A melhor substituta das baterias de mercúrio que eu encontrei em minhas pesquisas é a bateria de silver-oxide (óxido de prata). O problema é que ela tem 1,6V (se eu bem me lembro), então o jeito é comprar o adaptador de um holandês pelo mail [email protected]. Ele manda da Holanda por carta, chega rápido e custa 16 euros com frete incluso. O adaptador dele corrige a diferença de voltagem.
Depois, a batalha é achar baterias de óxido de prata, indicadas para relógios, calculadoras e instrumentos de precisão. A maioria das lojas só vende as alcalinas comuns de 1,5V (LR44) que deixam a fotometria inconsistente ao longo do ciclo de vida. Eu comprei as minhas (marca Eveready, modelo 357) na Casa das Pulseiras em Porto Alegre. Lojas que vendam relógios caros ou equipamentos médicos/odontológicos talvez tenham.
As zinc-air também são uma saída, porém pelo que eu li possuem baixa autonomia, mas proporcionam uma fotometria com confiabilidade similar às baterias de mercúrio. Também requerem adaptador (sem correção de voltagem).
Obrigado Guto.
Em relação ao LInk do manual, foi graças a ele que consegui colocar o filme.rsrsrs
Vou fotografar mais tarde e posto as fotos, inclusive da " adaptação " da bateria.
Abraço
O fotometro está perfeito, sim, não precisei fazer nenhuma compensação , vendo depois as ampliações. Vou falar com o Elizeu, te passo o tel e o endereço, vc é do Rio? se for, fica fácil.
abcs
No caso das câmeras que usam a bateria de 1.35V de mercúrio, o mais fácil é usar uma de óxido de prata de 1.55V, como uma SR44 e colocar um resistor em série (na verdade um resistor variável) com a bateria e ajustar para que o valor entregue ao fotômetro seja de 1.35V. É claro que isso só pode ser feito por um técnico ou por quem tenha experiência. Funciona bem, e era assim que eu usaba a minha OM-1N. Pode-se até usar elcalinas de 1.5V mas o problema é que as alcalinas tem uma curva de descarga muito irregular, e depois de um tempo vai perder a calibração. Isto não acontece com as de óxido de prata nem com as de mercúrio.
Não é legal usar alcalina diretamente. Nas 1as OM1 que tinham um galvanômetro mais sensível, isso sem pre foi motivo de queima/dano no mesmo.
Já tive uma OM1 e a pior coisa que eu poderia ter feito foi ter vendido.
Estava linda, sem marcas, super conservada. O problema agora é achar outra igual !
Saudades da minha !!!
Eu tenho duas que não vendo. Uma muito novinha. No ebay vc encontra algumas bem conservadas. Aqui é mais difícil mas com sorte também se consegue. Tenho um amigo que está vendendo uma. Dê uma olhada na sala dos classificados.
Uma pena eu ter excluído algumas fotos. Minha conta no imageshack tava lotada e tive que faxinar lá.
Li que vc tá com uma OM10. Aproveite. Vc vai gostar.
Abs.
Tenho um balaio de OMs.
Repetidas tenho OMs 10.
Caso alguém se interesse por TROCAS ( não vendo ) é só me mandar mp.
Todas as minhas OMs foram revisadas no Morsani BH e estão funcionando perfeitamente, além de uma estética muito boa.
São jóias raras e estão muito contentes com o tratamento que lhes dispenso.
Tem alguma zuiko 55mm 1.2 no seu balaio? Repetidas só tenho a Zuiko 50mm 1.4 (4 unidades). 2 são novas, 1 bem conservada e uma velhinha. OM1 tenho dois corpos. Uma nota 9 e outra nota 7. Tenho uma pancada de acessórios originais OM. Tubos extensores, cabo disparador e outras tralhas. Meu set atual: 28mm f2.8, 50mm f1.4, 50mm f1.8, 50mm f3.5 macro, 135mm f3.5, 135mm f2.8, 200mm f4. Já tive a oportunidade uma vez de comprar a 55mm 1.2 mas deixei escapar. Agora tá difícil encontrar.