Como vc guarda seu equipamento?

Do que lembro paguei menos que isso, mas já faz mais de um ano (e ele mudou a caixa que usa para fazer o sistema, talvez a nova tenha encarecido um pouco mais o sistema). Embora não exatamente barato eu compraria de novo, pois onde moro é muito úmido e as caixas garantem a saúde de meu equipamento. Se a lente mais barata de todas (a 40STM) estragar o prejuízo já é maior que o valor de duas das caixas. Em uma caixa cabe minha câmera, 8 lentes (incluindo a 400 f5.6L e uma 70-200f4L IS) e um flash 580, i.e. uma única caixa é suficiente para guardar bastante equipamento. Em outra guardo o restante do equipamento flashes, pocketwaizrds, rádios VHF, GPSs, outras cãmeras compactas e a Lytro. Uma outra está com minha aposentada câmera analógica e suas lentes e flash.

Obrigado pelo link para o novo website dele. Info importante de guardar para passar adiante :slight_smile:

Realmente para a sua lista de equipamento R$400,00 está de graça!!!
Eu tenho poucas lentes e apenas 1 corpo (T2i), então preferi eu mesmo montar a minha estufa em casa. Não ficou tão profissional, mas funciona!

Colocar uma lâmpada de pequena potência dentro de um ambiente com entrada/saída de ar controlada (selada ou quase) já diminui bastante a umidade. A questão é controlar para que não diminua em demasia. Se encontrares algo parecido com um sterilair e colocá-lo dentro de uma caixa o efeito é parecido (e acredito mais controlado que uma simples lâmpada). É uma excelente opção de menor custo. Se o equipamento ficar em uma sala onde o ar condicionado está sempre ligado (empresa? laboratório de computação?) o problema já é minimizado, pois ar condicionado diminui a umidade do ambiente. Meu local de trabalho é bastante úmido tabém, mas o ar condicionado 24h/dia evita mofo em algumas estruturas que normalmente mofariam.

Intendi é bem interessante!
Moro em SP capital…
Entao eu deixo meu Higrômeto dentro da caixa.
exemplo: hoje agora as 23:23 esta marcando 21% 28c. interno, externo não faço medição .

No laboratório de Microbiologia da ETFQ-RJ havia lâmpadas UV… O UV mata bactérias, fungos, etc. Porém é perigoso para a pele humana. Saliento que existem uma infinidade de espécies de fungos… Cada micro-organismo necessita disso ou daquilo para se desenvolver, mas sem umidade os fungos ficam estagnados. Sua proliferação se dá por meio de esporos e, assim, cuidado com a poeira. Se um esporo encontra condições, ele prolifera e se expande. Fungo “come” tudo. Tem fungo que come madeira morta. Tem outros que comem pele humana viva. Tem outros que gostam de pão enquanto outros adoram derivados de petróleo…

Eu uso o método da caixa plástica com um pote pequeno de secar e mantenho a umidade baixa. Tudo livre de poeira e fora de armários. Ontem de noite estava 47% UR. Já esteve lá pelos 31% um dia desses.

Sem poeira e sem umidade: mantenham o equipamento limpo e protegidos de uma atmosfera úmida, isto é, sem marca de dedos, fluidos corporais (suor, sangue, “gordura” dos dedos, pele, pelos), etc. Tudo ao nosso redor está cheio de micro-organismos que comem de tudo para se reproduzir, mas sem água eles ficam sem como nos prejudicar…

Abraços sinceros.

Feliz Natal/Ano Novo.

Acabei de montar meu sistema anti fungos

https://fbcdn-photos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1535002_576995012378295_386217873_n.jpg?dl=1

https://fbcdn-photos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1525456_576994995711630_2050405460_n.jpg?dl=1

Agora estou tranquilo

Então. Na verdade eu comentei com o André sobre usar uma adega. Depois que vi essa “adega” no ebay lembrei de um amigo que tinha uma com defeito. Confirmei com o André e ele disse que ficaria ótimo. Desenhou o sistema pra mim e mandou. O sistema que ela fez pra mim ficou muito potente para o tamanho. Como ele colocou um dimmer eu regulo a potência.

E mantenho em 45 a umidade

Interessados o site do andré é www.antifungos.com.br o preço do sistema para instalar na adega é R$ 200.00

Ficou ótimo o sistema para guardar e preservar os equipamentos dos fungos!!! Muito bom!!!

:ok:

Uma dica: em laboratório, quando desejamos que micro-organismos se proliferem, deixamos tudo lá pelos 37 graus celsius, mas com água a disposição… O lance é a umidade. Sem umidade, sem fungos…

:slight_smile:

Eu guardo numa drybox com um saquinho de sílica gel Pingi e 2 higrômetros. O motivo de ter 2 higrômetros é que se um falhar eu saberei porque os 2 não coincidirão os valores. A diferença entre eles hj é no máximo de 3%, e mantenho a humidade interna da caixa em torno de 40%.

Ainda neste tema, olha só que interessante:
http://www.worldwideimports.com.br/produto/2510453/Benro-Dry-Cabinets#

Como é feito por uma fabricante de acessórios de fotografia, e a pessoa seleciona quanto de umidade deseja, parece uma solução interessante, embora não seja barata. Para quem tem valor alto investido em equipamento, entretanto, pode justificar. Qualquer dia destes vou lá pessoalmente para ver o dispositivo ao vivo.

A quem interessar possa. Estive na WWImports hoje e vi estes dry cabinets da Benro. Achei muito legal. A pessoa especifica quanto de umidade se deseja e o sistema baixa a umidade interna até o percentual especificado, mantendo-o contantemente naquele nível. aqui em casa (Rio de Janeiro, sem chuva a vários dias) a umidade quando liguei o equipamento era de 64%, ligando-o e especificando 40 levou-o a marcar 40%, que eventualmente sobe para 41% antes de voltar aos 40% especificados. Gostei bastante do equipamento (pois é, acabei adquirindo um). Com isso vou liberar algumas das caixas do antimofo.com.br para venda em um futuro breve.

eu estaria tranquilo, se estivesse cheia de vinho, :hysterical: :hysterical:

Oi amigo, poderia compartilhar com a gente suas impressões da sua criação? Qual material usou na montagem e se é 100% seguro?
obrigado

Uma dúvida:
Nunca tive lente com fungo, aí comprei uma OM que veio com uma Zuiko tomada por fungo. Mandei limpar e ela voltou perfeita. Posso guardar essa lente na mesma caixa com Secar em que as outras estão? Ou é melhor evitar?

Na minha opinião, se a lente está limpa e, se o ambiente controlado não tem umidade, todas podem ficar juntas.

O negócio é não ter umidade.

:ok:

Pensei assim também, mas sempre li que uma lente com fungo mesmo depois da limpeza pode continuar contaminada, só esperando o momento propício pros fungos reaparecerem, por isso o receio. Por via das dúvidas, pus em outra caixa.

galera,comprei uma estufa,dentro dela tem um aparelho com duas luzes,vermelha e verde,nao havendo botao algum para mexer…funcionamento dessas estufas eh automatico?Tipo,qd chega a determinada porcentagem,se desliga ou nao?Hygrometro eh digital,as vezes esta na faixa de 40% e 20-22.5*c,fica variando.Nessa faixa esta normal ou nao?Tenho dois corpos la dentro,2lentes,fico preocupado rsrsrs.E o manual eh em japones,antes que alguem critique por nw ler…

Itorelli,comprei uma dessa marca,mas sem a opcao de poder regular qualquer coisa,sera q eh automatico ou tenho que ficar olhando?http://item.rakuten.co.jp/alipapa/as51l?s-id=ipn_top_browsehist

Galera,assistindo um vídeo no youtube,exatamente sobre esse tema do tópico,encontrei esse comentário.Como eh uma área que sempre tem iniciantes e leigos(como eu)sobre os cuidados,procurem la que tem vídeos sobre o assunto.Esse eh o comentário que encontrei–¨Não entendo muito de fotografia, mas os fungos se proliferam em ambientes escuros,no calor e umidade. Se a câmera tiver úmida e você colocar no sol, pode ser que em vez de o sol tirar a umidade, os fungos se proliferem mais ainda, já que dentro da câmera é um ambiente escuro¨.Pode acontecer do interior suar colocando no sol?