Modificações iniciais que o Lightroom faz no arquivo RAW. Quero ele puro.

Ao abrir uma foto no LR 4 para editar, percebo que em segundos, logo após a foto abrir, ela é modificada. O Lightroom SOZINHO altera alguma coisa na foto. Eu já percebi que ele muda o perfil de cor.
Mas acho que ele mexe em mais alguma coisa, dá a impressão que muda algo na luminosidade também.

Já que se fotografa em RAW pra poder ter o arquivo bruto que saiu da câmera, logo, eu não quero que seja apresentada pra mim uma foto já mexida, pois não é mais o arquivo bruto que saiu da câmera. Outra coisa é que eu abro a foto pra que seja tratada por mim, e não o software.

Alguém sabe como desabilitar essas modificações que ele faz durante a importação ou mesmo depois que já foi importada?

O arquivo bruto sem nenhuma alteração não presta http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/camera-sensors.htm
vai ser uma imagem verde… http://www.guillermoluijk.com/tutorial/uniwb/index.htm

Todo conversor comercial de inicio já vai alterar um monte de parâmetros sendo que os únicos que vão compreender
os parâmetros da digicam é o próprio conversor do fabricante, a solução é aprender a usar o ACR/Lightroom.
http://clicio1.webstorelw.com.br/

Não uso o LR, mas a imagem que você vê ao abrir o arquivo (com mais brilho, mais contraste, cores mais saturadas, etc) é a mesma do JPEG da câmera (tente fotografar JPEG + RAW e veja as 2 imagens lado a lado).

Assim que abre a imagem, o que visualiza é como a sua câmera trataria a imagem.

Assim que a imagem modifica, é o arquivo sem tratamento.

Entendi o que você quer dizer.
O arquivo inicial que o LR mostra é o jpg embutido no raw para visualização.
O lightroom nem nenhum outro software de terceiros possui exatamente as curvas de cores que são gravadas pelos picture styles das câmeras. Isso é um segredo do fabricante.
Logo, o jpg embutido foi gravado com esses ajustes e não há nada que o LR ou qualquer outro software possa fazer a não ser descarta lo e aplicar suas próprias curvas, gerando a imagem que aparece segundos depois.
Se quer uma conversão do raw fiel ao que a câmera gravou com os picture styles, a única maneira é utilizar o software conversor que acompanha a câmera

Marcus, vc ainda não entendeu o “que é” o arquivo RAW… isso é uma pseudo alteração, pois se vc está fotografando em RAW subintendesse que vc irá fazer um “tratamento”, na cor, contrastes, balanço de branco e etc, se vc não quiser alterar nada, tem uma forma muito simples… fotografe em JPG.

Caro Hugo, o colega anterior começou sua participação citando que “entendeu o que eu quis dizer”, coisa que você parece não ter entendido, nem com minha questão em si e nem mesmo com as respostas dos outros participantes.
Não estou perguntando o que é Raw, mas obrigado pela citação do assunto, a questão é quanto a interferência do programa de edição em questão no arquivo em Raw (lembrando que já sei o que é e como funciona).

Quanto as respostas anteriores já me bastaram para entender mais sobre a interferência do citado software, que realmente se adianta em alguns detalhes preparando a foto.

Questão encerrada para mim.

Acho que ta havendo algumas confusões aqui. A imagem que aparece no Lightroom para ser “revelada” não é um JPG, é o arquivo RAW processado ( decodificado ) de acordo com as configurações da camera, pois o mesmo ainda nem foi exportado com os devidos formatos disponíveis. Realmente acontece isso que o colega citou, e cada software vai mostrar uma coisa diferente, mas tentando interpretar o que a cam captou.
Daí vai do “tratamento” que cada um quiser, alterando as características da imagem para aquilo que se deseja.

Fotografar JPG + RAW ?..Sinceramente, se achar que o RAW deve ser tratado baseado no JPG da cam então nem fotografa em RAW.

O que acontece com o LR é o seguinte…

Primeiro, ele não lê as configurações da câmera que estão contidas no RAW. Essa informação é codificada e apenas os softwares originais do fabricante conseguem ler essa informação. Para quem quiser fazer um teste, é só setar o modo monocromático da câmera e fazer uma foto em RAW. Abrindo no DPP (Canon) ou View/CaptureNX (Nikon), a foto aparecerá em P&B, mesmo em RAW, porque os softwares são capazes de decodificar as informações do metadados do RAW e já aplicam a configuração que estava na câmera como default. Isso é ótimo, pois permite termos um JPG de forma rápida, de acordo com o que estava configurado na câmera. E se quisermos mexer em algo, é só mexer, é um RAW :slight_smile:

No LR a foto aparecerá colorida, porque o LR não consegue fazer isso. O que os softwares de terceiro conseguem ler são informações mais básicas, como o balanço de branco.

O que o LR aplica é um padrão próprio, que pode inclusive ser configurado pelo usuário dependendo do modelo e até número de série da câmera. Existem alguns perfis de conversão que tem o mesmo nome dos “Pictures Styles” da câmera, mas eles não geram uma foto idêntica ao conversor original, estes perfis de conversão são gerados por engenharia reversa e são próximos na maioria das vezes, mas não são exatos.

Então o que acontece é que quando se abre uma foto no LR pela primeira vez, ele busca o RAW e começa o processo de demosaico baseado em seus próprios parâmetros. Este processo é relativamente demorado e para que a tela não fique “preta” enquanto ele trabalha, ele busca e amplia o JPG que está embutido no RAW - o mesmo que aparece no LCD quando fazemos a foto - e fica mostrando esse JPG até o processo de demosaico ficar pronto. Aí ele passa a mostrar o RAW decodificado através dos seus parâmetros. A informação dessa decodificação vai para o cache do LR e é utilizada quando abrimos a foto novamente, então nas vezes subsequentes não aparecer o JPG embutido do RAW.

Na realidade, o pensamento do amigo está invertido. O RAW puro (ou quase isso, já que ele pode aplicar um processamento após o demosaico) é o que o LR mostra depois de um tempo, o que ele mostra logo que abrimos a foto é o JPG que está embutido no RAW e já processado de acordo com os parâmetros da câmera.

realmente… o que vc está querendo entender, é pq isso ocorre… acho que o AlexandreS, te explicou melhor…