Sombrinha ou Softbox para foto em grupo?

Olá pessoal, tenho um projeto de tirar algumas fotos de pequenos grupos de pessoas (entre 5 e 10) em ambiente interno e gostaria de saber qual difusor seria melhor para mim.

Pretendo montar 2 fontes de luz a 45º, uma em cada lado.

Estou na dúvida se ponho 2 sombrinhas rebatedoras brancas (95cm) ou se uso 2 octabox (120cm).

Já li que para fotos em grupo as sombrinhas são bem indicadas, mas tendo em vista que o octabox é maior que a própria sombrinha, ele não traria um resultado tão bom ou melhor?

Você quer muita luz no ambiente ou uma fonte de luz mais concentrada no assunto?
Sombrinha espalha luz pra todo lado, o octa vai deixar mais controlado.

No mais, não sou fã de duas fontes em 45° opostos. Da pra iluminar um grupo com apenas uma sem problemas e o resultado fica melhor na minha opinião. Pra não ficar estourado em quem fica mais próximo da luz, basta você estudar a distância correta pra luz e mirar ela na pessoa mais distante, fazendo assim que a pessoa mais proxima não receba uma area muito grande da luz e a ultima pessoa receba toda a area de luz. Acho mais fácil fazer isso com uma softbox pois você pode usar as paredes dela pra limitar a luz nas pessoas mais próximas. Assim você poderia usar a outra luz pra fazer uma contra luz, seguindo a mesma lógica que expliquei.

Custo x beneficio = sombrinhas, duram e são baratas…

Sim.

Eu iria de sombrinha difusora, mas tbm poderia ser sombrinha rebatedoras. Existem rebatedora branca, prata, douradas, meio prata/dourada…

Se a sala é fechada, pé direito baixo normal de até 3 m de altura, ou com paredes bem próximas, pode sofrer a influência da cor das paredes, é ai, teria uma equação que vc preci resolver para não influenciar na pele das pessoas. Até o softbox poderia serser útil.

O problema do softbox e do octobox é que eles são muito grandes. Depende do tipo de evento, atrapalha demais. A sombrinha é bem mais compacta e discreta. Além de ser mais fácil e rápido de montar e transportar. Se for ambiente interno, não tem problema (em externo sempre corre o risco dela cair ao primeiro vento).

A questão da Sombrinha rebatedora para o octa é que vc vai ter uma luz mais suave e controlada com o octa, oq não quer dizer que necessáriamente seja melhor, e sim que essa seria a característica com o modificador… com a sombrinha vc aumenta o tamanho da sua fonte de luz, oq contribui para que ela fique mais suave tb :slight_smile:

Acho que vc tem que analizar a situação (briefing, ambiente, logistica…) pra decidir oq vai ser melhor pra foto que vc busca… para externas eu tenho usado muito sombrinhas de 155cm e 180cm com difusor :wub: