Sim, ele veio com uma régua (tosca) que isola a janela para que o tubo de ar quente jogue para o exterior.
Possui algumas pequenas frestas… não isolando 100%… vi em muitos fóruns a galera fazendo sob medida usando MDF, mas não sei até que ponto ajuda abaixar a temperatura, teria que testar.
Como fazer seu próprio ar-condicionado portátil.
https://aoquadrado.catracalivre.com.br/dia-a-dia/aprenda-a-fazer-um-ar-condicionado-caseiro-potente/
Tenho um split no quarto e comprei um climatizador desses com água pra dar uma ajuda no escritório e sala de TV.
Ligo o ar do quarto, fecho as portas da sala/conzinha/banheiro e o ar consegue baixar a temperatura dos dois comodos (quarto e sala). Baixa a temperatura a ponto de incomodar.
Com o climatizador, o que acontece é que ele, como solta mini gotículas de água, abaixa a sensação térmica. Quando coloca-se gelo ou água quase congelada (é a melhor maneira), isso acontece mais rápido. Com certeza é melhor que um ventilador.
Abcs
Eu, por não ter opção de split (apartamento) comprei um portátil da Elgin (9000 btus).
Uso ele exclusivamente no meu quarto, tem uns 11m2.
Ele fica no canto do quarto, em cima de um puff alto, ao lado da janela, coloquei a saída de ar quente bem vedada e pra mim funcionou.
Eu direciono o ar gelado pra cima, ligo nos 17 graus, deixo 1h mais ou menos assim, depois eu mudo pra 23 graus e deixo ele no meio, jogando o ar frio uns 30cm pra cima da cama, resolveu meu problema, durmo feito uma criança.
O barulho não me atrapalha.
O pulo do gato é colocar a saída do ar frio o mais alto possível, pois o ar frio é pesado e a tendência dele é descer, esses portáteis geralmente ficam no chão e não resfriam o ambiente, se você perceber os splits ficam beeem no alto.
Muita gente fica de olho somente no BTU do ar e esquece uma coisa que também é muito importante: a vazão.
foi oq eu disse la atras
com o aparelho no chão não circula o ar.
Acho que nisso posso ajudar. Existe uma marca/modelo de ar de pIso portátil que Funciona bem. É o DeLongui Pinguino, de 12000 BTUs. Comprei um no trabalho de backup quando o ar do laboratório estava ruim e por mais de dois meses ele trabalhou 24h/dia 7x/semana em uma sala com uma dúzia de computadores e cerca de uma dezena de pessoas. Ele funcionou MUItO bem! O único problema é o barulho e espaço que ele ocupa, mas é uma opção excelente de backup. É a unidade que uso na minha sala desde que troquei o ar do lab. Na minha sala (no trabalho) ele tb funciona 24h/dia, 7dias/semana. Comprei mais um (modelo mais novo do mesmo fabricante) e achei ele bom também, mas com menos opções que o antigo. Este foi usado em uma sala de reuniões por alguns meses antes de eu emprestar para o lab de outro colega, onde está até hoje. Sei de,outras marcas funcionarem muito mal (em especial um da Ariagel, que alguém comprou e teve péssimos resultados), mas o da DeLonghi funciona. Se não queres qubrar parede, ou desejas a portabilidade, é uma solução viável, embora mais barulhento que split. É também necessário considerar que ele ocupa o espaço de um frigobar, mas ou menos. Sobre o fluxo de ar, se o direcionares para cima, ele espalha bem.
O melhor eh comprar um daqueles com design quadrado e colocar na janela. Ai fica tudo apontado pra fora: Saída de ar quente, barulho de motor e saída do condensador.
Kkkkk…
Abcs
É bom também, instalação mais fácil (tirando o furo na parede rs…) porém entre este e o split eu prefiro o split.
Porém para quem mora em apartamento, com detalhes de “alteração de fachada” e “não pode furar a parede por que é alvenaria estrutural”… resta 2 opções neste calor de 40c de Campinas/SP
- Comprar um portátil
- Forrar a cama de gelo…
Interessante a questão da altura da saída de ar, uma coisa que não gostei no PIU 12000 foi a não possibilidade de alterar o direcionamento de ar :ponder:
Meus pais moram em Campinas e tem o mesmo problema com o ar-condicionado. Tanto que o que está em casa hoje era deles.
Hoje eles tem um Midea portátil e a parada é sinistra. Refresca bem o ambiente, baixando mais que os tais 5ºC que você comentou. Ele deixou na sala de TV no fds, que tem uns 15m² ou talvez um pouco mais, com as aletas viradas para cima. Cara… é outra vida.
Abcs
Sou de Campinas também … no verão do ano passado eu prometi que compraria um ar condicionado, porque perdi várias noites de sono por conta do calor insuportável…
O sol se põe virado pra parede do meu quarto … era triste demais …
Como moro em apartamento e não tinha como colocar nem split nem ar de janela, coloquei o portátil …
Salvou minhas noites … agora durmo muito bem, coberto inclusive…
Mas o macete de colocar o ac no puff e direcionar a vazão do ar uns 30cm sobre a cama foi fundamental pra refrescar bem o meu quarto.
O trabalho que dá de erguer aquele peso todo (30kg mais ou menos) pra colocar sobre o puff, encaixar o duto da saída de ar quente na janela, drenar a água de dentro do ar, são compensados quando vou dormir e o quarto está fresquinho …
Mas o fato é:
SPLIT > AR DE JANELA > AR PORTÁTIL > CLIMATIZADOR >= VENTILADOR
Eu tive um climatizador anteriormente, colocava água gelada, gelo, nitrogênio líquido (brincadeira), mas não refrescava nada …
O climatizador é melhor que o ventilador.
Ele melhora, em muito, a sensação térmica do ambiente.
Abcs
Também acho climatizador melhor que ventilador.
Mas no meu caso o ganho entre um e outro foi pequeno.
Uma grande vantagem foi o fato de ir água nele… eu não acordava com a garganta raspando durante à noite.
Depois que coloquei o ac portátil, também providenciei um umidificador (aqueles que soltam vapor d’água), aí ficou jóia.
E o consumo de energia com esses portáteis ja chegaram a medir o aumento?
Aqui em sorocaba ta osso as noites também…
A cidade fica num vale baixo e geralmente é muito abafado parece que estamos numa panela de pressão…
Ja a cidade de são roque fica mais bem mais alto e é bem mais fresco lá.
Ja teve dias de sairmos daqui num calor pra ir na casa de uma tia e chegar lá e passar frio na casa dela…
Também moro em apartamento sem previsão pra ar no projeto… E to pensando em investir num portátil mas fico com receio… Tem um morador aqui que tem dois no AP dele…
Continuem dando suas impressões…
Ainda não posso falar do consumo de energia, porém, o PIU 12000 tem 850W… ae é só fazer o cálculo.
Uma coisa importante e que muitas vezes não é levado em conta por desconhecimento é a questão da instalação elétrica. Estes aparelhos possuem tomada 20A com potência variando de 850W (PIU) a até 1400W (Springer) ou mais… então é preciso levar em conta a instalação elétrica, principalmente em apartamentos.
Sei que existem pessoas que usam um adaptador de 20A para tomada 10A… isso pode ser perigoso!!!
Sem falar que o ideal seria existir um disjuntor específico só para o aparelho… ainda mais se for 110v… para não sobrecarregar a rede (é comum em apartamento todas as tomadas dos quartos e sala estarem ligado a um único disjuntor 20A)
O meu PIU 12000 é 220 volts, tomada 20A, fio 4mm em um disjuntor isolado só para ele.
É o correto para instalação de equipamentos mais potentes, como um ar-condicionado.
Em casa tive que passar fios e colocar um novo disjuntor também.
Abcs
Tenho esse no litoral:
http://www.extra.com.br/areventilacao/arcondicionado/ArCondicionadoPortatil/Ar-Condicionado-Olimpia-Splendid-Issimo-Portatil-Frio-13-000-BTUs-39029.html
Barulhento, mas gela bem.
Eu consigo dormir com barulho, mas a maioria não conseguiria.
O meu é 110V, mas toda fiação das tomadas é de 6mm, pq eu exagerei na compra de fios para chuveiro e sobrou.