Ao abrir uma foto no LR 4 para editar, percebo que em segundos, logo após a foto abrir, ela é modificada. O Lightroom SOZINHO altera alguma coisa na foto. Eu já percebi que ele muda o perfil de cor.
Mas acho que ele mexe em mais alguma coisa, dá a impressão que muda algo na luminosidade também.
Já que se fotografa em RAW pra poder ter o arquivo bruto que saiu da câmera, logo, eu não quero que seja apresentada pra mim uma foto já mexida, pois não é mais o arquivo bruto que saiu da câmera. Outra coisa é que eu abro a foto pra que seja tratada por mim, e não o software.
Alguém sabe como desabilitar essas modificações que ele faz durante a importação ou mesmo depois que já foi importada?
Todo conversor comercial de inicio já vai alterar um monte de parâmetros sendo que os únicos que vão compreender
os parâmetros da digicam é o próprio conversor do fabricante, a solução é aprender a usar o ACR/Lightroom. http://clicio1.webstorelw.com.br/
Não uso o LR, mas a imagem que você vê ao abrir o arquivo (com mais brilho, mais contraste, cores mais saturadas, etc) é a mesma do JPEG da câmera (tente fotografar JPEG + RAW e veja as 2 imagens lado a lado).
Assim que abre a imagem, o que visualiza é como a sua câmera trataria a imagem.
Assim que a imagem modifica, é o arquivo sem tratamento.
Entendi o que você quer dizer.
O arquivo inicial que o LR mostra é o jpg embutido no raw para visualização.
O lightroom nem nenhum outro software de terceiros possui exatamente as curvas de cores que são gravadas pelos picture styles das câmeras. Isso é um segredo do fabricante.
Logo, o jpg embutido foi gravado com esses ajustes e não há nada que o LR ou qualquer outro software possa fazer a não ser descarta lo e aplicar suas próprias curvas, gerando a imagem que aparece segundos depois.
Se quer uma conversão do raw fiel ao que a câmera gravou com os picture styles, a única maneira é utilizar o software conversor que acompanha a câmera
Marcus, vc ainda não entendeu o “que é” o arquivo RAW… isso é uma pseudo alteração, pois se vc está fotografando em RAW subintendesse que vc irá fazer um “tratamento”, na cor, contrastes, balanço de branco e etc, se vc não quiser alterar nada, tem uma forma muito simples… fotografe em JPG.
Caro Hugo, o colega anterior começou sua participação citando que “entendeu o que eu quis dizer”, coisa que você parece não ter entendido, nem com minha questão em si e nem mesmo com as respostas dos outros participantes.
Não estou perguntando o que é Raw, mas obrigado pela citação do assunto, a questão é quanto a interferência do programa de edição em questão no arquivo em Raw (lembrando que já sei o que é e como funciona).
Quanto as respostas anteriores já me bastaram para entender mais sobre a interferência do citado software, que realmente se adianta em alguns detalhes preparando a foto.
Acho que ta havendo algumas confusões aqui. A imagem que aparece no Lightroom para ser “revelada” não é um JPG, é o arquivo RAW processado ( decodificado ) de acordo com as configurações da camera, pois o mesmo ainda nem foi exportado com os devidos formatos disponíveis. Realmente acontece isso que o colega citou, e cada software vai mostrar uma coisa diferente, mas tentando interpretar o que a cam captou.
Daí vai do “tratamento” que cada um quiser, alterando as características da imagem para aquilo que se deseja.
Fotografar JPG + RAW ?..Sinceramente, se achar que o RAW deve ser tratado baseado no JPG da cam então nem fotografa em RAW.
Primeiro, ele não lê as configurações da câmera que estão contidas no RAW. Essa informação é codificada e apenas os softwares originais do fabricante conseguem ler essa informação. Para quem quiser fazer um teste, é só setar o modo monocromático da câmera e fazer uma foto em RAW. Abrindo no DPP (Canon) ou View/CaptureNX (Nikon), a foto aparecerá em P&B, mesmo em RAW, porque os softwares são capazes de decodificar as informações do metadados do RAW e já aplicam a configuração que estava na câmera como default. Isso é ótimo, pois permite termos um JPG de forma rápida, de acordo com o que estava configurado na câmera. E se quisermos mexer em algo, é só mexer, é um RAW
No LR a foto aparecerá colorida, porque o LR não consegue fazer isso. O que os softwares de terceiro conseguem ler são informações mais básicas, como o balanço de branco.
O que o LR aplica é um padrão próprio, que pode inclusive ser configurado pelo usuário dependendo do modelo e até número de série da câmera. Existem alguns perfis de conversão que tem o mesmo nome dos “Pictures Styles” da câmera, mas eles não geram uma foto idêntica ao conversor original, estes perfis de conversão são gerados por engenharia reversa e são próximos na maioria das vezes, mas não são exatos.
Então o que acontece é que quando se abre uma foto no LR pela primeira vez, ele busca o RAW e começa o processo de demosaico baseado em seus próprios parâmetros. Este processo é relativamente demorado e para que a tela não fique “preta” enquanto ele trabalha, ele busca e amplia o JPG que está embutido no RAW - o mesmo que aparece no LCD quando fazemos a foto - e fica mostrando esse JPG até o processo de demosaico ficar pronto. Aí ele passa a mostrar o RAW decodificado através dos seus parâmetros. A informação dessa decodificação vai para o cache do LR e é utilizada quando abrimos a foto novamente, então nas vezes subsequentes não aparecer o JPG embutido do RAW.
Na realidade, o pensamento do amigo está invertido. O RAW puro (ou quase isso, já que ele pode aplicar um processamento após o demosaico) é o que o LR mostra depois de um tempo, o que ele mostra logo que abrimos a foto é o JPG que está embutido no RAW e já processado de acordo com os parâmetros da câmera.