Show de fotos hein LeandroR.
Eu ainda estou comendo grama, até destravar a criatividade para compor melhor as fotos. As minhas ainda são meio padrão.
Quanto as plataformas, usei a Fotop e o Olho no Atleta. Achei a Fotop bem melhor organizada. O Olho é meio que um site amador, bugadinho. Até hoje não sei como faço pra tirar os dinheiros que tem lá.
Na cidade vizinha tem um fotógrafo que clica quase todas as provas da região. Outro dia estava falando com ele que me disse que costumava fazer 400 paus em média por corrida. Ele usa a Foco Radical, eu tenho cadastro lá mas não tenho o colete deles, muito menos os panfletos. Nem sei como está funcionando.
Aqui na cidade rola bastante corrida de rua, mas são sempre os mesmos percursos. Costuma ter provas gratuitas, será que essas vendem bem foto? Porque tem muita gente que vai nessas corridas gratuitas que nem é corredor mesmo, vai pra acompanhar o namorado/amigos, fazer caminhada e ganhar os brindes.
Outra vez estava falando com o Tito Brito, pelo que entendi ele ficou cansado de ter que pagar comissão para as plataformas e resolveu fazer a dele mesmo, chama Sport Click. Ele me contou que pagava a hospedagem na Amazon, e que até tinha um jeito dele saber se alguém tinha batido print de foto, pq cada vez que acessavam o arquivo, dizia ele que vinha uma cobrança.
Ele falou também que preferia fazer provas menores e fechar com organizador, aí quem se interessasse pegava com ele mesmo o pacote, tipo R$50,00 todas as fotos que ele tivesse (isso foi em 2018).
Disse também que conseguia melhores resultados em provas regionais menores do que em corridas grandes tipo São Silvestre, Maratona de São Paulo, etc. Segundo ele a concorrência é menor, pq você chega na SS e vão ter lá uns 200-400 fotógrafos fazendo a mesma foto, enquanto numa corrida local, vão ser menos participantes (o que fica mais fácil de pegar boa parte deles) e também só um fotógrafo vendendo.
Outra conversa com o Tiago Barros, do Olho, ele contou que vinha muito para minha cidade (Mogi das Cruzes) e para o Vale do Paraíba pq rola o circuito de corrida da loja Oscar Calçados (inclusive eu fui atleta patrocinado pela marca uma época, cheguei a pegar 1o lugar na categoria😎). Eu disse pra ele: Mas Tiago, pq vc tira foto na corrida da OSCAR se eles já tem fotógrafo contratado que fornece as fotos para os inscritos gratuitamente? Ele me respondeu: Primeiro pq o que é de graça ninguém dá valor, segundo pois se o atleta não for canela seca (pelotão de elite) só vai ter foto em grupo, e terceiro porque a foto só é em baixa resolução (tipo 800x600 pixels), quarto pq eles só publicam as fotos 5 dias depois do evento, enquanto nos sites pagos vai no mesmo dia ou no dia seguinte, que é quando as fotos vendem.
Outro amigo meu que é mais amador (na verdade ele também é corredor e perdeu o emprego e foi tirar uns trocos) usava uma T7 e a lente do kit. Ele me disse que estava tirando uns 200 contos no Fotop. Que vendia mesmo mais é na hora que publicavam as fotos, dias depois o negócio esfriava. Ele me disse que por ele já ter feito uma certa quantidade de corridas, direto acabava tendo uma rendinha passiva de fotos eventos anteriores, principalmente aos finais de semana que são dias comuns de terem provas. Então quando está tendo por exemplo a Meia de Sampa, o atleta vê os amiguinhos correndo e lembra que no ano anterior ele correu, daí vai lá pra ver se tem alguma foto dele daquela corrida.