Nikon Coolpix L820 ou Canon PowerShot SX510 HS

CHDK!!! O corretor do Android atrapalhou… Rsrs

Dei uma procurada e achei esse CHDK muito interessante, dá pra desbloquear várias funções da câmera…
Mas eu estou inseguro sobre uma questão, a câmera vem bloqueada por qual motivo?

1)As funções estão bloqueadas pois se usadas de maneira incorreta podem danificar o hardware.
2)usa-se um o mesmo chipset para vários modelos de câmera e bloqueia-se as funções das câmeras mais baratas. (Bem provável que isso aconteça, pois é mais barato produzir em massa)
3)ambas

Eu tenho medo de, por exemplo, liberar a abertura do diafragma em zoom e danificar algo. Eu percebi que a abertura máxima do diafragma, quando o zoom está ativado, diminui.
Pode acontecer de danificar algo?

Claro que não é aconselhável usar specs muito além do trivial, a não ser que saiba bem o que está fazendo. O CHDK é uma ótima ferramenta nas mãos de quem sabe usar. Sobre os limites, muitas coisas são por conta de convenções. Por exemplo, limite de 30 mim de vídeo é para reduzir impostos sobre câmeras. Pois se passar desse limite, ela seria caracterizada como filmadora filmados.

Já instalei o CHDK na minha Canon SX240HS e usei por um bom tempo.
O interessante é liberar a gravação em RAW, acrescentar um intervalômetro, histograma ao vivo.
Quanto a abertura, no zoom máximo, o CHDK não libera a abertura maior. O CHDK faz a abertura fechar mais, se não me engano, chega a f/16 (na SX240HS fecha no máximo até f/8.)

Deixei de usar pq o que me interessava mais era a gravação em RAW e agora tenho uma câmera que grava RAW de forma nativa.