Interessante todos os seus relatos aqui
Tenho uma R6 tbm e estou querendo pegar uma RF 800 F11 , mas to com um pouco de pé atras por ela ser abertura fixa em F11. Ja teve alguma experencia com lentes de abertura fixa assim ?
Interessante todos os seus relatos aqui
Tenho uma R6 tbm e estou querendo pegar uma RF 800 F11 , mas to com um pouco de pé atras por ela ser abertura fixa em F11. Ja teve alguma experencia com lentes de abertura fixa assim ?
Dá para usar sossegado… usei 2 anos assim… a RF 100-500 com tc 1.4x… ficando 700mm f10 e 99% das minhas fotos, foram em 700mm f10, ja que aves, é muito raro ter que voltar zoom.
As lentes de fresnel Canon como RF 600mm e RF 800mm ambas f11 fixas, pessoal tem fotografado com certa satisfação, ainda pelo preço mais “acessível”, e claro, só não podemos esperar delas, a vedação e alta qualidade das lentes serie L, que aliás, muito mais caro.
Eu por exemplo, estou sem uma zoom agora, mas quero ter outra novamente, talvez eu até vá de RF 100-400 f8, que é bem mais barato.
E por enquanto, estou apaixonado na EF 800mm f/5.6 L IS USM :wub:
Anúncios de vendas devem ser feitos exclusivamente na sala Classificados.
Como sempre apanho para inserir imagens aqui no site, vou criar um tópico novo, sobre o uso da EF 800mm 5.6 L IS USM, que citei nas conversas acima.
Amigo, eu adquiri uma RF 100-500mm para usar com a minha Canon R6. Estou tendo muito problema de Moiré nas penas dos pássaros…
Com você acontece isso ?? Poderia dar uma analisada por favor ?
Veja as minhas imagens no primeiro teste com esta lente e o moiré gritante nas imagens… horrível…
https://drive.google.com/file/d/1kD-x7fKcyxx1E5R_UP5s6yrx9fTI4Yml/view?usp=drive_link
Baixei suas fotos. Só no sanhaço que apareceu um pouco aqui.
Abra as fotos no Lightroom, que o moiré já some quase completamente, devido a leitura do programa.
Aqui comigo nunca tive problema com isso.
Se tivesse fotos do Sanhaçu-cinzento com a 100-500mm seria ótimo para comparar pois com ele o moiré apareceu forte… acredito que pela cor das penas, em outras aves não ocorreu moiré e se ocorreu foi muito pouco…
Mas tem que analisar a foto, se não prestar a atenção o moiré passa batido, eu só percebi depois que estava dando zoom nas imagens…
Se você não tem nenhum problema com moiré então ou o meu corpo R6 está ruim ou a lente 100-500. Usando a Sigma 150-600 eu não tive esse problema com moiré usando a Sigma na R6.
Fico sem saber o que fazer…
Comprei o TC 1.4x e vou fazer novos testes para ver como fica o moiré na mesma ave, sanhaçu-cinzento.
Normalmente em bichos mais cinzas e marrons, onde mais aparece… igual tecido de terno masculino.
Quando eu tinha a 6D clássica com a EF 600mm f4… foi o kit que mais me deu moiré. Ai comecei evitar o mesmo, evitando clicar conforme a pose da ave.
A sigma deve ter aparecido menos… devido a lente ser menos nitida e menos precisa…que a RF 100-500.
Esse final de semana… vou clicar com a EF 500mm f4 L serie II, e vou prestar atenção vai aparecer algo.
Usnado o TC 1.4x com a 100-500 você percebeu mais moiré ou menos ?
Vou fazer testes neste sábado com o TC 1.4x e veremos o que vai acontecer aqui…
Nem mais e nem menos… e nem moiré…não tive problema com isso.
Rodrigo, vc mora onde? Se estiver em Sampa podemos marcar algo e vc testar com a minha 100-500
Sou de Cuiabá-MT, seria ótimo se desse para a gente fazer esse teste. Mas obrigado pela tentativa de ajudar.
https://i.ibb.co/SsTFqR8/Screenshot-2024-06-07-08-37-30-994-com-instagram-android.jpg
Pessoal que faz moda não tá curtindo a R6 rsrs
Aparentemente os outros membros do debate ou não perceberam o problema ainda ou não se depararam com ele pelo visto.
A atualização para a mark ll com outro sensor agora com 24mp tem um motivo.
Só trazendo um pouco de contexto sobre o Tacca.
Ele pegou uma 5D mk 3 quando já existia a mk 4.
E nesse reals aí ele comenta que usa 5D por causa do filtro AA que evita moire.
@cfcsosa
Acho que sim viu, e tem gente que encontra mas nao se importa, apenas remove o colorido do moire.
@YP
Pelo que entendi é o seguinte:
Canon DSLR, R, RP, Todas R apsc: Filtro AA forte, horizontal e vertical.
R6, R6 II, R8: Filtro AA fraco, horizontal.
R5, R3, 1Dx mark iii: Filtro AA especial 16 pontos.
Edit:
achei informações mais completas nesse topico:
https://www.dpreview.com/forums/thread/4695784?page=3
Testei a 100-500 com 1.4x, diminuiu muito o moiré, apareceu em uma imagem e bem sutil.
Vou passar a usar o 1.4x agora e continuar a observar o moiré…
Não percebi perda de qualidade na imagem usando 1.4x mas percebi uma dificuldade maior do foco por detecção ocular, dependendo da distância do assunto não detectava os olhos do pássaro, mesma distância usando sem 1.4x não tinha esse “problema”.
No mais fiquei bem satisfeito com o resultado das imagens com 1.4x.
Continuo a tentar vender a minha R6…