Como faturar em plataformas de fotos de eventos esportivos (Fotop, Foco Radical)

Show de fotos hein LeandroR.
Eu ainda estou comendo grama, até destravar a criatividade para compor melhor as fotos. As minhas ainda são meio padrão.

Quanto as plataformas, usei a Fotop e o Olho no Atleta. Achei a Fotop bem melhor organizada. O Olho é meio que um site amador, bugadinho. Até hoje não sei como faço pra tirar os dinheiros que tem lá.

Na cidade vizinha tem um fotógrafo que clica quase todas as provas da região. Outro dia estava falando com ele que me disse que costumava fazer 400 paus em média por corrida. Ele usa a Foco Radical, eu tenho cadastro lá mas não tenho o colete deles, muito menos os panfletos. Nem sei como está funcionando.

Aqui na cidade rola bastante corrida de rua, mas são sempre os mesmos percursos. Costuma ter provas gratuitas, será que essas vendem bem foto? Porque tem muita gente que vai nessas corridas gratuitas que nem é corredor mesmo, vai pra acompanhar o namorado/amigos, fazer caminhada e ganhar os brindes.

Outra vez estava falando com o Tito Brito, pelo que entendi ele ficou cansado de ter que pagar comissão para as plataformas e resolveu fazer a dele mesmo, chama Sport Click. Ele me contou que pagava a hospedagem na Amazon, e que até tinha um jeito dele saber se alguém tinha batido print de foto, pq cada vez que acessavam o arquivo, dizia ele que vinha uma cobrança.
Ele falou também que preferia fazer provas menores e fechar com organizador, aí quem se interessasse pegava com ele mesmo o pacote, tipo R$50,00 todas as fotos que ele tivesse (isso foi em 2018).
Disse também que conseguia melhores resultados em provas regionais menores do que em corridas grandes tipo São Silvestre, Maratona de São Paulo, etc. Segundo ele a concorrência é menor, pq você chega na SS e vão ter lá uns 200-400 fotógrafos fazendo a mesma foto, enquanto numa corrida local, vão ser menos participantes (o que fica mais fácil de pegar boa parte deles) e também só um fotógrafo vendendo.

Outra conversa com o Tiago Barros, do Olho, ele contou que vinha muito para minha cidade (Mogi das Cruzes) e para o Vale do Paraíba pq rola o circuito de corrida da loja Oscar Calçados (inclusive eu fui atleta patrocinado pela marca uma época, cheguei a pegar 1o lugar na categoria😎). Eu disse pra ele: Mas Tiago, pq vc tira foto na corrida da OSCAR se eles já tem fotógrafo contratado que fornece as fotos para os inscritos gratuitamente? Ele me respondeu: Primeiro pq o que é de graça ninguém dá valor, segundo pois se o atleta não for canela seca (pelotão de elite) só vai ter foto em grupo, e terceiro porque a foto só é em baixa resolução (tipo 800x600 pixels), quarto pq eles só publicam as fotos 5 dias depois do evento, enquanto nos sites pagos vai no mesmo dia ou no dia seguinte, que é quando as fotos vendem.

Outro amigo meu que é mais amador (na verdade ele também é corredor e perdeu o emprego e foi tirar uns trocos) usava uma T7 e a lente do kit. Ele me disse que estava tirando uns 200 contos no Fotop. Que vendia mesmo mais é na hora que publicavam as fotos, dias depois o negócio esfriava. Ele me disse que por ele já ter feito uma certa quantidade de corridas, direto acabava tendo uma rendinha passiva de fotos eventos anteriores, principalmente aos finais de semana que são dias comuns de terem provas. Então quando está tendo por exemplo a Meia de Sampa, o atleta vê os amiguinhos correndo e lembra que no ano anterior ele correu, daí vai lá pra ver se tem alguma foto dele daquela corrida.

Valeu Fernando… muitas provas é dificil tentar ser criativo, pois uma composição mais bonita e arriscada significa poucas fotos por atleta e chance de perder algumas fotos, acabo indo no padrão também e garantir pegar vários atletas…

Aqui em Florianópolis eu quase nunca faço corrida de rua, pq o Foco Radical tem muita tradição neste tipo de prova aí pelas outras plataformas vende pouco (já tive experiências). A excessão é maratona grande que vem gente de fora aí da pra abocanhar vendas fazendo pelo Fotop (fiz duas uma vendeu 2mil e a outra 1mil)… mas pessoalmente acho um saco fazer corrida de rua kkkkk … conversando com fotografos do Foco, nessas mesmas provas grandes aí, como a maratona internacional, eles tinham 70 fotografos e a MÉDIA de vendas da galera ficou em 3 paus, muita coisa… pessoal da foco vende bem por aqui, porém no TrilhasBR a gente é uma turma bem unida, pessoal bacana, coisa que não acontece com os amarelinhos, então nunca pensei em virar casaca. Fora que acho muito mais divertido fotografar bike, pelo menos umas 3x por ano tem prova de bike na Serra do Rio do Rastro, é simplesmente sensacional!!!

Essa aqui foi da última lá… usei duas cameras, 7D com a tele e a 5D com a 17-40mm, flash na camera mesmo por causa do contraluz … vendeu bem este evento.

https://i.ibb.co/C29qNrp/Desafio-SRR-0611-4218.jpg

Então eu já pensei em fazer isso de usar o flash (o AD200 fora da câmera do outro lado da rua), eu ficaria em baixo de algum viaduto ou dentro de túnel ou mesmo de noite. Aí colocaria o flash no pedestal de deixaria a Carga fixa em 1/16 (algo assim). Acredito que dê pra fazer umas 5mil fotos com o flash assim, mas não sei se funcionaria… afinal corredor correndo fica com a luz desigual conforme o lado que ele passe.
Também não sei como o conjunto se comportaria, se poderia ser perigoso de algum transeunte tropeçar no suporte, ou se a câmera focaria bem em condição de baixa luz, ou se as imagens sairiam decentes (imagino que teria de usar ISO muito alto para congelar o movimento).

Alguém já teve experiência com corridas noturnas? As que eu corri quase sempre tinham poucos fotógrafos.

Pessoal, ótimo tópico Fernando e espero poder contribuir com os colegas foristas sobre este tema. Bem vou relatar aqui minha experiência que, cujo texto, é difícil aplicar em poucas palavras por isso se você tem preguiça de ler textos grandes, vai assistir Felipe Feto, digo Felipe Neto :hysterical: :hysterical: :hysterical: , pois penso que aqui é um local para compartilhar experiências de fotografia.

Vamos ao assunto. Eu fotografo corridas de rua, raramente de bike, e outros estilos não fotografei ainda. Vou dividir o assunto nos tópicos: Lucro e Técnica Fotográfica, pois ambos tem conexão, mas as tratativas são diferentes.

No que tange ao faturamento, cobri a Fotop e sempre faço eventos pra eles. O que gosto na plataforma é a simplicidade e transparência do processo. Você ganha por vendas e o segredo é saber usar bem as ferramentas que a plataforma possui. Já tive corridas onde tive 1 venda, porque a dona do evento de bike teve a idéia “genial” (PS: estou usando de sarcarsmo puro) de colocar os números dos atletas, na parte de trás do capacete :hysterical: :hysterical: . Não vou detalhes sobre este assunto porque foi o único evento até hoje que fiquei espumando de tanta raiva , pois a organizadora era bem arrogante e eu o único fotógrafo que fui no dia.

O ganho é, no final, das contas um “processo” matemático: quanto mais atletas, mais fotos tiradas e menos fotógrafos maior o seu ganho. Então eu passei a escrever no papel os eventos e regiões que mais tinham essas características. E assim passei a fazer “meu próprio filtro” de eventos que me davam lucro. Cada um tem seu “lucro mínimo esperado”. Eu não saio de casa por menos de 300 reais. Minha média hoje varia de 250 a 800 reais. Eventos que faturei acima de 1.000 reais foram poucos.

Há também regiões que dão maiores lucros, onde o pessoal já conhece a Fotop e você não precisa ficar levando cartões. Mas sempre estou com o colete da Fotop. Outro macete também é trocar idéias com outros fotógrafos.

Bem gente este foi apenas um papo inicial, pois acho que é complicado compartilhar toda minha vivência pois faço Fotop desde 2018 e sempre gostei não só pelo dinheiro, mas pela energia positiva das corridas. O principal pra mim é que não tenho stress . Como tenho outras fontes de renda, e as vezes pintam jobs em outras áreas também, fazer a Fotop pra mim é divertido .

Vou responder alguns colegas que já postaram coisas bem interessantes…

Vange na minha experiência as fotos que mais vendem são em modo Retrato. Isso porque as fotos, pelo menos na Fotop, precisam ter 3.000 pixels do lado maior. As minhas já coloco em 3000 ou 3200 pixels o lado maior. Fotos em modo normal, apenas as dos atletas com medalhas em grupo.

Sobre a 85MM , se pegar por exemplo a Canon EF 85MM 1.8, realmente é uma lente excelente pra retratos, mas acho que uma lente fixa não é uma boa opção. Eu mesmo não tenho equipamentos topo de linha (e nem precisa não estamos fotografando Copa do Mundo rs) .

Lentes zoom para esse tipo de evento são melhores, pois você não tem muito tempo pra ajustar enquadramento; são de 3 a 5 fotos por atleta. Eu uso a 55-250, a 75-300 e uma 28-135 IS USM . As 3 lentes me atendem perfeitamente. Em breve vou pegar uma 70-200 mas a F4 sem IS; pegar uma 2.8 está fora de cogitação pelo peso dela, mais um incômodo do que bom resultado.

Cara geralmente o corredor vem na minha direção ou no máximo em um ângulo de 45 graus. Mas fotografar com lente fixa pra mim não rola. Você programa o AI Servo da câmera ou AF_C , dispara 5-10 fotos , e já precisa ir pra outro atleta. O enquadramento variável da uma lente zoom permite essa flexibilidade. Numa lente fixa, preciso esperar o atleta chegar num ponto X pra poder fazer uma boa composição . Limita muito o fluxo das fotos e no fim acaba vendendo menos. Fotografar com uma fixa só faria sentido se o fotógrafo fotografar a chegada, onde ele pode ajustar melhor o enquadramento, mas fotos de largada pelo menos na Fotop não vendiam tão bem , quanto fotos da corrida em si.

Entendi, eu pensei dos corredores ficarem mais espaçados.

De qualquer forma não é um casamento que temos a responsabilidade de registrar todo mundo que entra antes da noiva. Podemos perder um ou outro corredor.

Eu tenho a 55-250 mas a 85mm seria para tentar um desfoque que desse uma diferença nas fotos, pra ajudar a vender.

Fiquei surpreso de foto na orientação retrato não ser o padrão.

a questão do flash remoto principalmente de dia é complicado pq precisa usar potência muito alta = ciclagem mais lenta e aí ferra tudo… eu uso remoto somente em trilhas bem fechadas, locais mais escuros… fora isso eu uso ele na camera mesmo e dane-se, e geralmente com a 17-40mm para não precisar potência muito alta… qdo uso remoto é em trilhas então eu prendo ele com fita crepe em alguma árvore… mas já vi quem use no tripe tbm, so é mais uma coisa para levar.

Fotografia a noite fiz poucas, lembro de um de bike… nessa situação usei ele em cima da câmera e exposição lenta (1/20; 1/15) e flash na segunda cortina, era um evento pequeno, eu achei que ficou legal os resultados mas acho que os atletas nao concordaram comigo pq vendi muito pouco :hysterical:

Cara câmeras boas para o mercado de usados por um preço muito baixo para esses fins. Canon: 7D Mark 1 e 40D (as que eu tenho). Nikon: D7100, D300 , D300s. A D200 é horrível não gostei. Mas a D300 é ótima.

Cara fiz poucas corridas noturnas até agora, mas nunca usei Flash, metia ISO 3200 ou 6400 , exposição em menos -1 do fotômetro matricial da câmera e foto tirava em preto e branco. Usava a 50MM 1.8 mesmo kkkk , o último que fiz assim deu 450 de lucro. Foi bom, mas eu não faço corrida noturna, e cara usar flash a noite com tanto disparo contínuo é pedir pra dar problema no flash, acho que não compensa não hahahauahau

Vange, pode ser que outras plataformas prefiram o modo paisagem, mas na Fotop aqui em São Paulo, modo retrato é o mais vendido. 90% das minhas fotos vendidas são em modo Retrato.

Ficou muito 10 essa foto. Bom saber da sua realidade por ai. Eu percebi que cada estado e cada empresa é maior em algum estado. Por exemplo, aqui em São Paulo a Fotop domina, mas a Foco Radical tem bem mais presença em cidades do interior. Pesquisando na Fotop descobri que há várias regiões do Brasil que faltam fotógrafos pra eventos esportivos em geral.

Pessoal outra sacada legal da Fotop é que você pode fazer parceria oficial com o organizador do evento. Como a fotop fica com 25% dos lucros, você pode ficar com algo como 5 a 10% do faturamento da sua equipe de fotógrafos e também dar uns 5% pro organizador. Achei bem legal esse lance pois você pode fazer parcerias , por exemplo, pegar um clube de amigos que sempre jogam futebol, criar um evento na fotop , e colocar alguns fotógrafos pra participarem . Assim você ganha com a venda das suas fotos e as vendas das fotos dos outros fotógrafos. Fica ai uma dica ; oportunidade não falta.

Pessoal aproveitando o lance, seguem algumas fotos de uma corrida realizada em Jundiaí/Sp tem em torno de uns 15 dias, todas essas fotos foram vendidas na plataforma:

https://live.staticflickr.com/65535/52536622796_0f19d04f3f_b.jpg
image866_522704_56179 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

https://live.staticflickr.com/65535/52536911759_195f38c393_b.jpg
image1238_522704_56179 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

https://live.staticflickr.com/65535/52536622751_41dc3c7328_b.jpg
image2740_522704_56179 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

Vocês filtram as repetidas, com olho fechado e etc.
Ou sobem tudo?

Eu subo tudo, o único filtro que faço é se a foto tá fora de foco. Essas eu descarto. E o fluxo todo meu é : 4 a 8 disparos por atleta; JPG Mèdio (7D , 5D, ) ou Grande (40D). Perfil : Retrato, com +2 de contraste e +2 de Saturação e Nitidez +1 ou +2 . Balanço de Branco: 6000 ou 6500 Kelvin fixos; Fotometria Matricial com compensação em +0.3 ou +0.7 dependendo do ambiente (Sol, nublado, etc).

Edição: XnConvert. Neste software faço edição das fotos em lote, adiciono apenas 4 filtros: Intensificar Detalhes(uma espécie de máscara de nitidez), Auto Tonalidade, Autocontraste e Redimensionar Arquivo para 3200 ou 3100 Pixels.

OBS: para quem não conhece o Xnconvert é um software gratuito muito bom para fazer edição de lote de milhares de fotos sem perda de tempo.

Numerador: deixo o automático ligado , pra mim vale o tempo economizado. Em média 90% das minhas fotos saem já com identificação pronta. Meu foco é sempre voltado ao número do peito do atleta, se ele não tem , eu nem tiro a foto , pois é com ela que o atleta identifica . Geralmente os 10% restantes que o numerador não consegue identificar é porque o usuário colocou o braço em cima , ou porque a número do peito não está visível ou simplesmente podem ser pipocas na corrida, nos quais me recuso a tirar fotos pois eles não vendem e estão lá pra zoar a corrida rs

Eu subo tudinho tudinho… Ganho nada pra ficar fazendo esse filtro e só compra quem quiser … Tiro só foto fora de foco ( foco a deriva tbm subo)

Agora está razoável rsrs
4 a 8 fotos é de boa, pensei que faziam mais de 30.

Em 2019, fui numa palestra que foi transmitida ao Vivo pelo Youtube, se bobear , até acha por lá. Mas deram essa dica, deixar a câmera já configurada bonita, tira de 4 a 8 fotos, tirou , próximo atleta, próximo, próximo, o ideal é tirar o máximo possível de atletas. Tem gente que compra todas as fotos , cara, até aquelas que eles estão fazendo careta, bico, olho fechado rsrsrs

Eu não fico fazendo filtro de fotos pra tirar,fora de foco,numero coberto,careta e etc, subo tudo,
só faço esse trabalho de filtragem quando eu tenho baaaastante tempo disponivel antes da galeria ser liberada pra o publico.
aqui o numerador é pago, tenho que comprar creditos que é 15 reais pra cada 1000 creditos de identificação.

o pagamento aqui é liberado geralmente em 7 a 15 dias no max após a venda da foto.
Nunca trabalhei pela fotop pois aqui não tem saida alguma,porem eu tenho cadastro na plataforma, Focoradical é mais restrito e nunca consegui nada.

Faço media de 5 a 7 fotos por atleta

Putz pior que tem essa mesmo de fritar o flash.

Bom outra coisa que lembrei aqui que ajuda na hora de fotografar, dando um pouquinho mais de longevidade à bateria é desativar a revisão de imagem no LCD (aquela função que deixa a foto passando por uns 2 segundos após a captura - Image Review). Aliás, é interessante até desativar por completo o LCD pra não ficar mostrando o tempo todo na tela os dados da câmera (a não ser que você seja fotógrafo de Live View).