Como vc guarda seu equipamento?

Muito se fala da limpeza das lentes, mas e os cases e tampas de uma lente contaminada? É seguro utiliza-los? Como seria a desinfecção e limpeza deles?

Não. Não é seguro usá-las sem uma descontaminação. Fungos são microorganismos pluricelulares que infectam tudo pelo ar e, como as tampas são de plástico, recomendo lavagem com sabão [uma escovinha velha para pecar nas bordas e reentrâncias], solução de água sanitária [imersão - 20 minutos], enxague abundante e sol para secar.

É o que eu faria, se não tivesse dinheiro para comprar novas.

Se estiver errado, por favor, corrijam-me!!!

Abraços

Já os cases não saberia o que fazer… Mas as tampas de plástico é sanitária mesmo…

:ok:

Eu deixei tudo mergulhado no vinagre, depois passei escovinha com água oxigenada, haha.

Com o case deixei no sol o dia inteiro e espoquei a luz do flash dentro umas 3x.

Vinagre não… Vinagre pode estar cheio de leveduras (fungo unicelular) e de um gênero de bactéria chamado acetobacter sp. e não saberia dizer até que ponto isso serviria de substrato para o crescimento de outros microorganismos como os bolores que nos atormentam. O negócio é matar tudo. Manda uma água sanitária… Faça uma solução e deixe imersa.

A água oxigenada é uma idéia boa! :ok:

Abraços

Anotado, obrigada!

Falando em limpeza… Alguém tem sugestão desse produtos para limpar a máquina e as lentes? Sou leigo e sei que como tudo tem porcarias e bons produtos no mercado.

O que acham deste da Canon: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-549719928-kit-profissional-de-limpeza-de-lentes7-em-1-canon-_JM

Obrigado a todos, 's.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=6115.0

Veja esse tópico sobre limpeza.

Boa leitura!

Abraços sinceros.

Boa Noite pesoal…

alguém já pensou em utilizar aqueles sacos a vácuo? são baratos e reutilizáveis. Isso poderia dar algum problema no equipamento?

Olha Horta eu não vejo como má ideia não heim…

Pois é… Li o tópico todo e fiquei pensando, se o problema é fungo (ou mofo?) e umidade. Com os sacos à vácuo resolve os dois problemas de uma vez, de uma forma mais prática. Minha mulher me informou que existe caixa à vácuo, utilizada pra alimentos. Com a caixa ficaria melhor ainda. Minha dúvida é se o vácuo poderia estragar alguma parte do equipamento?
Comprei agora uma T3i, sou novato na fotografia, mas com vontade de aprender. Aguardo os mais experientes e desde já agradeço pela ajuda.

Esse kit não é original da Canon. Acho que seria melhor procurar outro de marca reconhecia, não arriscaria usar um desses.

Pessoal, evitar fungos não é também um bicho de sete cabeças, como muitos acham. A primeira coisa é pensar nas condições em que os fungos se proliferam (escuridão, umidade e calor). Existem diversas soluções e tentar procurá-las no EUA, onde tudo é fabricado para atender ao mercado mais consumista do planeta, é pedir para gastar $$$$. Uma solução simples é utilizar caixas com feixo hermético, transparentes e colocar controladores de umidade como SECAR ou SILICA GEL. NÃO deixar lentes guardadas dentro de mochilas e/ou bolsas de transporte são também importantes procedimentos para evitar fungos.

https://www.youtube.com/watch?v=f6wbHDZVULE

A melhor proteção contra os fungos é usar o equipamento. Quem tem apenas um corpo e uma ou duas lentes e as usa frequentemente, não tem muito o que se preocupar. O problema é deixar os equipamento em local sem circulação de ar e escuros como o Márcio falou aí em cima. Estas condições aliadas a umidade e calor são tudo o que os fungos querem. Dá prá notar que mochilas são o pior lugar para guardar equipamento que não é usado com frequencia.

Eu uso duas caixas já mostradas aqui, com higrômetro e sílica.

Agora estou pensando seriamente em chamar um marceneiro e mandar fazer uma estante para guardar lentes, camara e o resto do material relacionado como filtros, pilhas, baterias, cabos, etc…

Isso é uma extrema verdade. Isso acontece muito com quem tem diversas lentes e usa apenas poucas. Tem muitas pessoas que acabam virando colecionadores de lentes manuais, por exemplo, mas, na prática, acabam não utilizando pois não possuem habilidade para usar em um modo diferente do full auto… rsrs

Ola a todos …
O melhor remedio eh sem duvida alguma usar o equipamento e usar todos os dias .
Porem , nao da para se carregar tudo .
Tenho lentes e cameras com 30 , 40 , 50 anos de uso , que NUNCA pegaram fungo .
Fungo sao micro organismos vivos e portanto , que se reproduzem . Na sua dieta , eles adoram cristal otico em todas as refeicoes de preferencia . Para que eles se estabelecam , necessitam de TRES coisas basicas , sem as quais eles simplesmente nao se proctiam . Precisam de AUSENCIA DE LUZ , UMIDADE ACIMA DE 75% , TEMPERATURA BAIXA ( considerem temperaturas abaixo de 25 graus Celsius ) … Entao gente , se houverem essas tres condicoes certamente havera em breve , fungos . Armarios , mochilas , guarda roupas sao um verdadeiro Shopping Center do prazer para esses inimigos dos fotogragos .

Eu guardo meu material em uma cristaleira , toda fechada , sterilar na parte mais baixa , luz fluorescente 25 horas por dia e as cameras e lentes dentro de um saco plastico individual . Tenho Mamiya C220 , Nikon F , F2 , F3 , Pentax ME Super e 12 lentes que jamais foram a uma oficina . Como trabalho viajando , levo apenas uma camera com duas lentes . Nos hoteis , eu as coloco no ar condicionado , que por si so ja elimina duas das tres condicoes dos fungos .

Espero ter ajudado , um abraco a todos.

Bjorn, boa noite!!!

Perguntinha boba (já pedindo desculpa da “ingnorância”) rsrsss

Quando diz “ar condicionado” está se referindo à ligá-lo no quente, é isso?

Pois o “ar” que tenho aqui, quando ligo, escorre até água das paredes (exagerei um pouquinho :D)

Abs

Anderson.

Acho que é o contrário.

Quando o ar condicionado está refrigerando o ambiente ele retira a umidade do ar. Quando o ar diminui de temperatura, a umidade nele diminui e se condensa. O ar sai frio e seco, a umidade que estava nele é a que você vê escorrer.

1. Caixa plástica;
  2. Antimofo “Secar” sem cheiro;
  3. Higrômetro.

Consigo 30 a 45% de umidade com facilidade e com baixíssimo custo.

Mofo são microorganismos unicelulares ou pluricelulares que se desenvolvem rapidamente. “Luz” não inibe a sua proliferação, mas, sim, a radiação UV que é nociva também a nós, seres humanos. O lance é deixar as lentes limpas, sem suor das mãos, “secreções” ou poeira. A poeira, além de conter pele humana, também carrega esporos de bolores diversos (é o meio pelo qual eles se proliferam, soltando seu DNA pelo vento). Então, a caixa plástica bem limpa e vedada é eficaz no sentido de prevenir o contato das lentes guardadas com a matéria indesejada… Com o “secar”, a umidade cai e fica tudo certo… Sem poeira e sem umidade, sem mofo…

Detalhe: tudo que é orgânico pode servir como alimento para fungos: secreções, suor, saliva, poeira (pele humana), comida estragada, uma árvore morta, etc… Livre-se disso impedindo o contato das lentes limpas com a umidade e com a poeira…

Abraços e sucesso.

O vácuo reduz a pressão da atmosfera ambiente e acredito que isso não seja legal para a saúde do equipamento…
Ouvi dizer também que a falta total de umidade também prejudica o funcionamento do equipamento por causa de “ressecamento”.

:ok: