Pessoal, a primeira coisa é:
moro na zona sul do RJ e fotografo muito nas praias…
eu queria saber algum lugar que realize a limpeza do sensor e das lentes, de confiança.
a segunda é:
tem algum lugar, além de videos no youtube que ensine como limpar o equipamento?
eu tenho muito cuidado na limpeza externa e no armazenamento - tenho uma camera há 10 anos, com uso moderado, e somente agora consigo ver algumas sujeiras nas fotos, sendo duas delas bem importantes! -
eu queria saber se é tão facil quanto os vídeos fazem parecer e se existe algum lugar que ensine como fazer isso da forma correta!
Photo 43, antiga T Tanaka. Assistência de confiança no RJ
Localizado em: Condomínio do Edíficio Rodolpho De Paoli
Endereço: Av. Nilo Peçanha, 50 - Sala 1002 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20020-906
Telefone: (21) 2220-1127
Eu usei swab da k&f que dizem que não é o melhor. Consegui limpar e depois de 5 ,6 anos usando. Estava sujo. Pra mim ele é ótimo.
Primeiro o assoprador com a câmera virada para o alto.
Depois pinga uma gota no swab espera um pouco, passa o lado úmido no sensor, depois o seco. Joga fora. Passa outro. E assim vai. Se colocar muito líquido mancha o sensor.
Eu sei porque eu fiz isso. deu trabalho.
Bate uma foto em f9 de um céu azul , veja se tem algum ponto.
Quando você ficar neurótico, está bom o suficiente. :hysterical:
A lata de ar comprimido é complicada. Na verdade não é ar, mas um gás refrigerante liquefeito. Não pode sacudir antes de usar, senão saem gotículas que vão evaporar no equipamento e causar danos. Há quem diga que esse gás é relativamente corrosivo, mas duvido. Eu uso a lata de ar nos espelhos do meu telescópio, mas estes são muito maiores que o sensor da câmera.
Mas não é adequado pra sensores, primeiro que a pressão é grande demais, e segundo que é frio e ao resfriar o sensor e arredores causará condensação, o que definitivamente você não quer.