queria iniciar alguns timelapses de longa duração tipo 12 horas ou mais e gostaria de obter indicações das melhores soluções para energia em externa, que seja pratico e possível utilizar externamente com um power bank de 20 ou 30 000 amp… Utilizo atualmente uma EOS R, talvez migre para EOS R6 II ou EOS R5 então gostaria de algo que pudesse ser utilizado nestas câmeras. Agradeço desde ja qualquer informação que ajude nesta questão.
Muito obrigado amigo, eu até tinha visto este produto mas tinha certeza se serviria com baterias da EOS R ( LP-E6N e com as novas baterias utilizadas na EOS R6 II e EOS R5).
Eu estava escrevendo outra resposta, mas resolvi pesquisar a tal bateria dummy. Ela não é tão “dummy” (boba, avoada) assim. Já vem com um chip interno que negocia a voltagem com a bateria que segue o padrão QC e/ou USB-PD. Sem o tal chip, o banco de bateria só fornece 5V. De qualquer forma eu estava considerando algo bem mais simples, que pode ser usado até com bateria de carro. A minha, por acaso, é inteligente, mas uma bateria “dummy” de verdade tem maior capacidade e maior eficiência pelo mesmo preço.
EDIT: Isso aqui é uma bateria dummy: a bateria é um mero condutor de eletricidade pros contatos da câmera. Nesse caso, tem-se que fornecer a voltagem correta. Entre 8.4 e 7.5V, pra indicador de bateria cheia e vazia, respectivamente.
Eu tenho uma dessas também. Pra alimentar meu telescópio por 8 horas, preciso dessa aí (o modelo básico, EB3A) alimentado pela Jackery que eu citei acima. Quando acaba a energia da Jackery (leva cerca de 2 horas), a Bluetti tá a 100% pra continuar a noite (por mais umas 6 horas).
Sobre a R5 em específico. Para manter a câmera energizada via USB-C tem de ter uma bateria na câmera para permitir que a mesma ligue e negocie as valores de tensão e corrente com a fonte de energia e essa tem de ser compatível com USB C PD de no mínimo 27W.
Logo um carregador de parede ou powerbank: USB C PD de no mínimo 27W.
Eu uso a R5 como webcam e a conecto através de um carregador de parede, USB C PD 30W. Já tive reunião online de mais de 3 horas e sem problema com energia. Todas as minhas baterias são do modelo LP-E6NH. Nesse caso não existe carga da bateria e inclusive já observei um pouco de consumo na bateria. Se for usar por um período de tempo logo é bom começar com uma bateria 100% carregada.
E use um cabo USB C de qualidade que atenda a especificação de 30W.
Já testei com um carregador de parede USB C PD Anker de 30W e um da Ugreen de 65W.
Para o caso do powerbank o que não sei dimensionar é se 20000 mAh ou 30000 mAh irão garantir as 12 horas ou mais que você precisa.
observações:
para baterias LP-E6NH e LP-E6N é possível carregar a bateria na câmera (com a mesma desligada) e para isso precisa de USB C PD de no mínimo 15W.
Para ter a câmera ligada e continuar usando a câmera tem de ser 27W para cima.
Eu não sei qual é a especificação de potencia para a EOS R, R6 e R6mkII. Mas provavelmente qualquer carregador ou powebank USB C PD com mais de 30W será adequado.
Obrigado pela dica amigo, eu ja tinha visto …É uma boa solução mas é muito cara, pesada e ocupa muito espaço, costumo sair de moto, mal tenho espaço para a parafernália de equipamentos que ja tenho, imagine carregar um trambolho destes, estou tentando ver algo que me dê energia para uma ou duas câmeras, que seja pratico, leve e que possa alimentar uma eos R, EOS R6II ou a eos R5 ( estas duas ultimas estão em projeto), entre 12 e 24 horas…
To ficando confuso rss Resumindo, se eu comprar um carregador destes chineses de 50000 amh com cabo usb-c PD vou conseguir ter energia por 12 horas, comprando aquele adaptador tipo bateria falsa, se entendi direito é isso que tenho que comprar ? Mas acho que este só funciona internamente ou seja, com power bank não vi ligação.
https://i.ibb.co/wMS7B4V/Captura-de-tela-2024-06-08-153910.png