Pois é caiu pra caramba o preço. Lembro que no 2678 eu paguei quase 500 paus, já os da série 90 eram pra mais de R$1500.
Então o 2396 é o V3 mais forte que tem, depois disso tem os V4 que são de uma geração posterior e tem compatibilidade.
Sei que os V4 dão em torno de 5 a 10% a mais de performance, mas não tem como fazer a artimanha de desbloquear o Turbo Boost de todos os núcleos.
Mas tem Xeon de todo sabor. Como eu falei tem o E51650 que é 10/20 e tem um single core que é superior aos 26**.
Além disso tem também o I7 6950x, que é bem fortinho.
Nesse vídeo o Mário Explica um pouco sobre a performance dos Xeon. Conforme o número de cores existe um tipo de encapsulamento e isso influencia na velocidade interna de transferência de dados.
“04:21 Diferentes organizações internas”
https://www.youtube.com/watch?v=OH3eOws8jOE&t=14s
A questão de tudo isso é que eu não conheço ninguém que manje desses processadores mas com foco em produtividade. A maioria dos canais que falam sobre Xeon da China são de caras que curtem pra jogar.
Um cara que tem uma boa noção de processador para produtividade é o Cláudio do Canal Conecta Tech. Mas o lance dele é fazer live e não tanto vídeo explicativo.
https://www.youtube.com/c/ConeCtatech
Placa mãe de marca famosa é facada… O pessoal sempre recomenda a Huananzhi F8 que dizem que é a mais parruda, e a X99 BD4 que é um pouco menor pra aguentar esses processadores com mais TDP.
Como disse tem Xeon para todos os gostos… Quem quer ter um servidor NAS, tem Xeon com TDP mais baixo, menos clock e menos núcleos. Tem Xeon que é bom pra Overclock (série 16), tem Xeon com mais cache, ou com mais clock, ou com mais núcleos. Lembro que tinha um que era bizarro, tinha tipo 165w ou 195W de TDP, estupidez demais.
Além dos single Socket (que é o meu caso) tem os Dual socket, que são placas que comportam 2 processadores iguais.
Tem vídeo do Mário mostrando um dual Xeon 2696V3 com 36 cores e 72 threads hahahaha.
Deve ser bom para rodar várias máquinas virtuais.
Pessoal gosta também do xeon para mineração… alguns que são mais econômicos e tem bastante linhas PCI-E para colocar mais placas de vídeo e minerar.
Voltando ao assunto upgrade… Acho difícil algum programa nos próximos 5 anos ser gargalo para algum Xeon tipo o 96. Para edição uma boa placa de vídeo vai ser o que irá desafogar o processador. Aí meu amigo, VGA o céu é o limite.
Além disso tem também aquela questão de que até mesmo os Ryzen tem limitação de upgrade. Não adianta comprar uma placa mãe AM4 de entrada e querer colocar um R9 nela. Aliás parece até que a AMD vai mudar de plataforma agora com as DDR5.