A HX300 está aí para provar que isso é bem possível.
Sim, esse é o medo. Eu ficaria nos 12 MP mesmo, melhorando o que de fato é necessário. Vamos torcer…
Ao meu modo de ver, mais recente não é sinonimo obrigatório de melhor.
Quando a Panasonic FZ100 apareceu, gerou muita insatisfação, e muita gente se arrependeu de ter vendido suas FZ35. A FZ150 corrigiu os escorrregões da anterior, inclusive trazendo os megapixels de volta para 12.
Tive/tenho FZ35, FZ40, FZ150, SX40 e SX50. Esta ultima preenche todas as necessidades que considero atendíveis por uma superzoom, e o faz melhor do que as citadas. Só uma clara melhora de qualidade de imagem me faria ir à uma eventual SX60.
Há uma semana comprei uma DSLR de entrada, e por varias pequenas razões, fui de Canon. Telas touch-screen - modernas, atuais - não me atraem, então nada de T5i ou T4i, peguei a T3i justamente porque não tem touch-screen. Critério essencialmente pessoal.
Falei cedo demais…
A Olympus SP-100 recem-lançada promete. Lente 24-1200mm (equiv.) um ponto mais clara do que a da SX50, e um visor adicional, com uma espécie de mira holográfica, que torna viável a fotografia de aves em voo com zoom máximo, coisa quase impossível na SX50.
Se o sensor de 16 megapixels não arruinar o conjunto (diz o fabricante que não…), me candidato à compra de uma.
Não entendi esse lance da mira telescópica, apelidada de “olhos de águia”, kkkkkkkkkkkkk
Bom, eu tive uma experiência muita negativa com uma Olympus. Óbvio, não significa que essa não será boa.
Mas aparentemente, não me chamou atenção na configuração. Agora, quando ver fotos tiradas com ela, comparadas a SX50, acho que posso chegar a conclusão melhor…
Falando sobre concorrências, um amigo meu comprou uma Fujifilm SL1000 (50 zoom também). Ele não sabe mexer e só tirou fotos no automático. E vendo os resultados, acho que o automático da SX50 é melhor…
Ou seja, concordando com o que todos dizem. A SX50 realmente tem apresentado o melhor custo x beneficio do momento, oferecendo boas imagens frente as concorrentes!
Galera, deixemos esse tópico para continuar falando da SX50.
valeu as dicas ! vou esperar a SX60 e continuar acompanhando o forum ! novembro estarei nos eeuu e espero comprar minha sx60 la ! = D abraçao galera !!
olá galera, esse é o meu primeiro post aqui no fórum e venho pedir a opinião de vocês: estou pretendendo fazer um time-lapse do movimento das estrelas usando o CHDK para “destravar” o ISO80 e colocar a velocidade do obturador acima de 15", será que é perigoso para a “saúde” da maquina bater umas 4 horas de fotos seguidas com essas configurações??
já fiz um teste de 1hora e funcionou belê só que estou com medo de seguir a diante
CHDK - o que é isso ? é alguma função da máquina ?
Boa Tarde pessoal, tentei olhar todas as páginas deste post. Adquiri uma camera SX50 e estou precisando de algumas orientações, se puderem me ajudar:
Primeiro, quero tirar fotos que o primeiro objeto fique nítido e o fundo desfocado…
Tenho usado o modo macro e P, mas mesmo assim as fts não saem como quero. E as vezes acontece o ao contrário!
Segundo, o local é interno, tipo uma sala com alguns objetos de fundo, isso atrapalha?
Terceiro, é recomendável, neste caso usar o flash? O ambiente tem aquelas luz brancas. No modo automático as vezes ele tira com flash e as vezes sem. Eu li que para as fts ficarem boas devem usar o flash.
Qual valores de iso, exposição, abertura, velocidade de obturador é recomendável para este caso? O objeto principal irá ocupar quase o campo inteiro da câmera. Não uso o zoom. O objeto principal fica próximo da lente, 2 metros no máximo.
Eu uso um tripé para tirar as fotos… E mesmo assim algumas saem um pouco “embaçadas”
Outra coisa, geralmente tenho que tirar muitas fotos, então uso um “temporizador” de 2 segundos e 3 disparos automáticos…Só quando uso em modo flash, parece que a câmera não aguenta, do nada ela para de tirar foto e demora para dar o “click”. Tenho que desligar e ligar novamente para conseguir continuar as fts. Isso é normal?
Desculpem por tantas perguntas, é que estou tendo esses problemas :\ eu já li o manual da camera mas não resolveu o meu problema.
http://www.youtube.com/watch?v=ZlZt0RID01Q => irei ver quando estiver em casa
Esse vídeo foi feito com a SX30, mas as técnicas são as mesmas:
Dá pra ter uma noção…
não existem receitas prontas. Cada situação de luz vai exigir configurações diferentes.
E não espere o tipo de resultado que vc quer (desfoque de fundo) com uma câmera dessas. Vc pode até conseguir, mas há uma série de condições a serem cumpridas. Se não tiver essas condições, não vai ter desfoque.
Quais seriam essas condições? :o
Adm, eu citei para qual caso irei usar a câmera…Será um ambiente interno, não muita luz.
O que você recomenda?
As condições seriam bastante zoom, plano inicial muito distante do plano de fundo e domínio dos controles manuais. Na verdade é preciso estudar os fundamentos básicos da fotografia incluindo os controles manuais pois sem eles você não consegue fazer nada de diferente das compactas de bolso que está acostumada a usar. É uma câmera grande mas de sensor pequenino e usando no automático (ou no P) ela se nivela por baixo.
Pessoal, o que vocês recomendam para minha situação? Usar qual modo da câmera? Flash sem flash…
Obrigada pelas respostas
Como a Helena já disse, não tem receita de bolo. Como é você quem conhece a iluminação do local vai ter que perceber na hora se precisa de flash ou não. E o ideal seria usar o modo manual mas se não souber vá tentando no P mesmo.
Não adianta a gente “ditar” tudo o que você tem que fazer na foto se a gente não conhece o ambiente e a iluminação, cada cena requer uma configuração diferente, inclusive no mesmo ambiente, basta virar um pouquinho a Câmera de lado e tudo muda. Até porque, desse jeito você termina não aprendendo nada pois vai ficar sempre dependente de uma “receita” que só funcionou em determinada situação.
Isso tudo você vai ter que aprender, se quiser tem um vídeo bem didático aqui e até a legenda automática do Google em português funciona bem: http://www.foto-facil.com/2012/08/as-3-bases-da-exposicao-e-fotografia.html
Vou dar uma olhada nos videos quando tiver em casa.
Mas ninguém me respondeu sobre o uso de flash em vários disparos, é normal ele “travar”?
Além disso, vale tbém aproximar-se o máximo que puder com a mínima distância focal da câmera, com a maior abertura permitida. E dependendo do que for fotografado, utilizar o modo macro. Mas a distância entre o primeiro e o segundo plano, sempre vale. Qto maior a distância, maior será o desfoque.
Fora isso, não espere desfoque.
Isso eu não sei pois nunca usei.