[HELP?] Foto impressa desbotou e agora?

Bom pessoal, trabalho com fotografia, e um dos serviços que oferecemos ao nossos clientes é a impressão e revelação de fotos.

Tanto a impressão quanto a revelação nos terceirizamos com uma das maiores empresas de impressão e revelação de santa catarina que está no mercado prestando esses serviços a mais de 40 anos, sendo que 100% dos meus concorrentes enviam as fotos para impressão e revelação no mesmo local.

Bom, e ai vem o caso.

Uma cliente veio a loja, com uma foto que realizamos a impressão para ela, e a foto estava completamente desbotada, isso se passou uns 3 meses da impressão dessa imagem.
Ela solicitou uma impressão nova, ate ai tudo bem, como se tratava de apenas 1 foto, nem questionei muito.

Porém agora a mesma cliente está me pedindo sobre que garantias ela possui, que essas fotos não vão estragar com o tempo… vê se pode…

Bom, pelo que tenho conhecimento, é de responsabilidade do cliente a conservação do material, eu a orientei sobre cuidados com sol, umidade, e tal, porém sempre que da qualquer problema lembro do “SANTO e ao mesmo tempo CARRASCO Código de defesa do Consumidor”.

E ai fiquei me perguntado, temos que dar algum tipo de garantia ao cliente sobre a foto impressa, sendo que minutos depois o cliente pode por si só estragar ela com outros elementos quaisquer (água, café, desgaste devido ao sol)

E o que vocês me dizem?

MODERADOR por gentileza mova o tópico para área correta que achar mais correta se preciso.

Cabe a você provar o mau uso.

Acredito que vale os 03 meses de garantia.

Você deveria questionar o fornecedor.

Se o seu fornecedor é de confiança peça a ele as garantias.

Alguém da cadeia de de fornecedores dele (papel, tinta, químicos, etc), tem estas respostas

Não sei a periodicidade de suas encomendas, mas vamos supor que seja semanal (acumula e envia), mande junto um tag e arquive para seu controle.

Eu faria isto

Se foi somente 1 foto, euacredito que isso indique que essa unica foto foi mal conservada. Pq se fosse problema de impressao o mesmo problema seria visto em demais fotos do album que foram impressos e entregues no mesmo dia.

Digamos que se chegue a conclusao que o problema eh da impressao. Se o cliente reclama logo vc reclama com a empresa que faz o servico de impressao de fotos.

Obviamente a empresa que imprime as fotos deve dar garantias. Eu diria que no minimo 1 ano, mas ainda acho 1 ano ridiculamente pouco tempo. E essa mesma garantia que o fornecedor te passa, vc passa ao cliente.

Claro que antes de dar qualquer resposta ao seu cliente, eh aconselhavel mostrar o problema a empresa que imprimiu a foto e ver o que eles dizem a respeito antes. Talvez a empreja possa confirmar que realmente houve algum erro de impressao, ou apontar alguma caracteristica que indique ma conservacao da imagem.

2x

Bom, entrei em contato com as 2 maiores impressas de impressão de fotografias aqui de Santa Catarina, ambas informaram que não tem como se dar garantia em relação a uma foto impressa, pois vai da conservação do cliente.
O mesmo me passou 2 pequenas impressas que realizam o serviço de impressão fotográfica.

No caso que sitei a cliente levou no mesmo dia 15 fotos, todas realizado impressão no mesmo sistema.

Pode parecer incrível, mas pouca gente liga pra isso

Você mesmo amigo, tá preocupado pq tomou uma invertida do cliente e acendeu a luz amarela que chamou atenção

De uma olhada aqui: http://www.wilhelm-research.com/index.html, acho um bom material

Abs

Marcio