Esse monitor LG: Monitor LED LG 21,5" 22EA53T IPS Está com preço excelente na Fast Shop, 375 reais + frete
Os LG usam PWM de baixíssima frequência, 130 Hz… :no:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=90166.0
Pictus, o Dell U2414H é um monitor aconselhável para trabalhar edição de fotografias com o LR e PS? Estou pensando em adquirir um modelo desse pra usar pra esse fim!
Kbg, esse aí está entre os indicados
KGB, além do tópico inteiro ser exclusivamente para este fim, estamos há 2 semanas pelo menos discutindo este assunto, inclusive citando especificamente o monitor que você citou. Eu mesmo acabei de comprar um. Você leu o tópico inteiro?
Cara ler eu li e pude tirar algumas conclusões! No entanto, talvez, devesse expressar melhor minha dúvida em relação a esse modelo. A questão que me incomoda agora é se o fato desse modelo ter o gamut sRGB, enquanto outros modelos tem o gamut adobeRGB, seria ou geraria uma relevante importância no tratamento das fotografias? Também levando em consideração o fato da calibração ser limitada a 8bits, como isso impacta nas edição? Se impacta?
Depende da saída…
Para WEB ou mini Lab vai ser sRGB(standard gamut) e para fine Art ou alguma impressora bombada, com certeza melhor monitor wide gamut.
Óbvio que a calibração em 14-bits é melhor do que em 8-bits e o monitor wide gamut cobre 100% do sRGB enquanto o standard(P2414H)
± 87%, a perda na calibração(D65/gamma 2.2) com os Dell modernos é pequena mesmo em 8-bits.
Mas já viu quanto vai custar um Dell U2413+i1Display Pro?
Muito obrigado pela ajuda Pictus. Pelos valores é realmente inviável no momento adiquirir esse pacote mais Pro. Valeu a força e os esclarecimentos
Apenas registrando o meu agradecimento ao Pictus por disponibilizar tanta informação neste tópico.
O meu monitor dell chegou na segunda-feira, mas só pude testá-lo hoje. Estou gostando muito.
Em breve irei procurar uma calibração pra ele.
após ler este tópico resolvi comprar um monitor dell. Só fiquei com uma dúvida. A diferença do P2314h para o p2414h é realmente apenas 0.8 polegadas? Pois não ache q vale a pena pagar mais caro só por isso. Ou tem alguma outra diferença técnica que eu não vi no site ou deixei passar aqui no tópico?
Agora esperando uma promoção da dell, se alguém souber posta aí por favor.
Até onde eu sei, é só o tamanho.
muito obrigado pela resposta e pelo tópico, muita informação e de qualidade…
me decidi então, vai de p2314h…
Valeu mesmo.
Colegas do fórum
Acabei de comprar uma Panasonic LX7 e estou começando a fotografar em raw. A câmera é ótima e excede minhas expectativas, mas vejo que há muita diferença de cores entre o LCD da câmera e o que vejo no monitor, que é de painel TN, fora que tenho achado meio difícil saber qual é “a cor da cor”, já que basta eu me inclinar um pouco e a cor que vejo já muda. Como além de edição de imagens, o monitor terá propósito multimídia, gostaria de uma sugestão: seria melhor investir num calibrador (pra ver se resolve essas diferenças de cor) ou trocar o monitor para um LG de 27" (que está mais ou menos no mesmo preço do Dell P2314H).
Sobre a frequência PWM dos monitores IPS da LG, li a respeito no TFT Central, até mesmo fiz um teste conforme indicado neste artigo (http://www.tftcentral.co.uk/articles/pulse_width_modulation.htm), mas não consegui descobrir a frequência de meu atual monitor para usar como parâmetro, já que as linhas aparecem na horizontal e não na horizontal conforme mostrado no artigo. Alguma sugestão pra descobrir a tal frequência, nesse caso?
s
Rapaz, eu acho que o ideal seria investir num monitor com tecnologia IPS + Calibrador, se não você continuará sem saber se as suas cores estão calibradas. Se for um dos DELL sem PWM seria melhor ainda.
Carlos, acho que realmente essa é a solução ideal mas como havia encontrado um monitor TV de 27" da LG pelo preço do Dell P2314H, pensei se não seria uma boa escolha, já que o monitor vai ser usado tanto pra pequenas edições de imagem, como também pra jogos e filmes, além de navegação normal (redes sociais, fóruns, youtube, etc). Estou ponderando se valeria a pena o investimento de um monitor Dell de 23" ou maior, visto que apesar de gostar muito de fotografia, não tenho pretensão de me tornar profissional, ao menos no momento.
Acabei comprando o U2114H, como não achei nenhum cupom de desconto ou promoção acabei pagando 1045 com frete… me passaram 25 dias para a entrega.
Agora uma dúvida a atendente me disse que eles já vem calibrados de fábrica. o que seria melhor, usar a calibração original ou o perfil ICC do TFT central?
Kuni, eu não entendo muito de jogos e filmes, pois uso a TV da sala para isso :). O lance do monitor calibrado para fotos é você poder confiar nas cores que está vendo e saber que o desvio de cores está controlado. Optando pela TV de 27", provavelmente, você não conseguirá resolver a questão da visualização/tratamento das suas fotos. Já se optar pelo monitor, mesmo que menor, servirá tanto para jogos e filmes quanto para as suas fotos. Aí, cabe a você decidir se prefere uma TV monitor maior para os jogos e filmes ou comprometer um pouco o tamanho em troca de ter maior controle sobre as fotos que você faz. Eu também não sou profissional, apenas tenho a fotografia como um bom hobby, por isso acabei esperando aparecer uma promoção no site da DELL pra poder comprar.
O que posso te dizer é que faz uma diferença danada ter um monitor IPS, pois a cor não varia com o ângulo de visualização (não tem aquela coisa de ter que olhar no centro do monitor, pois se olhar um pouco de lado ou de cima, muda a colocarão, como nos painéis TN). Calibrado, então, você consegue perceber mudanças sutis de tonalidade nas cores, além de saber que o preto é preto e que o branco é branco.
Imprime um target em qualidade Fine Art(inkjet) e use como referência, não esquecer de avisar para não alterar nada na foto e use o perfil que
for mais próximo, mas mesmo que o perfil baixado da internet seja bom, com o tempo o desgaste nos componentes do monitor vão alterar a calibração.
Carlos, obrigado pela opinião. Estou realmente tendendo para a compra de um Dell de 23" mesmo, apesar de que um de 27" seria ótimo para multimídia. Eu quase não assistia TV, então vendi a que tinha e meio que transformei o meu desktop num modesto HTPC. Mas bem, vou ficar de olho numa promoção da Dell e ver se rola algum desconto no P2314H, ou, caso eu esteja bem do bolso e mal da cabeça, um P2714H.
Por hora, vou esperar chegar algumas fotos que mandei imprimir na digipix, para ver o quanto de diferença há entre os JPEGs que saem direto da câmera, vistos no LCD da mesma, na tela do PC e na impressão em papel.
s Caio
Postando aqui pois por alguma razão, não consegui encontrar o botão de editar a minha mensagem anterior.
As fotos que mandei imprimir chegaram. Que choque :eek: a menos que alguém lá na Digipix tenha aumentado o contraste das fotos (e tenho certeza que cliquei no item que marca que eu não queria nenhuma alteração), as fotos saíram MUITO diferentes do que vejo na tela. Nas impressas, parece que o constraste ficou muito alto, chegando ao ponto de uma das fotos parecer bastante subexposta.
Aos colegas que tiverem um monitor IPS, por gentileza, podem dar uma olhada na foto cujo link se encontra abaixo? Ela ficou bastante escura na impressão, e na tela do meu PC ela parece bem exposta, sendo possível ver diferenças de tonalidade no céu e na parte centro-inferior da foto.