Monitor custo-benefício 2024

Cara eu tenho a forte impressão que ele fazia isso antigamente… mas agora ele não está fazendo… :shock:

mas vc consegue fazer o seguinte, joga para o canto inferior ou superior e puxa a lateral do meio até preencher a tela do outro lado.

O windows 10, 11 não divide na horizontal em resoluções paisagem. Se vc carregar a janela pro cima e segurar, vai aparecer uma abinha no centro superior, carregando a janela até lá, vc vai ter as opções que o windows divide as telas. Eu virei meu monitor aqui pra retrato, daí o windows dividiu horizontal tb…

Windows antigos, vc selecionava as janelas na barra do iniciar, e com botão direito aparecia as opções; Dividir horizontal, vertical, cascata.

:snack:

Creio que alguns links da Amazon americana não devem funcionar pra entrega no Brasil. Mas caso alguém esteja buscando monitor portátil, acabou de chgar esse aqui pra mim. Estou gostando muito. A qualidade da tela não é tão boa, mas é equivalente a uma tela mediana de notebook. Mas o maneiro mesmo é que:

• é tela de toque
  • funciona também no meu celular! Se conectar só o celular à tela, consome a bateria do celular bem rápido, mas
  • Tem carregamento bidirecional: se eu conectar um carregador à tela (tem 2 portas USB-C), a tela carrega o celular.
  • Ainda tem uma porta USB-A, que pode usar um teclado/mouse.

Mas:

• não vem com uma capa
  • Os controles de tela (brilho, contraste, etc) parecem não funcionar.

O link é esse:
https://www.amazon.com/gp/product/B0CT8KF3FB/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o01_s00?ie=UTF8&th=1

:frowning:

https://i.ibb.co/XsqJmH9/Screenshot-20240420-161817-Brave.jpg

A LG tem um modelo similar e acho que responde a dúvida do Vangelism e pode ser uma opção para o Felipe:

Monitor LG Ergo DualUp 28’’ - 28MQ780-B

https://www.lg.com/br/images/monitores/md07567208/gallery/28MQ780-B_IPS_Monitor_D_01.jpg

R$4.169,00
R$4.699,00
11% de desconto
No PIX 5% off R$3.960,55

2 em 1 : Dobro de área de trabalho com menos espaço (aspecto 16:18)
Nano IPS SDQHD 2560x2880 60Hz 5ms
USB Type-C com até 90 W

PBP e KVM* integrado

O Monitor LG DualUp Ergo permite que você controle múltiplos conteúdos de 2 computadores distintos através do recurso picture-by-picture. Além disso, a função KVM integrada ajuda a gerenciar os conteúdos com um único mouse e teclado.

[b]PBP** de 1 fonte

Ao conectar dois cabos, HDMI, DisplayPort e USB Tipo-C™, você pode utilizar uma configuração de monitor duplo com 28MQ780. Isso ajuda a controlar facilmente duas telas sem usar software ou teclas de atalho.[/b]

Tem de ver se tem algum review no YouTube que detalhe esse recurso. :ponder:

Gostei da base, não gostei do preço :hysterical:

O que é um KVM?

Keyboard, Video, Mouse. Eu uso dois computadores no mesmo monitor, teclado e mouse por meio de um KVM. Fica um monte de cabos espalhados pela mesa. Bem melhor seria integrar o KVM no monitor.

Vi um review no Youtube dizendo que o Monitor da Elements é um monitor LG.

Depende de como se usa os 2 pcs. Mas usar o 2o com conexão resolve muitos problemas. “Area de Trabalho Remota”, Anydesk ou DWA Agent resolve muito bem a questão dos cabos.

Me pareceu. Vi um da Lg bem parecido. Mas a gente começa a coçar e termina com uma coceira imensa. Foi eu começar a procurar o que quero:
-28 a 32"

• 4k
  • pelo menos 100%sRGB
  • KVM
  • USB-PD 65W em pelo menos uma das entradas

Que fica mais difícil. O único que achei é um Dell que tá custando quase 900 dólares. Daí eu olho pro meu arranjo cheio de cabos pela mesa e nem acho tão ruim.

Comprei na Amazon esse aqui, pra experimentar:

https://www.amazon.com.br/dp/B0CY7DRTW7?psc=1&ref=ppx_yo2ov_dt_b_product_details

https://m.media-amazon.com/images/I/61NKcPYKR7L._AC_SL1080_.jpg

Tela Plana 27"
Painel: Fast IPS
SRGB: 99%
Temperatura de cor padrão: 7500K
Profundidade de cores: 1.07 Bilhões (10 bits)
Tempo de resposta OD 1ms
Taxa de atualização 180 Hz
Resolução 2K QUAD HD / 2560x1440p
Brilho padrão 300 (típico) máximo 320
Contraste 1000:1
Ângulo de visão (H/V) 178°/178°
Tipo de luz de fundo ELED

• A marca é desconhecida, mas é um white label de uma grande loja de informática.
  • Garantia de 1 ano.
  • Marca nova, não se sabe quanto a durabilidade.
  • Vários reviews de gamers, todo mundo que comprou gostou, não encontrei review de fotografo nem cinegrafista.

Melhor de tudo foi o preço, R$ 1.280,00.

Entrei no bonde do monitor novo e comprei esse aqui:
https://www.lenovo.com/us/en/p/accessories-and-software/monitors/professional/62cbrar6us

https://p2-ofp.static.pub/fes/cms/2022/01/10/o03wecc5d7r3ro6ifc40tv4r73zjn9733156.png

Tá com um desconto bom, mas continua caro (409 bidens). O que ele tem de bom:

• 4k (estou começando a usar óculos pra trabalhar, e de óculos consigo ver cada pixel do monitor 2k. Sem óculos, não faz diferença 2k ou 4k)
  • 27" (pensei melhor e achei 32" grande demais)
  • KVM que troca de PC com um único botão na frente do monitor
  • Hub USB - tenho que ficar esperto pra não plugar nenhum armazenamento nessas portas, pra não mudar de PC durante transferência de dados. Mas pra webcam, mouse/teclado, etc., funciona que é uma beleza.
  • 2 HDMI, 2 entradas Thunderbolt 4/USB-C/USB-PD de 100W total
  • delta E <1 de fábrica
  • 100% sRGB, 99.5% Adobe RGB - se bobear, vou finalmente passar a usar ARGB.
  • Ethernet (não vou usar, mas tem)

:ok:
parabéns pelo brinquedo novo!

Já chegou? o que achou dele?

Chegou, sim. E já estou devolvendo. :aua:

O painel em si é muito bom, as cores são excelentes. Olha os números:

https://i.ibb.co/QN8fdZk/Display-Cal.png

Mas pra mim é muito importante o KVM, e esse monitor falha miseravelmente. Quando funciona, o KVM demora uns 10 segundos pra transferir de um computador pro outro. Mas na maioria das vezes, eu preciso desconectar o adaptador USB do teclado/mouse do monitor pra acordar o PC, depois eu transfiro de um PC pro outro. Outras vezes eu tenho que desligar/ligar o monitor. Umas poucas vezes eu tentei um monte de coisas até que finalmente mudou de um PC pro outro.

Quando eu usei a entrada HDMI junto com USB, o mouse/teclado falharam bastante. Com DisplayPort, funcionou bem. O outro PC, com Thunderbolt, funcionou sem problemas.

O software do monitor meio que funciona (com problemas) no Windows 10. No Windows 11, nem abre. Mas o software não tem nenhuma ferramenta que ajude a resolver o problema.

O serviço da Lenovo, apesar da qualidade não ser das melhores (talvez o produto em si não seja bom), responde rápido e deu solução. Eu reclamei imaginando que eles enviariam alguma ferramenta pra atualizar o firmware, e mandaram um monitor novo… Que provavelmente tem o mesmo problema. Não resolve. Iniciei a devolução do que comprei, e vou ter que devolver o outro que ainda vai chegar.

Comprei um Dell Ultrasharp 27", e já vi nos fóruns que o KVM funciona bem. Ainda por cima tem o tal IPS Black, que aumenta o contraste. O software funciona em Windows 11; não era pra ser uma vantagem, mas é.

Assim que eu usá-lo um pouco, posto minhas impressões.

Eta… caramba…

:ok:

Bem curioso em saber, visto que, é justamente esse modelo que estou pensando em adquirir.

Note que no site da Dell custa $522, mas na Amazon tá $468 pelo mesmo modelo. Já o modelo 2k com a mesma tecnologia tá saindo a $328. Creio que o mais barato não tem KVM.

Estou interessado é justamente no modelo 4K.

Então vamos a ele! Já instalei aqui e calibrei.

A primeira coisa é que o painel tem um volume de cor menor que o equivalente Lenovo, embora ainda assim muito maior que o necessário pro meu uso:

https://i.ibb.co/wRcyXdC/Calibra-o-2024-05-07.png

Apesar de ambos os monitores terem excelente cor, veja que o Dell ainda tem erro máximo menor que o Lenovo. A diferença é pequena, mas existe. A imagem me pareceu bastante uniforme, mas não fiz nenhuma medida específica. O tal do IPS Black também não fez tanta diferença quanto eu esperava. Na verdade, a curva tonal tem uma barriguinha nos tons mais escuros, que indica que o preto não é bem preto.

https://i.ibb.co/tDNsn0c/Tone-response-curves-U2723-QE-1-2024-05-07-17-03-2-2-F-S-XYZLUT-MTX.png

Uma coisa muito interessante é que esse monitor é um tanto inteligente, mais do que simplesmente espetar as entradas e ligar pra configurar. Ao ligar o monitor, ele entra em um assistente de configuração: diz pra conectar um PC, daí ele detecta onde foi conectado e pergunta se vc quer contectar outro, e assim vai. Ao final do assistente já se tem as conexões principais feitas.

Por falar em conexões, são duas portas de entrada USB, uma pra cada PC, e 5 de saída. A entrada fornece até 90 watts de carregamento USB-PD, que é o suficiente pra eu ter só um cabo ligando meu notebook de trabalho ao monitor. O desktop tem dois cabos, um DP e um USB-A pra USB-C. O monitor fica ligado ao adaptador sem fio do mouse/teclado, webcam, alto-falante de teleconferência e tablet de desenho. Ainda sobraram uma USB-A que usei com o calibrador de monitor e sobrou uma porta USB-C.

O monitor só tem dois controles físicos, um botão liga/desliga e um joystick. Eu nunca tinha mexido num monitor com joystick, só com aquele monte de botões pra navegar no menu OSD. Facilita muita coisa o joystick. O sistema de menu também tem uns atalhos que vc configura pelo programa Windows (tem também pra Mac, mas não usei). Na verdade vc pode configurar o monitor todo pelo programa ao invés de usar o OSD.

O KVM realmente funciona muito bem. Pode-se usar o joystick, que pode ser configurado como atalho pra várias funções, inclusive KVM, ou pode-se configurar um atalho de teclado. Esse atalho de teclado precisa ser configurado nos dois computadores, e o programa do monitor (Dell Display Manager) precisa rodar em segundo plano. O KVM ainda tem dois modos de funcionamento: por USB, que é o que estou usando, ou por rede. Pelo que entendi, este segundo modo transfere os sinais de mouse e teclado através da rede ao segundo PC, e também facilita a troca de arquivos entre ambos. Assim, ao usar o monitor em PIP (tela sobre tela), é possível arrastar arquivos de um PC pro outro. Mas ainda não testei pra ver como funciona.

Pra mudar de um PC pro outro, leva 1-2 segundos, que é bem rápido. A única coisa que me incomoda é que fica um pop-up por mais uns segundos dizendo que mudou a fonte de imagem.

Outra coisa que não curto muito é a parte de trás convexa. Isso dificulta um pouco a colocação da minha webcam no lugr habitual. Fiz na impressora 3d um suporte novo pra resolver o problema.

Esses dois são problemas menores. Dá perfeitamente pra viver com isso. No geral, atendeu bastante minha expectativa.

:ok: :ok:

De acordo com o que você descreveu esse monitor deve me atender muito bem.

Valeu demais pelo review!!