Fotografo por Hobby - minhas fotos são protegidas por direito autoral ?

Ja li varias vezes sobre a lei de direitos autorais sobre fotografia … E não consegui identificar se somente fotógrafos registrados podem proteger suas fotos por direito autorais ou fotografos como eu que faço por hobby também tenho esse direito… …

Obrigado … Ah se esse não for o local correto para postar desculpem …

Pelo que entendi do assunto, toda foto já nasce protegida pela legislação de direitos autorais, direito este que a propósito é inalienável… Não é necessário o autor ser fotógrafo profissional ou não. Se tens como provar que uma foto é sua (por exemplo pela apresentação da versão RAW, versão sem crop ou demais fotos da sequência, etc.) podes reclamar autoria de uma foto de sua autoria que esteja sendo usada indevidamente.

Eu estou sempre processando pessoas. Atualmente existe uma foto minha com mais de 40 processos por uso indevido. Minha 5Ds vem de graça por conta dessa foto. Mas dá trabalho.

obrigado pessoal …

Sim.

:shock:

Qual é essa foto tão famosa e copiada Claudio?

Claudio, fiquei curioso pra saber que foto é essa… Pode postar aqui. Claro que não vamos utilizar. :slight_smile:

Pessoal,

Tudo bem? Eu estou chegando agora e não quero parecer metido, mas eu trabalho com Direitos Autorais/Copyright e, se me permitirem, queria ajudar com esse tema, ok?

O registro não é obrigatório, como já foi dito, porém, você precisa ter uma PROVA DE ANTERIORIDADE que possa ser aceita em juízo.

No caso do RAW ou qualquer arquivo digital “normal” a maior dificuldade é provar a data, se sua prova for fraca, como um simples arquivo RAW ou uma sequência, etc… poderá ser solicitada uma perícia, essa perícia pode ser contestada, etc…

Quando entra perícia no processo tudo fica complicado, lento e caro. :eek:

Bom, dito isso, queria convidar vocês para visitarem a minha Startup, Avctoris.

www.avctoris.com

A nossa startup realiza o registro de direito autoral (copyright) de acordo com 3 tratados internacionais e o certificado digital fornecido é auditável, com isso, nossa PROVA DE ANTERIORIDADE não requer perícia, tornando todo o processo de comprovação muito simples e transparente.

Basta você ter em seu poder o arquivo (RAW, por exemplo) e o certificado, ao ser verificado o hashcode do arquivo registrado ele, obrigatoriamente bate com o que consta no certificado, depois, o resto das provas são assinaturas digitais nos EUA + 2 carimbos do tempo (timestamping) e um sistema patenteado (56 patentes nos EUA) de E-Mail Registrado (que comprova data, hora, conteúdo e todo o tracking da transação).

No caso de um book, por exemplo, você pode criar um PDF com todas as fotos e registrar tudo com um único registro.

O registro sai on-line, em poucos minutos e hoje custa apenas R$ 9,90 (por registro).

Então, se você faz fotojornalismo, books, festas, etc… pode registrar um grupo de fotos (sequência) usando o nosso sistema e com isso terá uma PROVA DE ANTERIORIDADE auditável e válida em 164 países (por conta dos 3 tratados que mencionei antes).

Bom, espero que gostem do sistema, qualquer crítica ou sugestão fiquem à vontade.

É a arte de criar dificuldade para vender facilidade.

:hysterical: :hysterical: :hysterical:
Brasil né?
Tipo despachante, representante da caixa para financiamento imobiliário, cartório…

A prova de anterioridade é bem simples de se conseguir. Basta postar em um Flickr da vida uma versão em menor resolução da foto. Essa postagem terá um time stamp e a foto menor só pode ter vindo de uma foto maior.

Mostre a postagem no site com a respectiva data e a original. Acho muito difícil conseguirem contestar isso, mesmo tendo somente o jpeg.

Você ainda pode deixas as fotos ocultas para o publico no Flickr.