o olhar apurado (uma vez que os processos eram caros).

o tempo mostrou que não… a busca pela excelência fez com que bons fotógrafos continuassem a treinar o olhar e a tirar otimas fotos com o equipamento digital.

acredito que a tecnologia, assim como ajudou nas maquinas digitais, pode ajudar na pós produção. Como por exemplo: você tira a foto de uma pessoa e na hora se preocupou com tudo (enquadramento, composição, iluminação) depois no pós vc observa que o olhar daquela pessoa te diz muito mais que o resto…não vejo problemas em cropar a imagem para realçar aquele olhar… eu não descartaria a imagem pura e simplesmente…

O que não acredito e não acho certo é: não ter a mínima preocupação na hora de capturar a imagem e depois corrigir tudo …(eliminar objetos, ou inserir objetos…a menos que o job peça isso, como é o caso do pictus)

abraços

que atire a primeira camera quem nunca editou uma foto

eu nao tenho o menor pudor em editar fotos pra torna-las ainda melhores ou pra corrigir erros bestas do dia a dia como um fio no canto… corrigir o horizonte… ajuste de curves…contraste…

o que eu nao gosto muito é magica, como rejuvenescer via photoshop 30 anos, fazer perder 30 kg na foto… pq acho que uma coisa é vc corrigir uma foto…acabar com uma cicatriz , retocar os labios…ate ai tudo bem…

mas vai de cada um… a sua fotografia é algo pessoal seu, se vc acha que ta bom como ta…parabens e seja feliz, mas nao ha nada de errado com uma edicao leve…

mas o importante é que muita gente se sente …como vou explicar…“incomodada” com o photoshop ou edicoes em geral…nao sei se por nao saber usar ou por achar que todos que usam fazem cirurgias plasticas nas pessoas fotografadas…

Já fiz retratos encomendados onde retoquei mais pesado e o/a cliente AMOUUUUUU.
Fez bem para a pessoa ver-se bem na foto, por mais que seja , digamos, meio afastada da realidade.

Como diz a música, “if it makes you happy, it can’t be that bad” !!! :wink:

Há casos e há casos. Bom senso tb nunca é demais.

eu fotografo por diversão , ai posso me dar o luxo de não editar nada , só assinar a acabou

mas se fotografasse profissionalmente e o cliente me pedisse q colocasse uma vaca rosa chock e um cahorro azul com bolinhas verdes limão no meio da foto tava colocado , o cliente tem sempre a razão (e o dinheiro)

o incomodar com o photoshop , desculpem e sem ofender ninguem , mas é q é meio q uma “trapaça” na fotografia , assim: o cara não conseguiu fazer a foto no lugar do jeito q queria ai chegou em casa sentou no computador e deu um jeito. desculpem mas acho q o sentimento é esse. por mais existiam “truques” de revelação é como se o photoshop deixasse “facil demais”.

mas se deixar claro foto crua - foi assim q saiu da maquina e foto editada - rolou o photoshop. acho q não tem birra nenhuma , é só diferenciar o cru do editado. e mesmo assim só qdo a foto não é trampo , se é trampo vale tudo pra chegar no resultado q o cliente quer (e cobrar cada etapa, claro)

Olá a todos…
Acho que o mais importante não é editar ou não as fotos… o que não concordo eh com uma certa preguiça de alguns… ex. fotografou viu no visou q a foto não ficou boa… muito escura ou muito clara e ai o figura simplismente fala… “Deixa arrumo no PS” isso não dá. Acho q o fotografo tem de fazer o melhor clik possivel mas se depois disso ele ainda acha que pode melhorar mudar um pouco a saturação ou um DOF… vai lá sem problemas… Mesmo porque puxar iso, usar quimicos para alterar cores fazer ampliações… e muito mais. Isso não seria editar?
Vou citar uma frase de um fotografo famoso q li certa vez em uma revista ou livro não me lembro e tb não me lembro o nome do fotografo.
“se na minha epoca tivesse Digital ou Photoshpo não precisaria ficar tanto tempo exposto a quimicos cancerigenos”(vou procurar o dono da frase e depois posto)
Abraços…

No início eu também era meio “purista” mesmo…
Depois me lembrei que programas de edição fazem a mesma coisa (quer dizer, fazem muito mais) que se fazia em laboratórios.

Eu mesmo já fiz! E tinha me esquecido disso…
Fazia crop, “queimava” ou protegia áreas, fazia viragens, distorções inclinando o marginador, aplicava vinhetas, corrigia erros de exposição na hora da ampliação, etc, etc.

Agora penso como a maioria: editar uma foto para aplicar correções ou melhoramentos é totalmente válido.
Já modificar radicalmente uma foto, tornando-a um clone surreal da original, a insere no campo de “trabalho artístico” ou coisa parecida, não menos interessante, porém distinto da edição que objetiva apenas o seu melhoramento.

1. Fotografar
  2. Passar para o pc
  3. Adobe Bridge, para dar uma olhada geral nos RAWs, deletar alguma foto que tenha ficado ruim, e renomear as fotos para o formato YYMMDDxx.
  4. Lightroon. Exporto na resolução máxima em 300 dpi, mas em Jpg mesmo.
  5. Photoshop para dar um crop se necessário. (Se for “evento”, procuro sempre enquadrar um pouco mais aberto, deixando margens sobrando), escolho o tamanho que eu quero o arquivo final e jogo em outra pasta, tipo: “Jpg 10x15cm” em 300dpi, já dando um Smart Sharpen.
  6. Com o Fast Stone Image Viewer, Reduzo o tamanho para 800 pixels no lado maior em 72 dpi coloco assinatura e moldura…

Enfim, não sou profissional, apenas faço bicos bem raramente. Acho que o PS faz parte da fotografia. Mas, tenho notado que comparado com um ano atrás, ou dois anos atrás, tenho que “consertar” menos a foto no computador, tanto em termo de exposição errada, qto de crop… acho que isso é bom… :slight_smile:

O cara da foto tem 100 anos…
Uma foto registro sem recurso e o único objeto de interesse na foto é o cidadão,
via PS ganhou um refletor e uma lente “Zeiss” :assobi:

http://img296.imageshack.us/img296/1566/rachelfostermw6.th.jpg

http://img296.imageshack.us/images/thpix.gif