Boa tarde pessoal, tenho uma duvida e talvez seja bem “besta”. Estou fotografando com minha T3i, porém as fotos serão utilizadas no Instagram e precisam ser quadradas 3:2 e não no 9:16 ou 16:9 (widescreen). Como vocês tratam isso? Sendo que as fotos que tiro com a câmera, ao postar no istagram ficam cortadas. Desculpem minha ignorância.
Obrigado pela resposta amigo. Entao nesse caso voce fotografa e depois faz o recorte em aplicativos? Eu pensei que talvez fosse possível ajustar na câmera. Só vou ter que fotografar com um campo de visao maior para depois ser possível recortar de forma quadrada.
Mesmo marcando essa opção, ele ainda esta cortando os pés e parte da cabeça da modelo. Acredito que terei que fotografar com menos zoom e depois cortar.
É porque o Instagram foi feito pra você postar sua foto feita com celular, nos formatos de médio formato (4:3, 1:1), eles desenvolveram pra você postar fotos na hora, mas as pessoas acabaram dando outra utilidade ao software.
Sim era. Mas já há algum tempo ele permite fotos em outros formatos, embora seja mais flexível para fotos na horizontal (paisagem) e não na vertical (retrato).
Realmente hoje podemos usar fotos em outro formato. Meu problema esta na foto mesmo, acredito que como tirei muito proximo da modelo, o instagram corta os pés e a cabeça.
é bom sempre deixar uma sobra nas laterais, se não deixar dá problemas.
por exemplo acontece muito na hora da impressão de cortar, principalmente nas impressoras descalibradas ou nessas tanque de tinta.
a impressão sem borda, não é necessariamente zero de borda, ela esguicha tinta um pouco pra fora do papel, ou seja, se deixar muito próximo da borda áreas importantes o cliente vai reclamar quando imprimir.
na minha tanque de tinta Epson tem como configurar pra deixar bem próximo coisa de 1 milímetro mas duvido que todos fazem essa calibração.
também acontece de que se a pessoa imprimir a foto para colocar em um porta retrato, aqueles de madeira baratinhos, se não deixar algo de meio centímetro de cada lado da foto a borda do porta retrato vai esconder a cabeça e os pés das pessoas.
realmente você já tem até a solução, fazer um enquadramento mais distante quando for fotografar.